Como limpar arquivos no iPhone de aplicativos específicos?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e notei que alguns apps estão ocupando muitos arquivos e documentos. Quero limpar arquivos de apps específicos sem excluir dados importantes nem remover os apps completamente. Qual é a forma mais segura de liberar espaço em um iPhone e gerenciar o armazenamento dos apps?

Eu continuava recebendo o alerta “Armazenamento Quase Cheio” nos momentos mais idiotas, geralmente quando eu precisava salvar alguma coisa rápido. Limpar o armazenamento do iPhone parece meio espalhado porque suas coisas ficam em lugares diferentes. Aqui está o caminho mais curto que encontrei para limpar isso sem ficar fuçando por uma hora.

Apague arquivos antigos do app Arquivos

Abra o app Arquivos e toque em Explorar na parte de baixo. Os dois lugares que valem a pena verificar primeiro são:

1. No Meu iPhone, para arquivos armazenados no próprio telefone
  2. iCloud Drive, para arquivos sincronizados pelo iCloud

O primeiro lugar que eu olharia é Downloads dentro de No Meu iPhone. O meu tinha PDFs antigos, ZIPs aleatórios, formulários que enviei uma vez e anexos de e-mail de sabe-se lá quando.

Para remover um arquivo ou uma pasta:

1. Pressione e segure o item
  2. Toque em Apagar. Se for uma pasta, tudo dentro dela vai junto

Para remover vários arquivos de uma vez:

1. Toque no botão de três pontos no canto superior direito
  2. Escolha Selecionar
  3. Selecione os arquivos que você quer apagar ou toque em Selecionar Tudo
  4. Toque no ícone da lixeira

Apague os arquivos e depois finalize para o espaço voltar

Essa parte confunde muita gente. Quando você apaga algo no Arquivos, o iOS move para Apagados Recentemente por 30 dias. Isso ainda ocupa armazenamento até você limpar de lá.

1. Continue no app Arquivos e abra Explorar
  2. Encontre Apagados Recentemente em Locais
  3. Toque nos três pontos e depois em Apagar Tudo

Fotos funciona do mesmo jeito, o que é irritante. Fotos e vídeos apagados ficam no próprio álbum Apagados Recentemente, e você também precisa esvaziar isso se quiser recuperar o armazenamento agora.

Remova arquivos armazenados dentro de apps específicos

Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone. Essa página organiza os apps por tamanho, o que evita muita adivinhação. Toque em um app e você normalmente verá duas opções:

1. Desinstalar App, que remove o app, mas mantém seus documentos e dados salvos
  2. Apagar App, que remove o app e os arquivos armazenados nele

Eu também verificaria Mensagens por essa tela. Lá dentro existe uma seção Revisar Anexos Grandes. Vídeos antigos, notas de voz e outras tranqueiras de conversas por texto se acumulam bastante, e você pode apagar isso sem excluir os chats.

Descubra o que está ocupando a maior parte do seu armazenamento

Aqui foi a parte que percebi rápido. Documentos não eram meu principal problema. Fotos e vídeos eram. Alguns clipes em 4K, uma bagunça de fotos em sequência, capturas de tela que eu tinha esquecido, e o gráfico de armazenamento ficou horrível.

O app Arquivos nativo e a página de Ajustes mostram totais gerais, mas não dão uma visão limpa dos maiores itens individuais dentro da sua fototeca.

Clever Cleaner é a ferramenta que eu usei para isso. É grátis, sem anúncios, sem assinatura, e o layout é simples o bastante. O que mais me ajudou:

1. Aba Heavies. Ela lista sua biblioteca do maior arquivo para o menor, com os tamanhos exatos mostrados. Encontrei vídeos enormes de shows em segundos, coisas que nunca mais assisti.
  2. Aba Similars. Ela agrupa fotos quase duplicadas e escolhe a melhor. Bom se o rolo da câmera está cheio de dez versões da mesma foto porque você continuou tocando.
  3. Modo de deslizar. Isso permite organizar mês por mês. Para a esquerda apaga, para a direita mantém. Mais fácil do que ficar olhando para a biblioteca inteira como uma parede gigante.
  4. Tudo roda no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para algum servidor externo.

Se o telefone estiver lotado e mal respondendo

Eu deixaria isso por último. Se o armazenamento estiver tão ruim que o telefone trava, congela ou se recusa a fazer tarefas simples, uma redefinição completa pode ser a solução mais limpa.

Vá em Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir iPhone > Apagar Conteúdo e Ajustes.

Isso apaga o telefone e o devolve ao estado de fábrica. Faça backup de tudo que você precisa no iCloud ou em um computador primeiro. Depois que fizer isso, não tem volta.

Depois que limpei o app Arquivos, esvaziei as duas seções de Apagados Recentemente e organizei a fototeca, o espaço livre voltou rápido e a lentidão por pouco armazenamento parou. Não é mágica, mas sim, funcionou.

Ignore Descarregar se o seu objetivo é limpar arquivos de um app específico. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer aqui, porque Descarregar mantém os documentos e dados do app, então o armazenamento muitas vezes quase não muda.

