O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio, mas eu não quero pagar pelo iCloud só para liberar espaço. Estou tentando descobrir se existe alguma forma real de adicionar mais armazenamento diretamente a um iPhone, ou se minhas únicas opções são trocar de aparelho ou usar armazenamento externo. Preciso de ajuda para descobrir a melhor solução.
Sim, eu entendo por que isso é irritante. Ver Armazenamento Quase Cheio em um iPhone enquanto você já está pagando pelo iCloud parece errado. Eu bati na mesma parede e descobri rapidinho a parte chata. O iCloud não adiciona espaço dentro do telefone.
O armazenamento do seu iPhone é um hardware fixo na placa. Se você comprou 64GB ou 128GB, vai ficar com 64GB ou 128GB. Sem slot para microSD, sem troca, sem upgrade depois. O iCloud armazena as coisas em outro lugar e sincroniza, mas não transforma um telefone de 64GB em um de 256GB.
Se você quiser espaço extra sem outra conta mensal, eu olharia primeiro para armazenamento externo. Um pen drive Lightning ou USB-C, como o SanDisk iXpand, funciona bem para mover vídeos grandes e lotes de fotos para fora do telefone. A mesma ideia vale para o leitor de cartão SD da Apple se você já tiver cartões sobrando por aí. Compra uma vez, move os arquivos, apaga do telefone, pronto.
Antes de gastar dinheiro, eu faria uma limpeza pesada no telefone. O meu ficou tão cheio que estava quase inutilizável. A câmera demorava uma eternidade. Os apps me jogavam de volta para a Tela de Início. Até digitar parecia estranho. O iOS parece precisar de espaço livre para arquivos temporários, cache e lixo normal do sistema. Quando o armazenamento fica travado perto do limite, o telefone começa a se comportar mal.
Eu segui o caminho normal de limpeza em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Desinstalar apps sem apagar dados ajudou com aplicativos que eu quase não usava, principalmente jogos antigos. Isso remove o app, mas mantém os dados dele. Também limpei os dados de sites do Safari em Ajustes > Apps > Safari > Avançado > Dados dos Sites. Anexos antigos de mensagens foram outra surpresa. O meu tinha anos de capturas de tela inúteis, vídeos e memes parados ali.
O caminho manual funciona, mas nossa, é lento. Você fica fuçando pelas pastas, tentando adivinhar o que é grande, apaga um pouco, confere de novo, repete. Depois de fazer isso mais de uma vez, parei de me incomodar e testei um app de limpeza. O que continuei usando foi o Clever Cleaner.
O que me convenceu foi o quão simples ele era. Grátis, sem anúncios por todo lado, sem paywall aparecendo depois de dois toques, sem aquela bobagem falsa de verificação concluída. Eu abri primeiro a seção Heavies e ela organizou a mídia por tamanho. Muito mais fácil do que caçar no escuro. Você vê logo de cara os clipes gigantes em 4K, gravações de tela antigas e capturas de tela inchadas, com os tamanhos dos arquivos listados.
O localizador de fotos semelhantes também ajudou. Eu tinha sequências inteiras de fotos quase duplicadas de shows e viagens, além de cinco fotos borradas para cada uma decente. Ele agrupou tudo para que eu pudesse ficar com uma e jogar o resto fora. Pelo que eu vi, ele faz a análise no próprio telefone, o que importava para mim. Eu não gosto muito da ideia de minha biblioteca de fotos ser enviada para algum lugar para análise. Depois de uma passada, limpei cerca de 15GB. A velocidade do telefone voltou ao normal depois disso.
Se você ainda precisar de algum lugar para guardar arquivos, os planos gratuitos do Google Photos ou do Dropbox valem a pena dar uma olhada. O Google Photos dá 15GB grátis. O Dropbox dá 2GB grátis. Eles ainda não vão expandir o armazenamento interno do telefone, mas dão a você outro lugar para colocar as coisas antes de apagá-las localmente.
Então, resumindo. Você não pode comprar mais armazenamento interno para o iPhone depois. Suas opções são liberar espaço, mover arquivos para fora do telefone ou usar uma unidade externa. Eu começaria com uma limpeza antes de comprar qualquer coisa. Muitos telefones cheios estão lotados de fotos duplicadas, vídeos antigos, dados de sites em cache e lixo aleatório que você já tinha até esquecido que estava lá. Limpe o suficiente disso, e a lentidão geralmente cai rápido.
Não existe um caminho real de upgrade para o armazenamento interno do iPhone. A Apple solda o chip de armazenamento à placa, então você não pode comprar mais armazenamento para o telefone depois, como em alguns laptops ou celulares Android mais antigos.
Então, suas opções são basicamente estas:
- Trocar o iPhone por um modelo com mais armazenamento.
- Tirar coisas do telefone e passar para um computador, SSD ou pen drive.
- Reduzir o que está ocupando espaço.
Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal, mas eu pularia primeiro os planos pagos de nuvem e também esses estranhos upgrades de armazenamento em assistências técnicas. Essas modificações na placa existem, mas custam caro, acabam com o valor de revenda e, se a loja fizer besteira, seu telefone já era. Para a maioria das pessoas, é uma má ideia.
