Meu WD My Passport para Mac funcionou bem por anos, mas agora de repente não monta no meu Mac. A unidade liga, mas não está aparecendo como costumava, e preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema do Mac, uma falha da unidade ou uma forma de recuperar meus arquivos.
Já me deparei com isso em Macs mais vezes do que eu gostaria. A unidade parece morta, o Finder não mostra nada, e isso sempre parece acontecer quando você precisa dos arquivos na hora. Na maioria das vezes, o disco em si ainda está lá. O problema geralmente está entre o macOS e o sistema de arquivos, não nos seus dados desaparecendo.
Comece primeiro pelas verificações mais básicas, porque elas resolvem muito mais do que as pessoas admitem.
Troque o cabo. Use uma porta USB diferente. Ignore o hub e conecte a unidade diretamente ao Mac. Depois, abra os ajustes do Finder e confirme que discos externos podem aparecer em Geral e na Barra Lateral. Se a luz da unidade estiver acesa ou você ouvir ela girando, eu consideraria falha de hardware como algo ainda não comprovado no momento.
A solução rápida é formatar a unidade. Isso também apaga tudo. Então, se os arquivos importam, pare aí. Não se apresse em fazer reparos antes de tirar os dados dela.
O macOS costuma ser exigente com sistemas de arquivos danificados. Mesmo uma pequena corrupção já costuma bastar para ele se recusar a montar. Tive mais sorte contornando o problema de montagem e lendo o disco diretamente com software de recuperação. Disk Drill funcionou bem para mim quando o Utilitário de Disco mostra uma unidade esmaecida, não montada ou não inicializada.
Se você for usar isso, faça primeiro o backup byte a byte. Aprendi isso da pior forma. Ficar escaneando uma unidade instável repetidamente é como transformar um dia ruim em algo pior. Um clone completo oferece uma cópia mais segura para trabalhar. Depois disso, escaneie o clone, visualize os arquivos e recupere-os em outro lugar. Quando o que importa já estiver salvo, você terá mais margem para tentar reparos sem se preocupar com cada clique.
O que eu geralmente tento antes de apagar o disco
1. Mostrar todos os dispositivos no Utilitário de Disco
Isso passa despercebido com frequência. Às vezes você está selecionando o volume danificado, quando o reparo precisa ser feito no disco principal.
1. Abra o Utilitário de Disco.
2. Clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.
3. Selecione a unidade física de nível superior, geralmente nomeada com o nome do fabricante, como WD ou Seagate.
4. Execute o Primeiros Socorros primeiro nela.
Se o problema era o mapa de partição, às vezes a unidade é montada logo em seguida.
2. Encerre um processo fsck travado
Se o disco foi desconectado sem ejetar, o macOS pode estar prendendo-o com uma verificação de arquivos em segundo plano.
1. Abra o Terminal.
2. Execute sudo pkill -f fsck
3. Digite sua senha.
Em alguns sistemas, o disco volta a aparecer na mesa após alguns segundos. Solução estranha, mas já vi funcionar.
3. Redefina o NVRAM e o SMC em Macs Intel
Eu não começaria por aqui, embora eu já tenha visto um comportamento instável do USB se resolver após uma redefinição. Se você estiver usando Apple silicon, uma reinicialização normal cuida sozinha dessas redefinições de baixo nível.
Para o NVRAM:
1. Desligue o Mac.
2. Ligue-o e mantenha pressionadas as teclas Option + Command + P + R por cerca de 20 segundos.
Para o SMC em Intel:
1. Desligue.
2. Desconecte a energia por 15 segundos.
3. Conecte novamente.
4. Aguarde 5 segundos.
5. Ligue.
Em alguns MacBooks, a combinação de teclas é Shift + Control + Option + Power por 10 segundos. A Apple mudou isso vezes suficientes para ficar irritante, então confira novamente o seu modelo, se necessário.
4. Tente montá-lo no Terminal
O Utilitário de Disco falha de formas que o Terminal pelo menos explica. Gosto desta etapa porque a mensagem de erro frequentemente aponta para o problema real.
1. Abra o Terminal.
2. Execute diskutil list
3. Encontre o identificador do seu disco, algo como disk4s1
4. Execute diskutil mount /dev/disk4s1
Se funcionar, você verá “Volume montado.” Se falhar, o macOS geralmente informa o motivo. Às vezes, a mensagem é direta o suficiente para poupar você de 20 minutos de tentativas no escuro.
Se nada disso funcionar
Nesse ponto, eu voltaria para a opção de apagar e reconstruir, mas somente depois que os arquivos forem recuperados.
