O armazenamento do meu iPhone continua ficando cheio durante a noite, mesmo depois de eu excluir fotos, aplicativos e downloads. Os Dados do Sistema ou arquivos indesejados parecem voltar, e preciso de ajuda para removê-los com segurança e evitar que o problema aconteça novamente.
O primeiro lugar a verificar é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Aguarde um momento até que a análise completa seja carregada. Isso mostrará o que realmente está ocupando espaço, o que é mais útil do que presumir que a atualização do iOS encheu o celular com arquivos inúteis do sistema.
Isso aconteceu comigo em um iPhone de 64 GB mais antigo após uma atualização. Os avisos de armazenamento começaram a aparecer, e os aplicativos ficavam recarregando sempre que eu alternava entre eles. A atualização realmente precisava de algum espaço temporário, mas a maior parte do meu armazenamento estava, na verdade, ocupada por anos de fotos, vídeos, capturas de tela, downloads e dados acumulados de aplicativos.
Se o app Fotos estiver perto do topo da lista de armazenamento, eu começaria por ele. Geralmente, é o que permite recuperar mais espaço pelo tempo investido. Minha biblioteca tem vários milhares de imagens, então organizar tudo manualmente não é prático. Eu uso o Clever Cleaner para agrupar fotos duplicadas e semelhantes, encontrar vídeos grandes e capturas de tela antigas e analisar as Live Photos separadamente.
A Limpeza Inteligente é útil para remover primeiro os arquivos desnecessários mais óbvios. Depois disso, geralmente passo alguns minutos no modo Deslizar, analisando fotos antigas individualmente. Para grupos de fotos semelhantes, o aplicativo recomenda qual delas manter. Isso ajudou muito com lotes de fotos de férias e eventos familiares. A análise ocorre localmente no iPhone, não há anúncios, e a versão gratuita dá conta das limpezas rotineiras muito bem.
Depois de organizar a fototeca, vale a pena verificar estes outros lugares:
- Remova aplicativos que você não usa há meses. Se achar que pode querer usar algum novamente, escolha Desinstalar App para manter seus documentos e dados.
- Abra o app Arquivos e verifique a pasta Downloads. PDFs antigos, arquivos ZIP e documentos esquecidos podem ocupar mais espaço do que o esperado.
- Verifique se há downloads offline que você não precisa mais no Netflix, Spotify, YouTube, Apple Music e aplicativos semelhantes.
- Se o app Mensagens estiver usando muito espaço de armazenamento, exclua anexos de vídeo grandes de conversas antigas em vez de apagar conversas inteiras.
Verifique também o álbum Apagados depois de remover fotos e vídeos. O iOS mantém os itens apagados ali por 30 dias, então o armazenamento disponível pode mudar muito pouco até que você esvazie esse álbum. Foi por isso que, inicialmente, apagar centenas de fotos pareceu não fazer diferença no meu celular. Assim que esvaziei o álbum, o espaço apareceu quase imediatamente.
Eu não me preocuparia tanto com os Dados do Sistema. O tamanho deles muda conforme o iOS gerencia caches e arquivos temporários, especialmente durante uma atualização. Os aplicativos de limpeza da App Store não podem remover diretamente os arquivos de sistema do iOS porque a Apple não concede esse tipo de acesso. Se os Dados do Sistema aumentarem após uma atualização, eles poderão diminuir novamente no dia seguinte ou em até dois dias.
Em um iPhone de 64 GB, manter cerca de 5 a 10 GB disponíveis faz uma diferença perceptível. Desde que comecei a manter essa margem livre, recebo menos avisos de armazenamento, as atualizações são instaladas sem reclamações e o celular não fica lento nem recarrega os aplicativos com tanta frequência.
Excluir mais fotos pode dificultar o diagnóstico, porque um processo em segundo plano pode simplesmente consumir novamente o espaço recém-liberado. Se o armazenamento voltar a ficar cheio durante a noite, faça uma captura de tela da tela Armazenamento do iPhone antes de dormir e compare-a pela manhã. Verifique se os Dados do Sistema aumentaram ou se algum aplicativo, como Podcasts, Música, Mensagens, Fotos ou um aplicativo de streaming, foi o responsável.
