Meu app Fotos no iPad tem milhares de fotos duplicadas após sincronizações e backups, e isso está consumindo armazenamento. Preciso de uma maneira segura de encontrar, revisar e excluir fotos duplicadas do iPad sem perder os originais nem bagunçar o Fotos do iCloud.
Seu iPad não vai limpar fotos duplicadas silenciosamente por conta própria. A Apple não faz exatamente esse tipo de exclusão automática na sua fototeca. Você precisa iniciar a limpeza por conta própria, mas isso não significa necessariamente ficar aí apagando a mesma foto do pôr do sol cinco vezes manualmente.
Se o seu iPad estiver com o iPadOS 16 ou mais recente, comece pelo álbum Duplicados integrado. Abra o app Fotos, vá até a barra lateral ou a área Coleções e depois role para baixo até Utilitários. Deve haver uma seção Duplicados ali.
Esse álbum agrupa fotos que a Apple considera duplicatas reais. Quando você usa Mesclar, ele mantém a versão com a melhor qualidade e os melhores metadados, depois envia as cópias extras para Apagados Recentemente. Portanto, ele não está simplesmente apagando uma aleatoriamente. Ele tenta manter a melhor cópia e se livrar das redundantes.
Se você não vê o álbum Duplicados
Isso geralmente se resume a uma de algumas coisas.
- Seu iPad talvez ainda esteja analisando a biblioteca. Isso pode levar um tempo, especialmente após uma grande importação ou atualização de software. Deixe-o bloqueado e conectado à energia por um tempo. Às vezes, leva um ou dois dias.
- Se você estiver no iPadOS 15 ou anterior, o recurso não está disponível. Você precisaria limpar as coisas manualmente ou usar outro app.
- A detecção de duplicados da Apple é bem rigorosa. Duas fotos que parecem iguais para você podem não contar como duplicadas se foram tiradas com um segundo de diferença ou tiverem pequenas diferenças.
Essa última parte é a mais irritante. A ferramenta integrada é boa para cópias exatas, mas pode ignorar todas aquelas coisas de basicamente a mesma foto, como dez selfies quase idênticas ou uma sequência de fotos de férias.
Para essas fotos semelhantes, um app de limpeza pode ser mais rápido. Clever Cleaner é uma opção, já que tem uma seção de Similares e pode agrupar fotos que são parecidas, mas não tecnicamente idênticas. Ele também sugere a melhor foto, para que você possa revisar um grupo em vez de vasculhar a biblioteca inteira uma foto de cada vez.
Se você preferir não instalar nada, use a busca dentro do app Fotos. Pesquise coisas como cachorro, praia, recibo ou qualquer outra coisa que você saiba que fotografou muito. É uma forma razoável de reunir imagens semelhantes em um só lugar para que você possa apagar os extras óbvios. As visualizações Meses e Anos também podem ajudar, especialmente se você souber que uma certa viagem ou evento criou um monte de fotos repetidas.
Uma coisa que as pessoas deixam passar: fotos apagadas ainda ocupam espaço até serem removidas de Apagados Recentemente. Duplicados mesclados, fotos apagadas por apps e exclusões manuais geralmente vão parar lá primeiro. Se você quiser recuperar o armazenamento imediatamente, entre em Apagados Recentemente e esvazie-o você mesmo.
Além disso, se o Fotos do iCloud estiver ativado, apagar uma foto do iPad também a apaga dos seus outros dispositivos Apple sincronizados. Isso é útil se você estiver limpando tudo, mas vale a pena conferir de novo antes de apagar qualquer coisa permanentemente.
Não comece esvaziando Apagados Recentemente nem executando um limpador em toda a biblioteca de uma só vez. Esse é o passo que torna os erros difíceis de desfazer. Antes de fazer qualquer grande limpeza, eu garantiria que os originais existam em algum lugar fora do ciclo iPad/iCloud, como um backup da biblioteca do Fotos no Mac, uma exportação para uma unidade externa ou um backup completo do dispositivo. O Fotos do iCloud é sincronização, não uma cópia de segurança separada, então excluir do iPad pode remover em todos os lugares.