Abra o Utilitário de Disco, selecione a unidade, clique em Apagar e escolha o formato com base em onde você vai usá-la:
APFS para uso somente em Mac.
exFAT se você precisar que a unidade seja usada entre Mac e Windows.
Isso normalmente elimina a corrupção lógica e torna o disco utilizável novamente. A parte principal é a ordem. Recupere primeiro. Repare depois. Eu nem sempre fiz nessa ordem e, sim, me arrependi.
Se a unidade ligar, mas não aparecer no Finder, eu verificaria as Informações do Sistema antes de qualquer outra coisa. Isso informa se o macOS está vendo o hardware no nível USB.
Abra o menu Apple, Sobre Este Mac, Relatório do Sistema e depois USB. Se o seu WD My Passport aparecer ali, seu Mac está vendo o gabinete. Se não aparecer, eu tendo a suspeitar de cabo, porta, placa do gabinete ou consumo de energia.
Eu discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não partiria para ajustes no fsck tão cedo, a menos que o disco esteja claramente visível no Utilitário de Disco ou no Terminal. Primeiro descubra em que ponto a detecção para.
Algumas verificações que as pessoas costumam pular:
- Teste em outro Mac ou em um PC com Windows. É uma forma rápida de separar problema no Mac de problema na unidade.
- Se a unidade estiver criptografada por software da WD, desinstalar utilitários antigos da WD ou conceder permissões nas versões mais novas do macOS às vezes corrige a falha de montagem.
- No Terminal, execute diskutil list external. Se o disco físico aparecer sem nome de volume, o mapa de partição está danificado.
- Verifique os logs do Console logo após conectá-la. Procure por erros de I/O, diskarbitrationd ou USBMSC. Erros repetidos de I/O normalmente significam hardware com falha.
Se os arquivos forem importantes, não apague. Use o Disk Drill para ver se a unidade ainda está legível o bastante para recuperação. Se o status SMART estiver acusando falha, pare de mexer nela e copie os dados primeiro. Repetidas tentativas de montagem em uma unidade morrendo são a forma como as pessoas perdem os últimos setores legíveis.
Para leitura adicional, aqui está um bom tópico sobre como corrigir um disco rígido externo que não monta em um Mac, com etapas e casos mais claros:
como corrigir um disco rígido externo que não aparece no Mac
Se o disco aparece em USB, mas em nenhum lugar no Utilitário de Disco, eu suspeitaria mais do gabinete do que dos pratos. As unidades WD Passport falham nisso com mais frequência do que as pessoas imaginam.
Se ele liga, mas não monta, eu verificaria uma coisa que os outros só mencionaram de leve: se o volume está oculto ou o ponto de montagem está quebrado, não apenas se o disco está danificado.
No Terminal, execute:
diskutil list
ls /Volumes
Se a partição WD aparecer em diskutil list, mas o Finder ainda se comportar de forma estranha, tente:
sudo mkdir -p /Volumes/TestMount
sudo mount -t hfs /dev/diskXsY /Volumes/TestMount
Substitua diskXsY pela partição real. Se isso falhar com um erro de entrada/saída, isso aponta para hardware. Se montar, o problema pode ser o Finder, não a unidade.
Também meio que discordo de ir fundo demais em redefinições logo no começo. NVRAM/SMC às vezes podem ajudar, claro, mas com esses WD Passports eu já vi a ponte USB-SATA dentro do gabinete ficar instável muito antes de o disco de fato morrer por completo. É por isso que a suspeita do gabinete levantada por @vrijheidsvogel faz sentido.
Outro ângulo: se este for um WD My Passport for Mac mais antigo, verifique se ele foi formatado em HFS+ e se agora sua versão do macOS está travando por causa de um journal corrompido. No Utilitário de Disco, se você vê o disco, mas o volume está acinzentado, não fique insistindo em clicar em “Montar” 20 vezes. Isso pode piorar uma unidade já fraca.
Se os arquivos importam, eu faria a recuperação antes de qualquer tentativa de apagar. O Disk Drill serve bem para isso, especialmente se a unidade estiver visível e você só precisar puxar os dados antes de tentar correções. Além disso, este passo a passo de recuperação de dados com Disk Drill para unidades externas no Mac é bem fácil de acompanhar.
Mais um teste prático que quase ninguém mencionou: inicie o Mac no Modo de Segurança e conecte a unidade por lá. Se ela montar no Modo de Segurança, alguma extensão em segundo plano, utilitário antigo da WD ou item de início de sessão está interferindo. Parece besteira, mas já vi coisas mais estranhas acontecerem no macOS, pra ser sincero.