Como recuperar arquivos excluídos de uma unidade flash no Windows?

Excluí acidentalmente arquivos importantes da minha unidade flash USB em um PC com Windows e preciso recuperá-los o mais rápido possível. A unidade tinha documentos de trabalho e fotos pessoais que não tinham backup, e estou preocupado que usá-la mais possa sobrescrever os dados. Quais são as melhores maneiras de recuperar arquivos excluídos de uma unidade flash no Windows?

Eu começaria com software de recuperação de dados, desde que o pendrive ainda apareça como uma unidade normal. Se ele não aparecer no sistema, mostrar 0 bytes, perder a conexão a cada poucos segundos ou esquentar sem motivo aparente, eu pararia por aí. Esses casos parecem mais problema de hardware, e o software costuma só fazer você perder tempo. Se foi uma simples exclusão de arquivos, o software te dá a melhor chance sem transformar isso em um trabalho caro de laboratório.

A primeira coisa, e sim, esta parte é a mais importante, é parar de gravar qualquer coisa no USB agora mesmo. Não mova arquivos para ele. Não formate. Não tente organizar as pastas. Em unidades USB, arquivos excluídos normalmente não ficam na Lixeira comum. O sistema de arquivos marca o espaço antigo como livre e, quando novos dados são gravados ali, os arquivos antigos são sobrescritos. Depois disso, as chances de recuperação caem rápido.

Antes de fazer a varredura, eu verificaria uma vez as coisas mais básicas. Já vi gente achar que os arquivos foram apagados quando, na verdade, estavam ocultos, renomeados ou tinham sido copiados para outro lugar antes.

1. Mostre os arquivos ocultos no USB.

2. Procure por pastas chamadas $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se a unidade foi conectada a um Mac.

3. Verifique as pastas do seu PC, especialmente Downloads, Área de Trabalho, Documentos e qualquer pasta para a qual você costuma arrastar coisas com pressa.

4. Veja os backups e pastas de sincronização como OneDrive, Google Drive, Dropbox ou Histórico de Arquivos.

Se nada disso der resultado, eu passaria para um software de recuperação.

As ferramentas diferem na forma como fazem a varredura, no quanto permitem visualizar, em quais sistemas de arquivos suportam e no quão irritante a interface parece. O fluxo de trabalho é parecido o suficiente na maioria delas:

1. Instale o software no seu computador, não no pendrive.

2. Conecte o USB e selecione-o dentro da ferramenta de recuperação.

3. Execute uma varredura de arquivos excluídos ou perdidos.

4. Deixe a varredura terminar. Se os arquivos forem importantes, não interrompa antes da hora.

5. Filtre por tipo, data, tamanho ou nome do arquivo, se o programa oferecer isso.

6. Visualize os arquivos quando essa opção existir.

7. Selecione o que você precisa.

8. Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade, nunca de volta no mesmo USB.

Aprendi isso da forma mais irritante há anos. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo pendrive corre o risco de sobrescrever outros dados excluídos que você ainda não recuperou. Quando você faz isso, acaba com a sua própria segunda tentativa.

Estas são as ferramentas que eu olharia primeiro:

1. Disk Drill
    Este é o que eu testaria primeiro em um caso normal de arquivo excluído. Ele oferece suporte a FAT32, exFAT e NTFS, o que cobre a maioria dos pendrives que as pessoas mencionam. A interface é fácil de entender, e o recurso de visualização ajuda bastante. Se uma foto ou documento for exibido corretamente na visualização, eu normalmente considero isso um bom sinal antes de restaurar. Também já vi ele se sair melhor do que o esperado quando o sistema de arquivos parecia um pouco bagunçado.

2. PhotoRec
    Grátis, feio, eficaz. Essa é a minha versão curta. Ele se destaca quando o sistema de arquivos está danificado ou ausente, mas muitas vezes despeja os arquivos recuperados sem os nomes originais nem a estrutura de pastas. Então você acaba organizando manualmente uma bagunça de arquivos. Eu deixaria como plano B quando as ferramentas mais bonitas não encontrarem nada.

3. Data Rescue
    Funciona bem pelo que eu vi, embora eu nunca tenha gostado muito da interface. As coisas parecem menos óbvias do que deveriam. Ainda assim, é utilizável e vale uma segunda tentativa se a primeira ferramenta deixar passar algo.

4. Recuva
    Ainda vale mencionar para casos simples no Windows. É mais antigo e mais limitado, e eu não esperaria milagres com formatos estranhos ou danos bagunçados no sistema de arquivos. Para arquivos comuns como JPG, PDF, DOCX e outros tipos básicos, ainda consegue resultados com frequência suficiente.