@the_cursor está certo ao dizer que aplicativos de limpeza não podem apagar diretamente os arquivos de sistema do iOS, mas eu não recomendaria apenas esperar se isso se repetir todas as noites. Desative os downloads automáticos de mídia, remova os episódios de podcasts já ouvidos, limpe o histórico e os dados de sites do Safari e reinicie o telefone. Você pode deixá-lo no Modo Avião por uma noite como um teste rápido. Se o armazenamento parar de aumentar, a causa provável é a sincronização ou os downloads automáticos.
Se os Dados do Sistema continuarem aumentando mesmo sem conexão de rede, instale qualquer atualização pendente do iOS e reinicie novamente. A solução de último recurso é fazer um backup criptografado e, em seguida, apagar e restaurar o iPhone. Isso dá mais trabalho, mas é mais seguro do que excluir repetidamente arquivos pessoais enquanto um cache com falha ou um processo de indexação continua ocupando o espaço liberado.
Se o armazenamento só enche durante a noite enquanto o telefone está carregando e conectado ao Wi-Fi, verifique nos ajustes do app Fotos a opção “Baixar e Manter Originais”. O iCloud pode estar baixando novamente os arquivos em tamanho original para o telefone depois que você libera espaço. Mude para “Otimizar Armazenamento do iPhone” e aguarde até que o armazenamento seja reequilibrado. Um aplicativo de limpeza como o Clever Cleaner pode reduzir o excesso de fotos, mas não consegue interromper um ciclo de downloads do iCloud. Não desative o Fotos do iCloud nem exclua mais fotos até confirmar que elas foram sincronizadas com segurança.
Abra os maiores aplicativos em Armazenamento do iPhone e compare “Tamanho do App” com “Documentos e Dados” antes de excluir qualquer outra coisa. Um aplicativo de 300 MB que armazena 12 GB de dados é um suspeito muito mais provável do que a categoria Dados do Sistema.
Desinstalar o app mantendo seus dados não é muito útil nessa situação, pois isso preserva os documentos e dados do aplicativo. Primeiro, procure no próprio aplicativo um gerenciador de cache ou downloads. Aplicativos de redes sociais, mapas, podcasts, armazenamento em nuvem e mensagens podem recriar silenciosamente miniaturas, arquivos offline ou anexos sincronizados enquanto o telefone está carregando. Se não houver uma opção para limpar o cache, confirme se tudo que é importante está sincronizado e, em seguida, use Apagar App e reinstale-o. Tenha cuidado com rascunhos não enviados, mídias baixadas, dados de autenticadores e conversas armazenadas apenas no telefone.
Para o teste durante a noite, desative a Atualização em 2º Plano para o aplicativo suspeito e desative os downloads automáticos dele. Deixe todo o restante inalterado por uma noite. Se o armazenamento permanecer estável, você terá identificado a causa sem precisar apagar todo o telefone. Se o mesmo aplicativo voltar a crescer imediatamente após a reinstalação, provavelmente o conteúdo está sendo restaurado pela conta do aplicativo, em vez de ser criado pelo iOS.
O Clever Cleaner pode ajudar quando Fotos for realmente a categoria que ocupa muito espaço, mas não corrigirá um cache de aplicativo que cresce descontroladamente. Eu consideraria fazer backup, apagar e restaurar apenas como última medida, depois de verificar Documentos e Dados, pois uma restauração pode levar horas e trazer o mesmo conteúdo sincronizado de volta imediatamente.
O modo avião durante a noite é o teste mais rápido de toda esta discussão, então comece por aí antes de mexer em qualquer outra coisa. Se o armazenamento permanecer estável sem conexão de rede, trata-se de um loop de sincronização ou download, não de arquivos inúteis do iOS, e nenhum aplicativo de limpeza muda isso. O Clever Cleaner só ajuda depois que você confirmar que o app Fotos é realmente o culpado.