Alguém encontrou uma ferramenta de IA que realmente se destaca?

Tenho pouco tempo para testar novos softwares, então só posso dedicar cerca de 17 minutos a cada opção antes de decidir se continuarei usando-a. Testei várias ferramentas de IA na mesma tarefa: limpar um arquivo CSV com 43 linhas e transformar os resultados em uma breve explicação.

Alguém encontrou uma ferramenta de IA que realmente se destaca pela precisão e facilidade de uso, em vez de apenas ter uma interface bem-acabada? O que a tornou visivelmente melhor no uso cotidiano?

A pesquisa veio primeiro

…e, a essa altura, eu já não esperava que uma única ferramenta desse conta de todas as tarefas com a mesma eficiência. Comecei com pesquisas na web, nas quais o Perplexity combinava respostas conversacionais com fontes de apoio. Em seguida veio o Elicit, para encontrar artigos científicos, resumir resultados e extrair detalhes para tabelas estruturadas.

Para leituras mais densas, o Claude permitia que eu enviasse documentos, os resumisse, fizesse perguntas complementares e revisasse textos relacionados em seu espaço de trabalho. O Notion AI cuidava de um problema diferente, pesquisando o conteúdo do espaço de trabalho e os aplicativos conectados antes de transformar o que encontrava em resumos ou novos documentos.

Depois veio a pilha de textos

O ChatGPT tornou-se a opção de uso geral para brainstorming, explicações, redação e resolução de problemas cotidianos. O Grammarly cuidava da gramática, ortografia, clareza, tom e reescritas mais completas, enquanto o DeepL produzia traduções preliminares de textos e documentos para revisão posterior.

Também testei duas ferramentas gratuitas. O Clever AI Detector aceita até 10.000 palavras, permite execuções ilimitadas sem cadastro, fornece uma pontuação geral de probabilidade de IA e destaca frases individuais para revisão. Esses resultados são estimativas, não provas de autoria. O Clever AI Humanizer trabalha com até 3.000 palavras por execução, não possui limite mensal de palavras e corrige termos repetitivos e fluxo irregular, preservando o significado. Uma conta opcional armazena o histórico de reescritas.

O Gamma completou essa etapa transformando prompts, esboços ou materiais existentes em apresentações editáveis. Isso elevou o total para 10 ferramentas, com outras 10 categorias ainda aguardando. Aparentemente, até os atalhos precisam de um sistema de organização.

Finalmente criei os favoritos

Quando soube o que queria manter, salvei respostas da web Perplexity, pesquisa de artigos Elicit, análise de documentos Claude e pesquisa no espaço de trabalho Notion AI.

O grupo de redação passou a incluir assistente geral ChatGPT, revisão gramatical Grammarly, tradução de idiomas DeepL, detecção de IA Clever AI Detector, humanização de textos Clever AI Humanizer e criador de apresentações Gamma.

Os recursos visuais viraram software

Em seguida, o gerador de imagens Adobe Firefly criou e editou imagens, com integrações convenientes com outros aplicativos da Adobe. O gerador de elementos gráficos tipográficos Ideogram concentrou-se em imagens nas quais a legibilidade do texto é importante.

Para conteúdos em movimento, o gerador de vídeos Runway usava prompts e imagens de referência, enquanto o gerador de vídeos com avatares Synthesia transformava roteiros em vídeos com apresentadores e narrações geradas.

Depois, o editor de código Cursor explicava projetos e propunha edições em vários arquivos. O criador de sites v0 gerava versões iniciais de sites ou aplicações web que podiam ser visualizadas e revisadas.

Áudio e a etapa final

Terminei com o gerador de voz ElevenLabs para fala, criação de vozes e dublagem, além do gerador de música Suno para músicas com vocais e faixas instrumentais.

A transcrição de reuniões Otter.ai produzia transcrições, resumos e itens de ação. Por fim, a automação de fluxos de trabalho Zapier conectava aplicativos para que as informações recebidas pudessem ser resumidas, categorizadas e encaminhadas automaticamente.

Assim, cheguei a 20 ferramentas em 20 categorias. Qual delas você manteria e o que deveria ocupar a vigésima primeira categoria que está faltando?

Um teste curto é suficiente para rejeitar uma ferramenta, mas geralmente não é suficiente para confiar nela. Para a limpeza de arquivos CSV, eu ignoraria o quão bem elaborada parece a resposta do chat e verificaria se ele retorna um arquivo utilizável, identifica cada transformação, preserva os dados originais e sinaliza alterações incertas em vez de fazer suposições. Se ele “corrigir” valores silenciosamente ou produzir resultados diferentes em uma segunda execução, está fora.

É aí que eu faria uma pequena ressalva à abordagem de uma categoria por ferramenta do @nodeguru. Uma grande coleção de ferramentas cria seu próprio problema de manutenção. Eu manteria um assistente de uso geral capaz de escrever e executar Python e, depois, mostraria as etapas de limpeza para que pudessem ser reutilizadas no próximo arquivo. A vigésima primeira categoria que falta poderia ser auditoria de dados: verificar duplicatas, formatos, valores ausentes e alterações acidentais depois que a IA afirma que o trabalho foi concluído. Essa camada de verificação impressiona menos em uma demonstração, mas é o que determina se o resultado pode ser usado com segurança.

