Alguém pode me ajudar a encontrar fotos semelhantes no iPhone?

Estou tentando limpar o armazenamento do meu iPhone e sei que tenho muitas fotos duplicadas ou muito parecidas, mas não consigo descobrir a melhor maneira de encontrá-las. Recentemente tirei um monte de fotos em um evento, e agora meu app Fotos está cheio de imagens quase idênticas. Preciso de ajuda para encontrar fotos semelhantes no iPhone para que eu possa excluir as extras sem perder as que quero manter.

A limpeza integrada do Fotos da Apple só é útil pela metade.

Ela encontra duplicatas exatas. Mesmo arquivo, mesma imagem, pronto. Ela não agrupa correspondências aproximadas. Então, se você tirou 12 fotos do mesmo cachorro virando a cabeça dois graus a cada vez, o iPhone vê 12 fotos separadas. Cópias editadas também. Versão recortada, versão mais clara, mesma foto com filtro, tudo tratado como arquivos sem relação entre si.

Se tudo o que você precisa é limpar duplicatas, aqui vai o caminho curto:

1. Abra o Fotos.
  2. Role até Utilitários.
  3. Toque em Duplicatas.
  4. Veja os grupos e toque em Mesclar.

Para fotos semelhantes, acabei precisando de outro app.

Testei alguns e fiquei com Clever Cleaner. Normalmente eu desisto rápido desses apps de limpeza porque muitos forçam assinaturas ou escondem o que é útil atrás de paywalls. Este pareceu menos irritante. O que mais me chamou atenção foi como ele agrupava fotos próximas o suficiente para serem o mesmo momento, em vez de só combinar arquivos idênticos. A escolha de Melhor Foto dele também foi decente. Não é perfeito, mas ainda melhor do que organizar 3.000 fotos à mão às 23:40.

Foi assim que eu usei:

1. Instale o Clever Cleaner e dê acesso à sua biblioteca do Fotos.
  2. Abra a aba Similares.
  3. Espere a varredura terminar.
  4. Confira os resultados agrupados ou use a Limpeza Inteligente se quiser que ele faça a primeira passada.
  5. Se o app escolheu a foto errada para manter, troque você mesmo.
  6. Apague o resto.
  7. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar o armazenamento na hora.

Algumas ferramentas extras nele também valeram a pena:

1. Duplicatas, para limpar cópias exatas.
  2. Pesados, que mostra seus maiores vídeos rapidamente.
  3. Compressão de Vídeo, se você quiser arquivos menores em vez de apagar clipes.
  4. Lives, que transforma Live Photos em fotos estáticas comuns e libera espaço.
  5. Capturas de Tela, para limpar lixo antigo em lotes.
  6. Modo Deslizar, em que você mantém ou apaga manualmente deslizando. Meio bobo, meio útil, funcionou bem quando eu não confiava na varredura.

Uma parte de que gostei mais do que esperava é que ele processa a biblioteca no próprio iPhone em vez de enviar suas fotos para outro lugar. Me senti melhor em dar acesso por causa disso.

Se você não quiser outro app no seu celular, o Fotos ainda oferece algumas soluções manuais:

1. Use a Busca para pessoas, animais de estimação, locais, objetos ou eventos.
  2. Organize por data, já que fotos quase idênticas normalmente ficam com poucos segundos de diferença.
  3. Verifique os álbuns Burst e mantenha o quadro que você quiser.
  4. Veja Pessoas e Pets, Viagens ou Tipos de Mídia. Esses álbuns às vezes reúnem coisas relacionadas em um só lugar.

Nenhuma dessas opções integradas encontra fotos semelhantes sozinha. Elas ajudam quando você está limpando uma seção pequena. Mas, se a sua biblioteca for enorme, fazer isso manualmente cansa rápido. Achei um app dedicado muito mais rápido e, sinceramente, menos irritante.

