Formatei meu cartão SD acidentalmente e havia fotos e vídeos importantes nele. Parei de usá-lo imediatamente porque estou preocupado que novos dados possam sobrescrever os arquivos. Preciso de ajuda com a maneira mais segura de recuperar dados de um cartão SD formatado sem causar mais danos ou reduzir minhas chances de recuperar tudo.
Eu já passei por isso. Vi “Formatação concluída”, congelei por um segundo, e depois veio aquela sensação horrível quando percebi que era o cartão SD errado. No meu caso, foi depois de uma sessão tarde da noite, morto de cansaço, com os cartões misturados na mesma bolsinha. Então a primeira coisa é: faça isso agora. Pare de usar o cartão. Tire-o da câmera, do celular, do drone, seja lá do que estiver usando.
O que normalmente acontece com a formatação de um cartão SD é uma formatação rápida. Os arquivos muitas vezes ainda estão no cartão. O que é apagado primeiro é o índice de arquivos, não os dados das fotos e vídeos em si. Então o cartão parece vazio para o dispositivo, mesmo que o conteúdo antigo ainda esteja lá em segundo plano. O problema é simples. Se você gravar novos clipes ou salvar qualquer coisa nele, começará a sobrescrever os dados antigos. Quando isso acontece, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente, às vezes impossível. Se o seu cartão SD tiver aquela pequena chave lateral, deslize-a para Lock antes de conectá-lo ao computador. Agora eu sempre faço isso.
Pule as correções no Prompt de Comando e as ferramentas de reparo do sistema de arquivos. Coisas como CHKDSK servem para sistemas de arquivos danificados. Não foram feitas para recuperar mídia de um cartão formatado. Já vi gente executar isso em pânico e acabar com um problema ainda maior.
Se você quer a melhor chance de recuperar seus arquivos, use um software de recuperação. Pelo que eu testei, o Disk Drill fez o melhor trabalho, especialmente com vídeo. Essa parte importa. Fotos costumam ser mais fáceis. Vídeo é onde ferramentas baratas ou gratuitas geralmente desmoronam, porque os clipes ficam divididos pelo cartão e voltam corrompidos ou impossíveis de reproduzir. O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery criado para filmagens fragmentadas de câmera, e também encontrou imagens RAW e arquivos comuns quando eu usei.
Aqui está o processo que eu seguiria:
Coloque o cartão SD bloqueado em um leitor de cartões decente.
Abra o Disk Drill.
Selecione o cartão SD e inicie a varredura.
Aguarde os resultados e depois visualize o que ele encontrou. Se um arquivo abrir na visualização sem problemas, as chances de recuperação são boas.
Mais uma regra, e esta importa muito. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD formatado. Salve tudo no drive interno do seu computador ou em outro drive externo. Se você recuperar no mesmo cartão, vai sobrescrever os dados que está tentando salvar. Eu sei que isso parece óbvio quando você está calmo. Em modo de pânico, as pessoas ainda fazem isso.
Se você não continuou gravando depois da formatação, suas chances são razoáveis. Eu faria a varredura antes de qualquer outra coisa.
Você fez a principal coisa certa. Você parou de gravar no cartão.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre evitar ferramentas de reparo do sistema de arquivos. Eu iria um passo antes do fluxo de trabalho dele. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD e depois escaneie a imagem, não o cartão. Se o software de recuperação travar ou o leitor falhar, sua origem permanece intocada. No Linux ou Mac, dd ou ddrescue funcionam. No Windows, USB Image Tool ou algo semelhante é suficiente. Salve a imagem no seu PC ou em outra unidade.
Depois, execute o software de recuperação na imagem. Disk Drill é uma escolha sólida, especialmente para cartões com fotos e vídeos misturados. Se a formatação foi rápida, as taxas de recuperação costumam ser altas. Se foi uma formatação completa, as chances caem bastante.
Algumas coisas extras que as pessoas deixam passar:
- Limpe os contatos do cartão e use um leitor de cartão diferente.
- Se os arquivos forem muito importantes, pare de fazer por conta própria após a etapa da imagem e envie para um laboratório.
- Classifique os resultados por assinatura de arquivo e data, não por nome do arquivo. Os nomes geralmente somem após a formatação.
