Apaguei acidentalmente um grande lote de fotos de família do meu cartão SD e estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos antes de piorar a situação. Se você comparou diferentes ferramentas de recuperação de fotos para imagens apagadas, cartões de memória corrompidos ou arquivos de imagem perdidos, eu realmente agradeceria conselhos sobre o que realmente funciona.
Já estive nessa situação mais de uma vez. Apaguei clipes por engano, tirei arquivos de um cartão SD instável e até eu mesmo descartei um lote depois de editar tarde demais e clicar rápido demais. Depois de fazer recuperação algumas vezes, parei de me preocupar com qual app tinha o modo de varredura mais sofisticado. Os primeiros minutos importam mais.
Se você perdeu fotos ou vídeo, pare de gravar qualquer coisa no cartão ou na unidade. Não faça mais filmagens. Não cole arquivos nele. Não o reformate de novo na esperança de que ele se conserte sozinho. Na maioria dos casos, os dados ainda estão lá até que coisas novas sejam gravadas por cima. Continue usando o cartão e suas chances caem rápido.
Quando o cartão estiver fora de uso, estas são as ferramentas que eu analisaria.
1. Disk Drill
Disk Drill é o que eu indico primeiro quando alguém quer algo usável sem uma longa curva de aprendizado. Já usei em cartões SD, pendrives, drives externos e SSDs, e pareceu menos irritante do que a maioria dos aplicativos de recuperação que já testei.
A parte à qual eu sempre voltava era a recuperação voltada para câmeras em arquivos de vídeo fragmentados. Se você já lidou com imagens de drones, câmeras de ação ou câmeras mirrorless, já viu isso antes. Uma varredura encontra o vídeo, você o recupera, e então o arquivo não reproduz direito. O Disk Drill se saiu melhor para mim nesses clipes fragmentados do que as ferramentas mais simples. Ele também reconheceu muitos tipos de fotos RAW sem muita complicação.
Do que eu gostei
- Interface simples, fácil de navegar
- Lida bem com formatos comuns de foto e vídeo
- Útil para recuperar vídeos fragmentados de câmera
- Permite visualizar os arquivos antes de recuperá-los
- Funciona no Windows e no Mac
O que me incomodou
- Você precisa da versão paga para recuperação completa
- Varreduras longas em cartões grandes parecem intermináveis, vá fazer um café
2. R-Studio
O R-Studio pareceu ser a ferramenta que eu abria quando as opções mais fáceis começavam a falhar. Eu não a entregaria a alguém que quer um layout limpo e amigável, sem nenhuma dificuldade. Ele pende para o lado técnico. Ainda assim, quando o cartão está danificado, a partição está estranha ou o sistema de arquivos parece comprometido, este já recuperou coisas para mim que outros programas não encontraram.
Usei uma vez em um cartão SD muito corrompido depois que uma câmera travou durante a gravação. A maioria das ferramentas me deu apenas restos. O R-Studio encontrou muito mais, embora eu tenha precisado ir devagar e prestar atenção no que estava clicando. Não é difícil no sentido de ser impossível. É difícil do jeito que softwares profissionais antigos costumam ser: muitas opções, muitos lugares para sair do caminho certo.
Pontos positivos
- Resultados de recuperação fortes em casos difíceis
- Lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que muitos aplicativos básicos
- Muitos controles de varredura e recuperação
- Funciona com uma ampla variedade de configurações de armazenamento
Pontos negativos
- Leva tempo para aprender
- A interface parece carregada e técnica
- O preço é mais alto do que o de muitas outras ferramentas
3. PhotoRec
PhotoRec é aquele que as pessoas continuam ignorando até perceberem que é gratuito e estranhamente bom. Já usei quando não queria que limites de licença atrapalhassem, e ele recuperou dados de cartões que eu achava que já tinham ido pro saco.
Ele funciona procurando assinaturas de arquivos diretamente, em vez de confiar no sistema de arquivos. Isso importa quando o cartão foi formatado, danificado ou transformado em um pequeno desastre por algum erro aleatório. O porém é irritante, e quero dizer realmente irritante. Os arquivos recuperados geralmente voltam com nomes embaralhados e sem uma estrutura de pastas adequada, então organizar toda a bagunça leva tempo. Muito tempo, pra ser sincero.
Por que as pessoas continuam usando
- Gratuito, sem limite de recuperação
- Compatível com uma enorme lista de tipos de arquivo
- Funciona bem em mídias formatadas ou danificadas
- Disponível para Windows, macOS e Linux
Por que as pessoas desistem no meio do caminho
- A configuração por linha de comando afasta algumas pessoas rapidamente
- Os nomes originais dos arquivos geralmente se perdem
- A estrutura de pastas não volta
- Organizar a saída é chato pra caramba
Uma coisa que aprendi da pior forma: software de recuperação é só metade da história. Se você conseguir seus arquivos de volta, corrija o problema no fluxo de trabalho que causou a bagunça em primeiro lugar.
Para trabalhos de foto ou vídeo com os quais você se importa, mantenha backups de forma rotineira. Se os arquivos ficam em cartões SD da câmera, não coloque uma sessão inteira em um único cartão se tiver escolha. Comecei a revezar os cartões depois de perder parte de um trabalho anos atrás, e isso reduziu bastante o risco. Assim, a falha de um cartão significa dano parcial, não perda total.
Se você agir rápido e mantiver o cartão intocado, ainda tem uma chance razoável de recuperar alguma coisa, às vezes a maior parte. Se continuar gravando nele porque acha que mais um clipe não vai fazer diferença, é aí que as coisas dão errado.
