Como posso converter todas as Live Photos em fotos estáticas no meu iPhone?

Acabei ficando sem querer com muitas Live Photos no meu iPhone e agora elas estão ocupando mais espaço do que eu esperava. Eu só quero manter as versões de imagem estática e remover a parte em movimento, mas não tenho certeza se existe uma maneira rápida de fazer isso em massa sem perder minhas fotos. Estou procurando ajuda sobre a melhor forma de converter Live Photos em fotos estáticas e manter apenas as versões estáticas no iPhone.

Seu rolo da câmera fica bagunçado rápido. Percebi isso depois de tentar enviar uma foto simples de um recibo e ver o pequeno selo Live em metade das minhas coisas. Listas de compras, fotos de vaga de estacionamento, anotações aleatórias, tudo salvo como pequenos clipes em movimento. Isso desperdiça espaço e torna o compartilhamento mais chato do que precisava ser.

Primeiro, impeça seu iPhone de criar novas Live Photos quando você não quiser.

1. Primeiro, pare de criar novas Live Photos

Se você pular esta parte, limpa a bagunça e depois seu celular começa a criar a mesma bagunça de novo.

Faça o seguinte:

1. Abra Ajustes.
  2. Vá em Câmera.
  3. Toque em Preservar Ajustes.
  4. Ative Live Photo ali.

Depois, abra o app Câmera e desative Live Photo. Depois que fiz isso, meu iPhone manteve essa escolha em vez de ativar de novo depois sem eu perceber.

Quando você impedir que novas se acumulem, lide com os arquivos antigos que já estão no Fotos.

1. Apps de limpeza

Se sua biblioteca estiver cheia com centenas ou milhares de Live Photos, fazer isso uma por uma parece besteira depois das primeiras dez. Já tentei limpar manualmente antes. Fica cansativo rápido.

Um app de limpeza é o caminho mais rápido para conversão em massa porque ele lida com a cópia da imagem estática e a limpeza de uma vez só.

Uma opção que vale a pena conferir é Clever Cleaner. O que me chamou atenção: sem anúncios, sem paywall, sem insistência para assinar. Há uma seção feita para Live Photos, então você não precisa ficar procurando.

O que eu fiz:

1. Abra o app.
  2. Vá para a seção Lives.
  3. Classifique por data ou tamanho se quiser identificar primeiro as que mais ocupam espaço.
  4. Toque em Selecionar Tudo.
  5. Toque em Comprimir.

O nome é um pouco impreciso. Não está reduzindo uma foto do jeito comum. Ele remove a parte em movimento e deixa você com uma imagem estática.

Depois que termina, o app pergunta se você quer remover as versões Live originais ou deixá-las primeiro na lixeira dele. Também mostra quanto espaço você recupera. Ver o número de GB cair foi bom, sem mentira.

1. Use o app Atalhos

Se você não quiser outro app e estiver de boa em configurar um pequeno fluxo por conta própria, o Atalhos funciona bem. Gostei desse caminho porque ele mantém a qualidade da imagem intacta. Capturas de tela são uma gambiarra ruim. Ficam piores, e você acaba com lixo extra.

Configure assim:

1. Abra Atalhos.
  2. Crie um novo atalho com o botão de mais.
  3. Adicione a ação Buscar Fotos.
  4. Defina o filtro para que Tipo de Foto seja Live Photo.
  5. Adicione Repetir com Cada.
  6. Dentro do loop, adicione Converter Imagem.
  7. Escolha JPEG ou HEIF.
  8. Adicione Salvar no Álbum de Fotos.

Execute, e ele vai criar cópias estáticas das suas Live Photos.

O problema, e isso me pegou na primeira vez, é que ele não remove as Live Photos originais. Você ainda precisa abrir seu álbum de Live Photos depois e apagá-las manualmente.

1. Duplicar como Foto Estática

Para um lote pequeno, o app Fotos integrado já basta. Sem instalar app. Sem configurar atalho. Alguns toques e pronto.