O álbum Duplicados integrado é a primeira etapa mais segura, mas eu o trataria como conservador em vez de completo. Deixe-o mesclar as duplicatas exatas óbvias, depois espere um pouco e verifique Apagados Recentemente antes de esvaziá-lo. Se você tiver milhares, faça em lotes. É chato, mas é melhor do que mesclar 2.000 itens e só então perceber que algumas capturas de tela, versões editadas ou cópias recortadas eram realmente úteis.
Para as fotos quase iguais, apps como Clever Cleaner podem economizar tempo, mas eu não deixaria nenhum app excluir automaticamente tudo o que sugerir. Use-o para agrupar fotos semelhantes e depois revise os grupos manualmente. O verdadeiro truque é separar duplicatas exatas de fotos semelhantes. Duplicatas exatas geralmente são seguras para mesclar. Fotos semelhantes exigem julgamento, porque a pior pode ser justamente a que tem a expressão, o recorte ou a anotação que você realmente queria.
Limpar uma biblioteca que tem arquivos realmente duplicados é um trabalho diferente de limpar uma biblioteca que só parece duplicada por causa de álbuns, álbuns compartilhados, importações ou esquisitices do iCloud. Eu resolveria isso antes de apagar milhares de qualquer coisa.
As fotos em álbuns comuns não são cópias separadas. Se a mesma imagem aparece em Recentes, Favoritos, em um álbum chamado Férias e em um resultado de busca, isso ainda costuma ser uma única foto na biblioteca. Apagá-la da biblioteca a apaga de todos os lugares. Removê-la de um álbum apenas remove a referência desse álbum. Isso parece básico, mas é uma forma fácil de achar que você tem mais duplicatas do que realmente tem.
O outro caso irritante são as fotos sincronizadas/importadas. Se a bagunça veio de anos de sincronização a partir de um computador, restauração de backups, importação de um cartão SD ou mistura do Fotos do iCloud com pastas antigas de sincronização do Finder/iTunes, talvez você queira primeiro interromper a origem. Caso contrário, você limpa o iPad e o mesmo lote volta na próxima vez que algo sincronizar. É aí que eu discordo um pouco de tratar isso apenas como um problema de limpeza do app Fotos. Às vezes, o problema das duplicatas está na origem.
Minha ordem seria:
-
Primeiro verifique Ajustes > Fotos. Veja se o Fotos do iCloud está ativado e se Otimizar Armazenamento do iPad está ativado. Se o armazenamento estiver otimizado, os números podem se comportar de forma estranha porque alguns originais nem ficam totalmente armazenados no iPad.
-
Verifique se as duplicatas são realmente itens separados. Abra duas que parecem idênticas e veja as informações: data, nome do arquivo se aparecer, origem, tamanho, localização, edições. Se os metadados forem diferentes, elas podem ser fotos parecidas, não duplicatas reais.
-
Use o álbum Duplicatas da Apple para as cópias exatas mais simples. Concordo com os outros nisso. É a primeira passada com menos drama.
-
Não limpe por álbum, a menos que você entenda se está removendo de um álbum ou apagando da biblioteca inteira. Essa distinção importa muito.
-
Após cada lote, espere o iCloud alcançar a sincronização antes de fazer outro lote enorme. Se você apagar 3.000 itens enquanto a sincronização ainda estiver processando os primeiros 3.000, fica mais difícil saber o que realmente aconteceu.
Para fotos parecidas, eu confiaria menos do que as capturas de tela da App Store fazem parecer. Clever Cleaner ou qualquer app parecido pode ser útil para agrupar correspondências próximas, mas eu trataria isso como um assistente de organização, não como um juiz. Ele pode escolher a foto mais nítida como a melhor, enquanto você na verdade se importa com aquela em que os olhos de alguém estão abertos, o recibo está legível ou o recorte inclui a placa inteira. Isso é especialmente verdade com capturas de tela, documentos, memes e fotos de texto.
