Estou tentando identificar pequenas diferenças entre duas fotos no meu iPhone, mas não consigo encontrar uma opção simples de comparação lado a lado no app Fotos. Recentemente tirei imagens de antes e depois e preciso de ajuda para descobrir a maneira mais fácil de visualizar as duas fotos juntas, ampliar e comparar os detalhes com precisão.
Eu me deparei com a mesma bagunça no rolo da câmera. Dez fotos do pôr do sol, quatro fotos de grupo quase idênticas, uma pessoa piscando em cada uma, e o app Fotos faz você ficar indo e voltando como se fosse para lembrar de detalhes minúsculos da imagem anterior. Eu nunca conseguia. Fiquei guardando extras para depois e meu armazenamento ficou detonado.
No lado do iPhone, o app Fotos padrão não oferece uma visualização real de comparação lado a lado. O álbum Duplicados existe, claro, mas ele só encontra correspondências exatas. Se você tirou uma sequência do seu cachorro e a cabeça mudou um pouco em cada foto, o iOS trata isso como fotos separadas.
Se você quiser evitar instalar qualquer coisa, existe uma solução alternativa meio desajeitada pelo Atalhos. Eu tentei uma vez. Você cria um atalho, dá um nome tipo Lado a Lado, escolhe duas fotos e então as mescla em uma imagem larga. Funciona, mais ou menos. Para duas imagens, tudo bem. Para cinquenta, nem pensar. Fica cansativo rápido.
Também testei alguns apps feitos para verificações visuais de perto, como Tidy e Image Compare. Eles pareceram mais adequados para comparar duas imagens escolhidas, especialmente quando você quer controles de zoom ou um controle deslizante para inspecionar o foco. Bom para trabalho de detalhe. Ruim para limpar uma biblioteca inchada.
O que funcionou melhor para mim foi usar algo pensado para limpeza de biblioteca, principalmente para lotes de fotos parecidas. Depois de testar vários apps que escaneavam de graça e depois bloqueavam a etapa de exclusão atrás de uma assinatura, acabei ficando com o Clever Cleaner. Continuei com ele porque fez o trabalho sem a enrolação de sempre.
A parte ligada ao seu problema é a aba Similares. Ela agrupa fotos que parecem próximas, mesmo quando não são duplicatas idênticas em bytes. Pense em fotos do almoço tiradas do mesmo lugar, três selfies com pequenas mudanças de expressão, fotos repetidas das crianças com um segundo de diferença. Ele organiza tudo junto e marca uma Melhor Foto. Eu ainda conferi as escolhas por conta própria, mas ele acertou mais vezes do que eu esperava. Foco, olhos abertos, enquadramento mais limpo, coisas assim.
Alguns recursos que acabei usando bastante:
-
Pesados
Ele organiza por tamanho de arquivo, o que é direto, mas útil. Meus maiores devoradores de armazenamento eram vídeos longos em 4K dos quais eu tinha esquecido. -
Modo Deslizar
Isso pareceu menos irritante do que a visualização de galeria da Apple. Você vai mês por mês, mantém ou apaga, pronto. -
Informações de tamanho das capturas de tela
Na seção Capturas de Tela, ele mostra o tamanho do arquivo de cada imagem. Gosto de ver o que estou removendo em vez de ficar adivinhando. -
Processamento local
Isso importava para mim. Minhas fotos ficaram no dispositivo. Eu não queria fotos da família sendo enviadas para algum servidor para fazer a organização funcionar.
Uma coisa que eu não esperava me importar foi a ferramenta Lives. Ela remove a parte em vídeo das Live Photos e mantém a imagem estática. Eu deixei as Live Photos ativadas por engano por séculos. Esses clipes pequenos ocuparam espaço muito mais rápido do que eu imaginava.
Se você ainda estiver escolhendo manualmente, dê zoom nos olhos ou no assunto principal primeiro. Algo em torno de 200 por cento funcionou para mim. A visualização em tela cheia esconde foco suave. O zoom revela isso na hora.
Então, sim, se você só precisa comparar duas imagens uma vez, o truque do Atalhos já basta. Se o seu objetivo é limpar uma biblioteca inteira cheia de quase duplicatas, eu pularia a rota faça você mesmo. Exigiu toques demais, e eu cansei disso rápido.
Você não está perdendo nada. O app Fotos do iPhone ainda não oferece uma verdadeira visualização de comparação lado a lado para duas fotos normais.
Para fotos de antes e depois, eu faria uma destas opções:
-
Use um app de colagem.