O Fotos do iPhone é fraco para isso. Ele encontra duplicatas exatas. Faz um trabalho ruim com correspondências aproximadas do mesmo momento.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas estou menos convencido de fazer a limpeza dentro do Fotos para grandes lotes de eventos. Ele fica lento rapidamente, e você ainda acaba examinando 20 fotos da mesma pose. Se o seu objetivo é armazenamento, os maiores vilões geralmente são fotos em sequência, Live Photos e clipes de vídeo, não apenas fotos estáticas duplicadas.

O que funcionou melhor para mim:

1. Abra o Fotos e verifique Álbuns, depois Tipos de Mídia.
  2. Comece com Live Photos, Sequências e Vídeos.
  3. Em Sequências, escolha primeiro as melhores fotos. A Apple esconde muita bagunça ali.
  4. Classifique as fotos do evento por data e revise a janela de 30 minutos em que você disparou sem parar.
  5. Se você quiser detecção de fotos semelhantes, use Clever Cleaner. Ele agrupa fotos parecidas melhor do que as ferramentas padrão da Apple.
  6. Depois de excluir, reinicie o Fotos e esvazie Apagados Recentemente, ou o número de armazenamento não mudará imediatamente.

Uma dica que as pessoas ignoram. Desative “Manter Originais” nos fluxos de trabalho da câmera se você importar cópias editadas de outros apps. Essas pilhas ocupam espaço rapidamente.

Se você quiser mais opiniões de usuários, este tópico é útil para encontrar fotos semelhantes no iPhone e ideias de apps de limpeza:
melhor discussão no Reddit sobre encontrar fotos semelhantes no iPhone

Versão curta. Para duplicatas exatas, use o Fotos. Para fotos semelhantes, o Clever Cleaner é mais rápido. Para os maiores ganhos de espaço, ataque primeiro os vídeos e as Live Photos. É chato, mas funciona.

Na verdade, eu dividiria isso em duas tarefas, porque as pessoas misturam as duas o tempo todo:

1. encontrar duplicatas reais
  2. encontrar fotos do tipo por que eu tirei 17 da mesma cara

@mikeappsreviewer e @andarilhonoturno já cobriram o caminho óbvio dos apps, e sim, o Clever Cleaner provavelmente é o mais fácil se você quiser agrupamento de fotos realmente parecidas no iPhone. A Apple ainda não é muito boa nessa parte. Mas eu meio que discordo da ideia de que você deve começar pelas parecidas primeiro se o objetivo principal for armazenamento.

Se você quer economizar espaço mais rápido, vá atrás destas coisas antes de qualquer outra:

• gravações de tela
  • vídeos longos em 4K
  • Live Photos com as quais você não se importa
  • sobras do modo sequência
  • exportações editadas do Instagram, Lightroom, VSCO etc.

Muitas situações de meu app Fotos está cheio na verdade são problemas de vídeo se passando por problemas de foto rs.

Uma coisa que ajuda dentro do Fotos, sem repetir exatamente os mesmos passos já postados, é usar o botão Filtros enquanto visualiza sua biblioteca. Filtre por Favoritos, Editadas, Fotos ou Vídeos e reduza a bagunça. Depois diminua o zoom para a visualização mensal e ataque um evento ou dia de cada vez. Parece bem menos brutal do que ficar rolando a câmera inteira até seu dedo desistir.

Para fotos de eventos especificamente, meu método preguiçoso é:

• mantenha 1 ou 2 por pose
  • apague qualquer coisa borrada imediatamente
  • se duas forem basicamente idênticas, fique com a que tiver olhos ou foco melhores
  • se você talvez use depois, provavelmente não vai

Se você quiser um passo a passo mais organizado, este guia grátis para limpar fotos parecidas no iPhone é bem fácil de seguir.

Então é isso, versão curta: o Apple Photos é bom para duplicatas exatas, o Clever Cleaner é melhor para fotos parecidas, mas os maiores ganhos de armazenamento geralmente estão escondidos em vídeos e Live Photos. Meio irritante, mas normalmente essa é a verdade.