O que funciona melhor é isto:

Vá primeiro até o app. Muitos apps têm suas próprias ferramentas de limpeza em Ajustes ou Armazenamento.
Exemplos:
Safari, Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites
Música, remova músicas baixadas, mantenha a biblioteca
TV, apague episódios baixados
Podcast, remova downloads já reproduzidos
Netflix, YouTube, Spotify, limpe os downloads dentro do app
Telegram, WhatsApp, Slack, limpe o cache nos ajustes do app

Para Mensagens, vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. Apague fotos grandes, vídeos e GIFs. Isso geralmente libera gigabytes rapidamente.

Para Mail, remova anexos grandes apagando e-mails com arquivos e depois esvazie a Lixeira.

Se as fotos forem o problema oculto, o Clever Cleaner ajuda a organizar os maiores vídeos e duplicatas mais rápido do que a visualização da Apple. Essa parte vale a pena, sinceramente.

Além disso, veja isto se quiser um vídeo passo a passo:
tutorial completo de limpeza de armazenamento do iPhone

Os maiores ganhos geralmente vêm dos caches de apps de conversa, downloads de mídia e dados do navegador.

Não comece com Desinstalar App a menos que seu objetivo seja apenas espaço temporário do binário do app. @mikeappsreviewer mencionou isso, mas para limpeza de arquivos específicos do app, meio que é o primeiro passo errado. @andarilhonoturno está mais perto da resposta certa aí.

O que geralmente funciona melhor é isto:

• Abra o próprio app e procure por Armazenamento / Downloads / Cache / Uso de Dados
  • Limpe apenas arquivos em cache ou mídia offline
  • Deixe em paz os dados da conta, logins e documentos salvos

Apps que costumam esconder muito lixo:

• WhatsApp / Telegram: Configurações > Armazenamento ou Dados
  • Spotify / Netflix / YouTube: remova os downloads, não o app
  • Safari: os dados de sites podem ficar estranhamente enormes
  • Chrome/Firefox: limpe imagens/arquivos em cache
  • Discord/Slack: mídia em cache acumula rápido
  • Apps de podcast: episódios baixados automaticamente passam despercebidos

Uma coisa que o pessoal esquece: alguns apps não vão encolher em Armazenamento do iPhone imediatamente. O iOS pode demorar para mostrar o espaço liberado. Irritante, mas normal.

Se você não tem certeza de qual mídia vale a pena apagar, o Clever Cleaner é realmente útil para identificar vídeos gigantes, duplicatas e fotos parecidas mais rápido do que a visualização padrão da Apple. Isso é mais para limpeza de mídia do que cache de app, mas ajuda se Documentos e Dados for na verdade a sua galeria disfarçada.

Também vale ler isto se você quiser opiniões reais de usuários de iPhone:
veja como usuários de iPhone estão liberando espaço sem anúncios nem apps de limpeza pagos

Minha regra: limpe downloads primeiro, cache em segundo, e só apague/reinstale o app se ele não oferecer nenhum controle de armazenamento. Alguns apps são simplesmente péssimos com essas coisas, pra ser sincero.

Um ângulo faltando em @andarilhonoturno, @kakeru e @mikeappsreviewer: verifique se o app armazena arquivos no iCloud Drive em vez de localmente. Alguns apps parecem enormes porque espelham conteúdo, mas o verdadeiro consumidor de espaço está em Ajustes > ID Apple > iCloud > Gerenciar Armazenamento da Conta. Excluir pastas antigas de apps ali pode fazer mais diferença do que limpar o cache.

Além disso, eu não limparia cegamente o histórico do Safari se você depende de sessões salvas em sites. Dados de sites, sim, talvez. Histórico completo, nem sempre vale o incômodo.

Um padrão mais seguro é:

1. Verifique Armazenamento do iPhone
  2. Toque no app
  3. Veja se o tamanho é principalmente Tamanho do App ou Documentos e Dados
  4. Se Documentos e Dados estiver enorme e não houver limpeza dentro do app, então a solução prática geralmente é:
    • fazer backup/sincronizar tudo o que for importante
    • excluir o app
    • reinstalá-lo

Parece agressivo, mas para muitos apps essa é a única forma real de apagar arquivos locais inflados.

Dois pontos pouco lembrados:

• Gravações pode armazenar gravações gigantes sem chamar atenção
  • Livros e leitores de PDF costumam manter downloads em cache para sempre

Especificamente para fotos, o Clever Cleaner é decente se a pressão no armazenamento estiver realmente relacionada à mídia.

Prós

• rápido para vídeos grandes e duplicatas
  • mais fácil do que ficar rolando o Apple Fotos para sempre
  • gratuito é uma boa mudança

Contras

• é mais útil para limpar fotos/vídeos, não para limpeza real de cache de apps
  • você ainda precisa revisar antes de excluir
  • ajuda menos se o seu problema for Mensagens ou documentos de apps de chat

Então, sim, para apps específicos: primeiro limpeza dentro do app, depois armazenamento do iCloud, excluir/reinstalar por último. Esse último passo é subestimado.