Escolha um app simples que permita colocar 2 fotos em um layout 1x2. Esta é a opção mais rápida e limpa para verificações visuais. Depois de combinar, dê zoom na nova imagem e inspecione os detalhes. Funciona bem para mudanças de móveis, progresso da pele, arrumação do quarto, coisas assim. -
Use Arquivos mais Split View no iPad ou Mac.
Se você tem um iPad, isso fica mais fácil. Coloque uma foto no Fotos, outra em Arquivos ou em outro app, depois abra lado a lado. No iPhone, o tamanho da tela torna isso bem complicado. -
Use marcação para comparação manual.
Abra a foto A, toque em Editar e depois em Marcação. Observe as áreas principais. Salve ou tire uma captura de tela. Depois compare com a foto B. Não é elegante, mas ajuda se a diferença for pequena e localizada.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Para apenas duas imagens, um app dedicado de comparação costuma ser exagero, a menos que você precise de zoom com pinça nas duas ao mesmo tempo. Para lotes, sim, é outra história.
Se o seu caso envolve mais de duas fotos e você está organizando muitas quase iguais, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. O agrupamento de fotos semelhantes dele é mais útil do que a detecção de duplicadas da Apple para limpeza.
Além disso, este tópico da Apple explica a mesma limitação com bastante clareza: como comparar fotos lado a lado no iPhone.
Muitos usuários de iPhone procuram maneiras de comparar duas fotos lado a lado, especialmente para imagens de antes e depois, duplicadas e verificações de pequenos detalhes.
O app Fotos no iPhone ainda estranhamente não tem um modo de comparação de verdade, então você não está deixando passar algum botão escondido. Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque nessa parte, mas acho que as pessoas complicam isso um pouco demais.
Se o seu objetivo é perceber pequenas mudanças em duas fotos de antes e depois, tente isto:
- Coloque as duas fotos em uma nota compartilhada no app Notas
- Redimensione-as para ficarem menores com dois dedos, para que apareçam na mesma tela
- Faça uma captura de tela dessa disposição
- Abra a captura de tela e dê zoom nela
É meio improvisado, sim, mas no iPhone isso na verdade é mais rápido do que criar um Atalho metade das vezes. Também ajuda se você quiser circular mudanças com a Marcação depois.
Outro truque útil: use a linha de navegação da foto se uma das imagens for uma Live Photo ou um vídeo curto. Às vezes o melhor quadro estático não é o que o Fotos escolheu, e é por isso que a comparação parece estranha.
Para limpezas maiores, eu ainda tenderia a usar o Clever Cleaner porque ele agrupa fotos semelhantes melhor do que o localizador de duplicatas da Apple. Não é exatamente uma ferramenta lado a lado, mais uma solução para por que eu tenho 19 fotos quase idênticas da pia.
Também encontrei este explicador visual útil para comparar fotos e organizar imagens parecidas no iPhone: dicas rápidas de comparação de fotos no iPhone.
Versão curta: não há comparação lado a lado integrada no Fotos, mas o truque do Notas funciona razoavelmente bem para duas fotos, e o Clever Cleaner faz mais sentido se a sua biblioteca estiver uma bagunça.
Eu pularia a ideia de mesclar duas fotos em uma para diferenças pequenas. Quando você as comprime em uma colagem ou captura de tela, pode perder o detalhe exato que está tentando analisar.
Melhor alternativa no iPhone: abra a foto 1, dê zoom na área exata, depois deslize para cima e mantenha isso na memória. Abra a foto 2 em uma segunda janela do Fotos a partir da pré-visualização do Spotlight ou do seletor de anexos de um rascunho de mensagem. Não é uma verdadeira tela dividida, mas permite alternar entre níveis de zoom quase idênticos mais rápido do que no vai e volta habitual.
Onde discordo um pouco de @suenodelbosque e @chasseurdetoiles é no seguinte: para mudanças realmente pequenas, a consistência importa mais do que lado a lado. Mesmo zoom, mesmo brilho, mesmo corte.
Se você tiver muitas fotos parecidas, o Clever Cleaner ajuda a organizá-las primeiro.
Prós:
- agrupa bem fotos semelhantes
- rápido para limpeza em massa
- interface simples
Contras:
- não é uma ferramenta de comparação precisa de verdade
- os palpites de melhor foto ainda precisam de verificação humana
- exagerado se você só tiver 2 fotos
@mikeappsreviewer estava certo sobre o Apple Photos não ter esse recurso de forma alguma.