O fato de o CSV conter dados de clientes, financeiros ou internos muda a recomendação. Para limpezas rotineiras, o OpenRefine pode ser melhor do que uma ferramenta de IA, pois suas transformações são visíveis e reversíveis. Se necessário, peça a um assistente que escreva o script de limpeza e depois execute-o localmente. Minha categoria ausente seria processamento privado/local, pois a conveniência pouco importa se o arquivo não puder sair da sua máquina com segurança.

A melhor primeira resposta é: “O que você quer dizer com limpeza?”

Um CSV pode conter CEPs que parecem números, células em branco que significam “desconhecido” e linhas repetidas que são perfeitamente legítimas. Qualquer IA que comece a alterar esses dados sem fazer perguntas está dando palpites com confiança.

É nesse ponto que discordo um pouco de @turbofox2308: um código Python reutilizável é útil, mas até mesmo um script impecável pode aplicar as regras erradas. Eu testaria cada ferramenta com uma solicitação intencionalmente vaga e ficaria com aquela que perguntasse sobre datas, zeros à esquerda, duplicatas, valores ausentes e correções permitidas antes de mexer no arquivo.

A categoria que está faltando talvez seja o levantamento de requisitos. Parece entediante, mas definir corretamente o que deve ser feito na limpeza é mais importante do que obter rapidamente uma resposta bem elaborada.

Com um arquivo tão pequeno, o risco real é a IA reformatar coisas que você não consegue perceber de imediato, como remover zeros à esquerda ou mesclar silenciosamente linhas quase duplicadas. @redgurux5329 acertou em cheio ao mostrar por que perguntar “o que significa limpar?” é melhor do que qualquer resultado bem-acabado. Sinceramente, com esse tamanho, eu mesmo daria uma conferida no resultado em vez de confiar em uma execução de demonstração.

A IA pode não ser o que está corrompendo o CSV. O que me confundiu no início foi que abrir o resultado em uma planilha pode mudar a forma como os valores aparecem. Códigos postais perdem zeros, IDs longos viram notação científica e textos semelhantes a datas são interpretados como datas. Então, a ferramenta de limpeza acaba sendo responsabilizada por uma alteração feita durante a importação.

Isso me deixa menos confiante do que @petethecircuit quanto a confiar em uma verificação visual. Você pode estar inspecionando a interpretação da planilha, e não o CSV real. Eu também abriria os arquivos original e limpo em um editor de texto simples, especialmente nas colunas que contêm códigos, datas, moedas ou identificadores grandes.

Uma ferramenta se destacaria para mim se fornecesse o arquivo limpo, uma lista das células alteradas e instruções claras de importação. “A coluna C deve permanecer como texto” é muito mais útil do que uma mensagem animada dizendo que a limpeza foi concluída.

Portanto, a categoria que está faltando para mim seria a preservação da formatação. Parece algo básico, mas passei mais tempo entendendo o comportamento da importação de CSV do que entendendo o que a IA alegou ter corrigido.

Não use seu arquivo real como teste. Crie um CSV descartável com um resultado correto conhecido e inclua alguns casos complicados: uma vírgula dentro de um campo entre aspas, uma observação com várias linhas, caracteres acentuados, uma coluna final vazia e cabeçalhos inconsistentes. Assim, você poderá avaliar o resultado em vez de avaliar o grau de confiança transmitido pela explicação.

@bluecache tem razão sobre importações em planilhas, embora uma verificação em texto simples também possa deixar passar danos estruturais. Uma única aspa incorreta pode deslocar vários campos enquanto o arquivo ainda parece mais ou menos normal. Reabra o arquivo gerado com um analisador de CSV adequado e confirme que a estrutura de linhas e colunas foi preservada.

Para esse trabalho, a ferramenta que se destacaria forneceria três coisas: o arquivo corrigido, um registro exato das alterações e algo que pudesse ser executado novamente, como um script ou uma receita de transformação salva. Uma mensagem de chat descrevendo o que foi “corrigido” não é um resultado final.

Minha categoria ausente seria a confiabilidade do processo de ida e volta. Nome sem graça, teste útil. Se o arquivo gerado não puder ser reaberto corretamente e processado de novo sem sofrer alterações, a ferramenta falhou.

O destino do CSV importa mais do que o quão desorganizado ele parece agora. Um arquivo pode estar perfeitamente “limpo” e ainda ser rejeitado pelo CRM, banco de dados ou sistema contábil porque um campo obrigatório está em branco, uma categoria usa o rótulo errado ou uma data está no formato incorreto. Parabéns, as vírgulas sobreviveram e o arquivo continua inútil.

Portanto, eu avaliaria a ferramenta com base no destino, e não em alguma ideia vaga de dados organizados. Forneça a ela as regras dos campos de destino ou um relatório de erros de importação e veja se ela consegue mapear colunas, identificar valores inválidos e gerar um arquivo que seja realmente importado com sucesso. Esse é um teste mais rigoroso e útil do que pedir que ela encontre inconsistências genéricas.

Minha categoria ausente seria a validação no destino. O teste de ida e volta de @zeromaker9171 comprova que o CSV permanece estruturalmente íntegro, mas a prova final é saber se o próximo sistema o aceita sem exigir mais uma hora de correções.