Eu apaguei acidentalmente fotos de família de um pen drive e agora estou tentando encontrar uma ferramenta confiável de recuperação de pen drive que possa me ajudar a recuperá-las. Essas fotos são muito importantes para mim, então preciso de conselhos sobre o melhor software de recuperação de fotos ou opção de recuperação de dados de USB que realmente funcione.
Encontrei esse problema vezes suficientes para parar de fingir que ele é raro. Você conecta um pendrive, o Windows o reconhece, e então mostra uma pasta vazia ou a adorável mensagem “você precisa formatar o disco”. Nesse ponto, eu geralmente paro de mexer em qualquer coisa, porque arquivos excluídos de um pendrive não vão para a Lixeira. Eles somem da vista, e um movimento errado piora tudo rapidamente.
O que eu faço antes de tentar um software de recuperação
Alguns passos chatos importam mais do que o aplicativo que você escolher.
-
Abra primeiro o Gerenciamento de Disco. Se o Windows ainda listar a unidade USB, mesmo como RAW ou não alocada, a recuperação por software ainda tem chance. Se a unidade também não aparecer ali, começo a pensar em falha de hardware, controlador morto, conector com defeito, coisas que o software não vai corrigir.
-
Remova a unidade e pare de usá-la. Gravar qualquer coisa nova nela pode sobrescrever os arquivos que você quer recuperar. Aprendi isso do jeito mais difícil uma vez e, sim, esses arquivos continuaram perdidos.
-
Não salve os arquivos recuperados no mesmo pendrive USB. Coloque-os no seu PC ou em outra unidade externa. Recuperar no mesmo dispositivo é como as pessoas perdem na segunda rodada.
Depois disso, aí sim eu escolho uma ferramenta.
O ponto de partida fácil
Para a maioria das pessoas, Disk Drill é o que eu tentaria primeiro. Ele cobre a bagunça em que os pen drives geralmente se metem, arquivos excluídos, formatações acidentais, sistemas de arquivos RAW, partições corrompidas e outros erros lógicos.
O que mais me chamou a atenção foi a abordagem de varredura. Ele não se prende a um único método e torce pela sorte. Executa várias técnicas de recuperação na mesma passada e verifica de uma vez uma longa lista de tipos de arquivo. Em uma unidade USB danificada, isso ajuda mais do que as pessoas imaginam.
Por que a opção de backup importa
Se o pen drive continua desconectando, trava no meio da leitura ou se comporta de forma instável, eu não ficaria insistindo com verificações repetidas. Disk Drill tem um recurso de backup byte a byte, e essa parte é importante. Você cria uma imagem da unidade USB primeiro e depois verifica a cópia em vez de forçar o dispositivo original repetidamente.
Também gosto da ferramenta de visualização prévia. Ela permite verificar se os arquivos parecem recuperáveis antes de gastar mais tempo com o processo completo. Evita alguma espera desnecessária.
Se você quer uma opção gratuita
O PhotoRec ainda merece ser mencionado. É gratuito e já salvou muita gente quando o sistema de arquivos foi danificado além do reparo normal. Em vez de depender do sistema de arquivos da unidade, ele examina os dados brutos em busca de assinaturas de arquivos conhecidas. Então, mesmo que as informações da partição estejam corrompidas ou ausentes, ele ainda recupera arquivos em muitos casos.
Tem um porém, e não é pequeno. A interface é baseada em texto. Algumas pessoas o abrem uma vez e desistem na hora. Além disso, os arquivos recuperados geralmente voltam sem os nomes antigos e sem a estrutura de pastas. Você acaba com nomes de arquivos genéricos e uma pilha de organização manual. Se o seu pendrive tinha anos de fotos de família ou documentos de trabalho, essa arrumação fica cansativa rapidinho. rapidinho mesmo.
Por onde eu começaria
Eu começaria com o Disk Drill. Se ele encontrar seus arquivos e mantiver os nomes e pastas originais, você economiza muito trabalho de organização e adivinhação depois.
Se o USB ainda aparece no Explorador de Arquivos ou no Gerenciamento de Disco, eu tentaria o Disk Drill primeiro. Ele tende a se sair melhor com formatos de foto como JPG, PNG, HEIC e até alguns arquivos RAW de câmera. Para fotos de família, a visualização importa muito, porque você quer ver se as imagens estão intactas antes de gastar tempo organizando os resultados.
Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O PhotoRec é ótimo, mas eu não começaria por ele, a menos que o sistema de arquivos esteja muito danificado. Ele recupera muita coisa, mas a perda de nomes de arquivos e pastas é um incômodo. Para álbuns de família, essa organização fica complicada rapidamente.
Um caminho simples:
- Pare de usar o pendrive agora.
- Conecte-o a uma porta USB estável, não a um hub.
- Execute uma varredura com o Disk Drill.
- Recupere os arquivos para o seu PC, não de volta para o USB.
- Verifique as visualizações antes de restaurar tudo.
Se você quiser uma visão rápida de como o Disk Drill funciona para arquivos excluídos e recuperação de USB, este vídeo é útil:
assista a este passo a passo de recuperação de fotos de USB com Disk Drill
Resumindo, o Disk Drill é a escolha inicial mais fácil. O Recuva é aceitável para exclusões simples, mas deixa passar mais coisas quando um pendrive começa a se comportar de forma estranha. Se a unidade desconecta muito ou apresenta erros, pare e faça uma imagem dela primeiro, ou você corre o risco de piorar a situação.
Eu seguiria um caminho um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @sognonotturno na ordem das ferramentas.
Se o USB ainda estiver sendo detectado e isso foi uma exclusão direta, o Recuva pode realmente valer uma primeira tentativa super rápida porque é leve e às vezes recupera JPGs apagados recentemente sem muita complicação. Mas se ele encontrar nomes corrompidos, prévias quebradas ou quase nada, não continue mexendo na unidade por horas. Aí eu passaria para o Disk Drill, porque ele tende a lidar melhor com recuperação de pendrive quando as coisas ficam nem que seja um pouco bagunçadas. Geralmente é a melhor escolha para recuperação de fotos em USB, especialmente se você quiser prévias antes de restaurar.
Tem uma coisa importante que quase ninguém fala o suficiente: se forem fotos de família, a estrutura dos arquivos importa quase tanto quanto a recuperação em si. Recuperar 2.000 arquivos chamados FILE0001.jpg até FILE2000.jpg é… nada divertido rs.
Além disso, se o pendrive estiver aparecendo como RAW, desaparecendo ou pedindo para ser formatado, pare de tentar consertos aleatórios do YouTube. É assim que as pessoas transformam fotos recuperáveis em perda permanente. Se você quiser mais contexto sobre problemas de USB RAW e o que outras pessoas encontraram, este tópico é bem útil: conselhos práticos sobre recuperação de dados de USB RAW
Minha ordem seria:
- Recuva para uma verificação rápida apenas de exclusão
- Disk Drill para uma recuperação mais profunda de fotos em pendrive
- PhotoRec só se o sistema de arquivos estiver destruído e você já tiver aceitado uma bagunça de arquivos
Então, sim, para o melhor equilíbrio entre facilidade + resultados, Disk Drill provavelmente é o que eu mais recomendaria.