Meu app Fotos do iPhone está lotado de duplicatas, capturas de tela, fotos borradas e downloads antigos, e meu armazenamento do iCloud está quase cheio. Tentei apagar manualmente e usar álbuns/pesquisa, mas ainda parece lento e bagunçado. Qual é a melhor maneira de limpar as fotos do iPhone sem perder nada importante?
Se a sua biblioteca de fotos já estiver enorme, eu não tentaria limpar tudo manualmente de cima a baixo. Foi assim que perdi a maior parte de um sábado depois de deixar a minha passar de 10.000 fotos e vídeos. O que funcionou melhor foi dividir a limpeza em algumas etapas diferentes, porque capturas de tela, duplicatas, vídeos e fotos aleatórias ruins são todos mais fáceis de resolver de maneiras diferentes.
Comece pelo mais fácil no app Fotos integrado. Passe pelos álbuns em vez de ficar rolando a biblioteca principal sem parar. As capturas de tela geralmente são o ganho mais rápido, especialmente se você puder usar Selecionar Tudo e depois desmarcar qualquer coisa de que ainda precise. O gesto de deslizar para selecionar também ajuda bastante quando você está limpando grupos de fotos em vez de tocar nelas uma de cada vez.
Depois disso, eu deixaria um app cuidar do trabalho chato de comparação. Eu usei Clever Cleaner para essa parte porque ele agrupava as coisas em categorias como fotos semelhantes, duplicatas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes. Isso foi o que realmente economizou tempo. Em vez de tomar uma decisão separada para cada imagem, eu podia olhar um conjunto de fotos quase idênticas e ficar com a melhor.
Os maiores ganhos de armazenamento para mim vieram de vídeos antigos, fotos repetidas, capturas de tela esquecidas e Live Photos de que eu não precisava realmente como Live Photos. Converter algumas delas em imagens estáticas também fez sentido em alguns casos.
Uma coisa que as pessoas esquecem: apagar fotos não é o mesmo que liberar espaço imediatamente. Verifique o álbum Apagados Recentemente depois, tenha certeza de que nada importante foi parar lá e então esvazie-o. Caso contrário, as fotos podem ficar lá por um tempo e seu armazenamento pode não diminuir da forma que você espera.
Além disso, se você está fazendo isso porque o iCloud está cheio, tenha cuidado com o que apaga. O Fotos do iCloud é uma biblioteca sincronizada única, então remover algo do seu iPhone também remove isso do iCloud e de outros dispositivos Apple que usam a mesma Conta Apple. Tudo bem se você estiver intencionalmente fazendo uma limpeza geral, mas isso não é algo que você vai querer perceber depois de apagar milhares de fotos.
O que eu faria agora é simples: use o Fotos para o lixo óbvio, use Clever Cleaner para duplicatas e fotos semelhantes, depois esvazie Apagados Recentemente. Depois disso, passe alguns minutos por semana limpando novas capturas de tela e fotos ruins para que isso não se transforme em outro projeto de um dia inteiro.
Não deixe nenhum app de limpeza excluir em massa sem verificar primeiro as seleções. Ferramentas como o Clever Cleaner podem acelerar a parte chata de fotos duplicadas ou semelhantes, mas eu as trataria como um assistente de organização, não como um botão de apagar. O ganho seguro mais rápido ainda são capturas de tela e vídeos enormes primeiro, porque os erros aí costumam ser mais fáceis de perceber.
Verifique se o Fotos do iCloud está configurado para Otimizar Armazenamento do iPhone antes de julgar o que realmente libera espaço. Muita gente confunde dois problemas: o armazenamento do iPhone estar cheio e o armazenamento do iCloud estar cheio. Apagar fotos ajuda nos dois casos apenas se os originais estiverem realmente no Fotos do iCloud e você esvaziar Apagados Recentemente. Se o seu telefone estiver mostrando apenas miniaturas otimizadas, a limpeza pode parecer que não fez nada localmente por um tempo.
Concordo com @waldgeist em não confiar em nenhum app com um botão de exclusão cega, mas eu seria ainda mais cauteloso: faça um backup primeiro se as fotos forem importantes. Exporte o ano com que você mais se importa para um computador ou drive externo e depois limpe. Isso tira o pânico de apagar 800 fotos “parecidas” quando você perceber depois que uma tinha a expressão melhor ou o recibo legível.
Para a limpeza em si, não acho que o app Fotos seja terrível, ele só é ruim para tomar decisões em massa. Ele serve bem para todas as capturas de tela do mês passado ou vídeos com mais de 2 minutos. Para quase duplicatas, um app como o Clever Cleaner pode ser útil, mas apenas se você revisar em lotes em vez de tratar as escolhas dele como verdade. Minha regra seria: apague lixo óbvio rapidamente, revise pessoas animais de estimação viagens devagar e ignore o sonho de deixar a biblioteca inteira perfeita. Livrar-se dos 20% principais de lixo geralmente já é suficiente para tornar a biblioteca utilizável de novo.
A desvantagem sorrateira de limpar pelo celular é que você toma decisões piores porque toda foto é minúscula e tudo parece urgente. Eu faria a parte que exige mais julgamento em uma tela maior, se puder. O app Fotos no Mac é bem menos irritante para isso porque você consegue passar os olhos mais rápido, comparar fotos parecidas sem forçar a vista e usar termos de busca como “PNG”, “gravação de tela”, “recibo” ou um ano/mês em vez de ficar rolando a câmera sem parar.
Concordo com os avisos sobre não confiar em uma exclusão em massa, mas eu questionaria um pouco transformar isso em um grande projeto de “limpar a biblioteca inteira”. Isso normalmente esgota as pessoas. Escolha uma categoria ruim e termine ela. Por exemplo: gravações de tela, memes/downloads, fotos em sequência ou vídeos que você enviou uma vez e nunca mais assistiu. Vídeos são onde o armazenamento realmente muda. Apagar 300 capturas de tela pequenas parece produtivo, mas um clipe antigo em 4K pode importar mais.
Clever Cleaner ou qualquer ferramenta parecida serve para agrupar as duplicatas óbvias, mas eu usaria isso depois de você já ter removido o lixo grande. Caso contrário, você perde tempo escolhendo entre seis selfies quase idênticas enquanto o verdadeiro devorador de armazenamento é um vídeo de dois minutos do seu bolso. Minha regra preguiçosa seria: vídeos grandes primeiro, capturas de tela/downloads em segundo, ferramentas de duplicatas em terceiro, Apagados Recentemente por último. Não vai deixar a biblioteca perfeita, mas tira você da zona de “o iCloud está gritando comigo” mais rápido.