Se você quiser a resposta curta, eu começaria com o Disk Drill.
Mas eu não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. Eu não começaria pelo PhotoRec, a menos que você esteja disposto a organizar uma bagunça enorme de arquivos renomeados. Para fotos de família, nomes de arquivos e pré-visualizações importam muito. É aí que o Disk Drill geralmente leva vantagem. Você escaneia o cartão SD, visualiza o que pode ser recuperado e depois salva os arquivos recuperados em outra unidade. Fica mais fácil evitar erros.
Meu ranking para fotos excluídas de um cartão SD:
-
Disk Drill
Melhor combinação de velocidade, pré-visualização e facilidade de uso.
Bom para JPG, PNG, RAW, HEIC e vídeo também.
Melhor escolha se você quer resultados sem brigar com o software. -
Recuva
Vale a pena tentar se a exclusão foi recente e o cartão está saudável.
Barato, simples, menos útil em cartões danificados. -
PhotoRec
Taxa de recuperação forte.
Organização de arquivos terrível.
Eu só uso quando outras ferramentas não encontram tudo.
Mais uma coisa. Se estas forem fotos de família, eu leria um guia focado em software de recuperação de fotos para fotógrafos e usuários de câmera antes de ficar clicando demais:
melhor software de recuperação de fotos de cartão SD para fotógrafos
Meu voto é Disk Drill em primeiro, Recuva em segundo e PhotoRec como último recurso. Se o cartão estiver falhando ou não montando direito, pare de mexer nele porque cada nova tentativa pode piorar a recuperação.
Na verdade, eu dividiria isso em dois casos, porque as pessoas colocam tudo no mesmo saco e é assim que perdem tempo.
Se o cartão SD está saudável e você apenas apagou as fotos, o Recuva ainda vale uma tentativa rápida primeiro. É básico, mas em casos simples de exclusão acidental pode funcionar surpreendentemente bem. Nada sofisticado, apenas prático.
Se o cartão está agindo de forma estranha, os arquivos parecem corrompidos, ou a câmera/leitor de cartão está falhando, então sim, nessa parte eu concordo mais com @chasseurdetoiles do que com @mikeappsreviewer: o Disk Drill provavelmente é a recomendação mais segura para a maioria das pessoas comuns. Melhores visualizações, menos adivinhação e muito menos daquela bobagem de por que ele recuperou 4.000 arquivos com nomes sem sentido. Para fotos de família, isso importa muito.
Onde eu discordo um pouco de ambos é sobre o EaseUS Data Recovery Wizard. Ele acaba sendo ignorado nessas discussões, mas já tive resultados decentes com bibliotecas de fotos em cartões SD e drives externos. Nem sempre melhor que o Disk Drill, mas também está longe de ser lixo. Normalmente eu classificaria assim:
- Disk Drill
- EaseUS Data Recovery Wizard
- Recuva
- PhotoRec se você estiver desesperado e tiver paciência
O PhotoRec é poderoso, claro, mas para fotos de família ele pode transformar a recuperação em um simulador de punição na hora de organizar tudo. Ótimo mecanismo, saída irritante.
Além disso, se você quiser uma visão mais ampla em vez de apenas opiniões aleatórias de fórum, esta página é útil: melhor software de recuperação de dados recomendado pela comunidade de recuperação de dados do Reddit
Versão curta:
- Fotos apagadas, cartão saudável: experimente Recuva ou Disk Drill
- Cartão corrompido / perda mista de foto e vídeo: comece com Disk Drill
- Nada mais funciona: PhotoRec, mas prepare-se para bagunça
E falando sério, recupere para uma unidade diferente, não de volta no cartão SD. Essa é a parte que as pessoas de algum jeito ainda conseguem errar lol.
Eu ajustaria um pouco as classificações de @chasseurdetoiles, @shizuka e @mikeappsreviewer.
Para uma exclusão acidental simples em um cartão SD saudável, meu primeiro passo muitas vezes não é o aplicativo com mais recursos. Às vezes, ferramentas mais leves recuperam de forma mais limpa e rápida porque o sistema de arquivos ainda está intacto. Mas, se você quiser a recomendação mais segura e versátil, com boas visualizações, o Disk Drill ainda é o mais fácil de indicar para alguém experimentar primeiro.
Prós do Disk Drill
- Muito fácil de usar
- Bom suporte de visualização para fotos e vídeos
- Lida com formatos RAW melhor do que muitas ferramentas para iniciantes
- Boa escolha se você não tem certeza se é uma simples exclusão ou uma leve corrupção do cartão
Contras do Disk Drill
- É pago se você realmente quiser recuperar muita coisa
- As varreduras profundas podem demorar um pouco
- Não é o meu favorito se você já sabe que o cartão tem problemas físicos sérios e pretende primeiro criar uma imagem com ferramentas especializadas
Minha opinião:
- Melhor no geral: Disk Drill
- Melhor se você gosta de mais controle: R-Studio
- Melhor alternativa gratuita: PhotoRec
- Melhor para trabalhos muito simples de recuperação de arquivos excluídos: Recuva
Uma pequena discordância em relação aos outros: as pessoas superestimam o software de recuperação e subestimam a condição do cartão. Se o cartão SD desconecta, pede para ser formatado ou lê de forma extremamente lenta, pare de testar aplicativos aleatórios. É nesse momento que a recuperação piora por causa de leituras repetidas.
Então sim, o Disk Drill é uma recomendação sólida, só não faz milagres. Um bom software ajuda, mas não tanto quanto deixar o cartão intacto e recuperar para outra unidade.