- Recupere para uma unidade diferente. Nunca de volta para o cartão SD.
Se o cartão veio de uma câmera, tente uma varredura com o perfil exato da marca da câmera, se a ferramenta oferecer isso. Alguns formatos de vídeo são estranhos.
Para um guia simples sobre ferramentas de recuperação de fotos de cartão SD e etapas seguras de recuperação, isto ajuda, melhores formas de recuperar fotos apagadas de cartões SD.
O maior risco agora é a impaciência. Não teste coisas aleatoriamente e não reformate de novo.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @cacadordeestrelas disseram: verifique se o cartão foi formatado na câmera ou em um computador. Isso importa. Formatações rápidas feitas pela câmera muitas vezes deixam estruturas de dados recuperáveis para trás, enquanto uma formatação completa no desktop pode ser bem mais complicada. Então, antes de executar qualquer coisa, veja o tamanho do cartão e estime quanto havia nele. Se ele estava quase cheio de vídeo, a recuperação pode levar um tempo e as prévias podem parecer piores do que a exportação final.
Discordo um pouco da ideia de sempre mandar para um laboratório, a menos que isso seja um trabalho pago insubstituível ou arquivos de família com enorme valor emocional. Laboratórios são caros pra caramba. Se o cartão ainda é legível e não está fisicamente danificado, uma tentativa cuidadosa por conta própria geralmente é a primeira atitude mais sensata.
Minha abordagem seria:
- Use um leitor estável, não aquele embutido suspeito de um laptop velho
- Desative apps de importação automática e de fotos para que nada grave miniaturas ou metadados
- Se possível, monte em modo somente leitura
- Faça a varredura com algo que lide bem com mídia, como o Disk Drill
- Recupere primeiro apenas os arquivos que mostram prévia corretamente
- Depois faça uma segunda passada para fragmentos RAW e de vídeo
Além disso, não julgue o resultado pelos nomes dos arquivos. Depois de uma formatação, nomes e pastas muitas vezes já eram, mas os dados reais de JPG, CR3, MP4, MOV ainda podem estar lá. As pessoas entram em pânico quando veem file000123 e acham que deu errado. Não deu.
Se você quiser mais contexto, esta thread é basicamente a mesma situação: cartão SD formatado com toneladas de fotos e vídeos, o que fazer agora.
O maior erro agora é ficar impaciente e tentar cinco ferramentas aleatórias uma atrás da outra. Escolha um fluxo de trabalho sólido e siga com ele.
Uma pequena coisa que eu acrescentaria ao que @cacadordeestrelas, @ombrasilente e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique o comportamento de saúde do cartão antes de fazer varreduras longas. Se o cartão SD desconectar, travar o leitor ou de repente mostrar o tamanho errado, pare a rota faça-você-mesmo. Isso aponta mais para problema de hardware do que apenas para uma questão de formatação, e varreduras repetidas podem sobrecarregar um cartão com falha.
Também discordo um pouco do impulso de fazer uma “varredura completa imediatamente”. Se as fotos/vídeos forem realmente insubstituíveis, faça primeiro um pequeno teste de pré-visualização em alguns arquivos. Se as pré-visualizações estiverem corrompidas em todos eles, isso já diz muita coisa antes de você gastar horas em uma tentativa enorme de recuperação.
Sobre o Disk Drill especificamente:
Prós
- Bom para encontrar tipos mistos de arquivos de foto e vídeo
- A pré-visualização é útil para verificar se a recuperação é realista
- Interface mais limpa do que a de muitas ferramentas de recuperação
- Decente para cartões de câmera, especialmente após formatação rápida
Contras
- Não é a opção mais barata
- Varreduras profundas podem demorar em cartões grandes
- Os nomes de arquivos/estrutura de pastas recuperados ainda podem ficar bagunçados
- Como qualquer software, não pode corrigir dados sobrescritos
Minha opinião: se o cartão estiver estável e provavelmente tiver sido uma formatação rápida, o Disk Drill é uma primeira tentativa sensata em software. Se o cartão apresentar comportamento físico estranho, pare de experimentar mais e procure um profissional. Às vezes, a atitude mais segura é saber quando parar.