Uma solução alternativa mais rápida, se você tiver milhares, é limpar por origem ou data em vez de tentar revisar a biblioteca inteira em uma rolagem interminável. Por exemplo, se a restauração de um backup criou um bloco duplicado de março de 2022, pesquise ou role até esse mês e compare ali. Se WhatsApp, Mensagens, capturas de tela ou downloads forem o problema, use os tipos de mídia e os termos de busca para isolar esse grupo. Você cometerá menos erros do que se começar a apagar coisas aleatoriamente em Recentes.
E sim, Apagados Recentemente é ao mesmo tempo rede de segurança e armadilha de armazenamento. Eu não o esvaziaria imediatamente após uma limpeza gigante, mas também não me esqueceria dele por um mês e ficaria me perguntando por que o iPad ainda diz que o armazenamento está cheio. Deixe um lote ficar lá tempo suficiente para que você possa identificar erros, depois apague permanentemente quando estiver confiante.
A regra principal: corrija a origem da sincronização/importação, mescle duplicatas exatas, revise as fotos parecidas manualmente e só então esvazie Apagados Recentemente depois de verificar os resultados em quaisquer outros dispositivos vinculados à mesma biblioteca do iCloud. Isso é mais lento do que a promessa de limpar com um toque, mas é muito menos provável que transforme um problema de armazenamento em um problema de fotos desaparecidas.
Espere que a primeira limpeza seja bagunçada e um pouco decepcionante, porque o iPad pode não devolver todo o armazenamento no minuto em que você apaga as coisas. O Fotos tem sua própria indexação, o iCloud precisa sincronizar as mudanças, e Apagados Recentemente ainda mantém os arquivos até que você o esvazie. Então, se você apagar um lote grande e o Armazenamento ainda parecer errado por um tempo, isso nem sempre significa que a exclusão falhou.
Um detalhe que eu não acho que tenha sido enfatizado o suficiente: verifique se o ícone da lixeira está mesmo disponível nas fotos problemáticas. Se algumas delas vieram de sincronização antiga do computador pelo iTunes/Finder, elas podem se comportar de forma diferente das fotos normais do rolo da câmera. Nesse caso, você pode tocar sem parar no iPad e parecer que o Fotos está com problema, quando a correção real é mudar o que está sendo sincronizado do computador e sincronizar novamente. Esse é um trabalho diferente de apagar duplicatas do rolo da câmera.
Para milhares de itens, eu não tentaria limpar em Recentes. É fácil demais perder o controle. Comece em Duplicatas, mescle as óbvias e depois use filtros como Capturas de Tela, Vídeos, Importações ou meses específicos. Se a bagunça de duplicatas veio de uma restauração, as duplicatas geralmente ficam agrupadas por data. Limpar um mês ou um tipo de mídia por vez é muito mais seguro do que confiar nos seus olhos enquanto percorre a biblioteca inteira.
O Clever Cleaner ou apps semelhantes são mais úteis depois da verificação de duplicatas da Apple, não antes. Deixe o Fotos lidar primeiro com as correspondências exatas e depois use um app de limpeza para os grupos irritantes de mesma foto com pequenas diferenças. Eu ainda revisaria qual manter em cada grupo, especialmente para documentos, recibos e capturas de tela. A imagem tecnicamente melhor nem sempre é a que você realmente precisa.
Minha versão cautelosa seria: certifique-se de ter um backup fora do iCloud, interrompa qualquer fonte de sincronização antiga que continue reintroduzindo fotos, mescle duplicatas exatas em lotes e depois lide com fotos semelhantes manualmente ou com uma revisão assistida por app. Esvazie Apagados Recentemente por último, depois de verificar em outro dispositivo ou no Fotos do iCloud para ter certeza de que as coisas certas sobreviveram. É mais lento, mas evita o clássico problema de limpei meu iPad e acidentalmente limpei todos os dispositivos que eu tenho.