Uma opção que as pessoas esquecem é o backup local em um Mac ou PC. Conecte o iPhone, importe fotos e vídeos e depois apague-os do dispositivo. Um SSD externo de 1 TB costuma ser mais barato do que um ou dois anos de armazenamento em nuvem. Se o seu problema de armazenamento vem de mídia, essa é a solução mais barata no longo prazo.
Também verifique o comportamento dos apps, não só o tamanho deles. Alguns apps mantêm downloads offline enormes. Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Google Maps. Remova o conteúdo baixado e você pode recuperar de 5 GB a 30 GB rapidamente. Já vi caches de podcasts sozinhos chegarem a 10 GB, o que é meio absurdo, para ser sincero.
Se a sua biblioteca de fotos é a bagunça, o Clever Cleaner vale a pena para organizar duplicatas e arquivos grandes mais rápido. Esta análise do Clever Cleaner para limpar o armazenamento do iPhone dá uma visão geral decente.
Versão curta: não, você não pode comprar mais armazenamento interno do iPhone depois da compra. Suas opções reais são limpeza, mover arquivos, armazenamento externo ou um telefone novo. Chato, sim. Mas esse é o sistema.
Não, não do jeito que as pessoas esperam. @mikeappsreviewer e @suenodelbosque estão certos no ponto principal: você não pode comprar mais armazenamento interno real do iPhone depois. A Apple tomou essa decisão por todo mundo, porque aparentemente escolha assusta.
Onde eu meio que discordo é sobre unidades externas serem a resposta para a maioria das pessoas. Elas servem para arquivar, mas não são realmente a mesma coisa que ter mais armazenamento utilizável no telefone no dia a dia. Você ainda precisa mover as coisas manualmente, e a maioria das pessoas se cansa disso rápido.
O que é realista:
- usar Otimizar Armazenamento do iPhone para Fotos se você já usa algum serviço de fotos na nuvem
- desativar mídia baixada dentro dos apps, não apenas excluir o app em si
- reduzir o histórico do Mensagens para 1 ano ou 30 dias se os anexos estiverem consumindo espaço
- excluir e reinstalar apps inchados como Instagram, TikTok, Spotify e Podcasts, já que o cache pode ficar ridículo
- se o problema forem as fotos, usar o Clever Cleaner para encontrar duplicatas, fotos parecidas e vídeos enormes mais rápido do que vasculhar o iOS manualmente
Além disso, se você quiser uma visão prática sobre isso, vale a pena dar uma olhada nesta discussão sobre limpeza gratuita de armazenamento do iPhone com Clever Cleaner.
Então a resposta honesta é: sem caminho de upgrade, sem cartão SD, sem configuração secreta. As opções reais são limpar, descarregar ou comprar um iPhone maior depois. É irritante, mas essa é a verdade.
Verdade dura: não existe uma opção legítima de comprar mais armazenamento do iPhone para o próprio aparelho. @suenodelbosque, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer estão certos quanto a isso. O armazenamento interno é fixo.
Uma coisa que eu acrescentaria e que eles não enfatizaram o suficiente: se os Dados do Sistema estiverem enormes, apps de limpeza e organização de fotos só ajudam até certo ponto. Às vezes, a solução mais rápida é fazer um backup criptografado completo em um computador, apagar o iPhone e depois restaurá-lo. O iOS pode acumular logs inúteis, caches e arquivos temporários restantes que não aparecem com clareza. É irritante, mas já vi pessoas recuperarem uma quantidade surpreendente de espaço assim.
Também discordo um pouco da ideia de que unidades externas são a melhor alternativa para todo mundo. Ótimas para arquivos, sim. Ótimas para uso diário, na verdade não. A maioria das pessoas para de usá-las depois da primeira semana, a menos que já tenha esse hábito.
Se as fotos forem o principal problema, Clever Cleaner é uma das melhores ferramentas para testar antes de gastar dinheiro.
Prós do Clever Cleaner:
- bom para encontrar fotos duplicadas e semelhantes
- ajuda a localizar vídeos grandes mais rapidamente
- mais fácil do que vasculhar o app Fotos manualmente
- útil se o problema for bagunça, não capacidade real
Contras do Clever Cleaner:
- não aumenta a capacidade real de armazenamento do iPhone
- ajuda menos se o espaço estiver sendo ocupado principalmente por Dados do Sistema ou caches de apps
- você ainda precisa revisar as exclusões com cuidado
- apps de limpeza em geral só são tão úteis quanto a bagunça que você já tem
Então, as opções reais são:
- redefinir/restaurar se os Dados do Sistema estiverem inflados
- limpar a bagunça de mídia com algo como Clever Cleaner
- usar armazenamento externo apenas como arquivo
- trocar o aparelho por um modelo com maior capacidade
Basicamente é isso. Sem caminho secreto de upgrade, sem complemento oculto da Apple, sem compra mágica de armazenamento fora do iCloud.