Aqui está o caminho:

1. Abra Fotos.
  2. Vá em Tipos de Mídia.
  3. Abra Live Photos.
  4. Toque em Selecionar.
  5. Escolha as fotos que você quer.
  6. Toque no menu de três pontos.
  7. Escolha Duplicar.
  8. Selecione Duplicar como Foto Estática.

Isso cria novas cópias de imagem estática. Suas Live Photos antigas ficam onde estão até você apagá-las.

Se seu objetivo é liberar armazenamento, faça esta última parte também:

1. Apague as Live Photos originais.
  2. Abra Apagados Recentemente.
  3. Esvazie.

Se você esquecer Apagados Recentemente, os arquivos ficam lá por 30 dias. Esqueci disso uma vez e achei que meu celular estava mentindo sobre o espaço livre. Não estava. Eu é que estava.

Se você tem uma biblioteca enorme, use a opção do app. Se você gosta das ferramentas integradas, use o Atalhos. Se forem só algumas, Duplicar como Foto Estática é a opção menos irritante.

Não existe uma ferramenta real da Apple de um toque para converter todas as Live Photos em fotos estáticas e apagar a parte em movimento em toda a sua biblioteca. Essa é a parte irritante.

Eu evitaria capturas de tela e também não gosto de usar o truque integrado de duplicação em uma biblioteca grande. Primeiro ele dobra sua contagem de fotos, depois faz você limpar tudo. Lento e bagunçado.

Um caminho melhor é exportar a foto principal de cada Live Photo e depois remover os originais. No iPhone, a forma mais rápida geralmente é o Clever Cleaner. Ele organiza as Live Photos em um só lugar e depois remove a parte em movimento para que você fique com a imagem estática. Se o objetivo é economizar armazenamento, esse é o caminho mais limpo. O @mikeappsreviewer mostrou algumas opções boas, mas para uma biblioteca grande acho que as etapas manuais no app Fotos ficam cansativas rápido.

Além disso, se você quiser uma visão rápida dos recursos do Clever Cleaner para limpeza de fotos, remoção de duplicadas, revisão de arquivos grandes e limpeza de Live Photos, este vídeo ajuda: veja como o Clever Cleaner lida com Live Photos e libera espaço no iPhone

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Verifique o Fotos do iCloud após a limpeza. Se a sincronização estiver ativada, a economia de espaço no seu iPhone pode demorar um pouco para aparecer. Esvazie Apagados Recentemente também, ou o número do armazenamento pode parecer errado por dias. Meio bobo, mas isso é a Apple.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker disseram: se o seu objetivo é economia real de armazenamento, não presuma que converter toda Live Photo sempre vale o esforço. Às vezes, o maior ganho é simplesmente filtrar sua biblioteca e apagar de vez as inúteis. Uma Live Photo borrada do seu sapato não merece uma segunda vida como foto estática rs.

Além disso, uma pequena correção à ideia geral que as pessoas têm aqui: não existe um botão nativo da Apple para remover em massa o movimento de todas as Live Photos no lugar. No iPhone, basicamente você precisa criar primeiro uma cópia estática e depois apagar a versão Live original. Meio desajeitado, porque claro que é.

O que eu faria:

• Desative o Live para fotos futuras
  • Vá em Álbuns > Tipos de Mídia > Live Photos
  • Passe pela biblioteca e apague primeiro o que for lixo
  • Depois converta apenas as que você realmente quer manter como fotos estáticas

Se você tiver um lote enorme, sim, o Clever Cleaner provavelmente é a rota menos irritante, já que ele pode processar Live Photos mais rápido do que ficar repetindo a dança dos toques da Apple. Se você quiser mais detalhes, esta análise do Clever Cleaner para limpar Live Photos e recuperar armazenamento traz uma explicação decente.

Mais um truque que quase ninguém menciona o suficiente: depois da limpeza, reinicie o app Fotos ou até reinicie o celular se os números de armazenamento parecerem errados. O relatório de armazenamento do iOS pode demorar um pouco para atualizar e fazer você pensar que nada aconteceu.