Uma coisa em que eu não mexeria no começo é o CHKDSK, nem qualquer comando de reparo na mesma linha. Essas ferramentas tentam corrigir problemas no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para recuperar arquivos excluídos. Às vezes ajudam uma unidade danificada a montar corretamente. Outras vezes reorganizam as coisas e dificultam a recuperação. Minha ordem é simples, recupere primeiro, repare depois.

Então, se o seu USB ainda monta normalmente, eu faria uma varredura com o Disk Drill primeiro, recuperaria os arquivos importantes para outra unidade e só depois cuidaria da limpeza ou da reutilização. Se a unidade parecer instável fisicamente, desconectar, esquentar ou desaparecer, eu pularia as tentativas caseiras e enviaria direto para um laboratório de recuperação.

Se a unidade flash ainda mostrar o tamanho correto no Windows, eu primeiro faria uma imagem dela e depois recuperaria a partir da imagem. Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer nesse ponto. Escanear o USB original funciona em casos simples, mas dispositivos baratos costumam falhar no meio da varredura. Uma cópia byte a byte dá a você uma segunda chance mais segura.

O que eu faria:

1. Conecte uma vez e verifique o Gerenciamento de Disco.
  2. Se ela mostrar uma capacidade saudável, clone com uma ferramenta como USB Image Tool ou HDD Raw Copy.
  3. Execute a recuperação no arquivo de imagem, não na unidade.
  4. Comece com o Disk Drill, já que ele lida bem com documentos e fotos excluídos em exFAT, FAT32 e NTFS.
  5. Classifique os resultados primeiro pelo caminho original da pasta e depois pelo tipo de arquivo. Isso economiza muito tempo.
  6. Recupere primeiro os arquivos mais importantes, documentos de trabalho antes de fotos em massa.
  7. Abra uma amostra de cada arquivo recuperado imediatamente. Não espere para depois e descubra que metade está corrompida.

Um lugar que muita gente esquece são os arquivos temporários do Office e os caches de miniaturas no PC. Se você abriu esses arquivos antes da exclusão, pesquise na sua unidade do Windows por .tmp, .asd, .wbk e listas de arquivos recentes. Às vezes as fotos também sobrevivem nos caches dos aplicativos.

Se a unidade pedir para formatar, não faça isso. Se ela ficar offline ou mostrar 0 bytes, pare de mexer nela. É aí que a recuperação em casa fica arriscada bem rápido.

Além disso, se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia em vídeo no Facebook para recuperação de arquivos de unidade flash no Windows é mais fácil de acompanhar do que um bloco de texto.

Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @voyageurdubois realmente enfatizaram o suficiente: verifique se os arquivos foram excluídos do USB por meio de um aplicativo, e não pelo Explorador de Arquivos comum. Alguns programas salvam cópias editadas no PC e apenas removem a versão da unidade removível, o que faz parecer uma perda total quando não é.

Alguns lugares extras para verificar no Windows antes de fazer a recuperação:

• pastas de recuperação automática do Word/Excel
  • Arquivos Recentes nos aplicativos do Office
  • Pesquisa do Windows com parte do nome do arquivo
  • Histórico de Arquivos ou Versões Anteriores nas pastas para onde você pode tê-los copiado antes
  • lixeira da web do OneDrive se esses documentos já tiverem sido sincronizados
  • pasta de importação do app Fotos, porque as pessoas esquecem que já importaram fotos meses atrás

Discordo um pouco do conselho de sempre criar uma imagem primeiro. Para uma unidade flash barata e saudável, às vezes uma verificação direta é mais rápida e funciona bem. Se o pendrive estiver se comportando de forma estranha, aí sim, faça um clone primeiro. Se estiver estável, eu não complicaria demais.

Além disso, evite tentar corrigir as permissões da unidade, atribuir letras de unidade aleatórias ou executar aquelas ferramentas suspeitas de reparo de USB encontradas no Google. Esse tipo de coisa pode transformar um caso simples de exclusão em algo muito pior bem rápido.

Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma boa primeira tentativa no Windows porque é fácil classificar documentos e fotos sem ficar vasculhando besteira para sempre. Se os nomes dos arquivos importam, tente isso antes das ferramentas de file carving. Depois, verifique se os arquivos recuperados realmente abrem, e não apenas se existem. Há uma grande diferença nisso.

Se você quiser mais opiniões sobre ferramentas de recuperação para unidades flash, vale a pena dar uma olhada neste tópico:
melhores recomendações de software de recuperação USB para unidades flash do Windows

O principal: não use mais o USB. Cada minuto gasto só verificando coisas pode piorar a recuperação. Já passei por isso, fiz besteira e me arrependi kkk.

Um ponto que eu acrescentaria: verifique a Segurança do Windows / quarentena do antivírus antes de fazer a recuperação. Já vi documentos e fotos em USB desaparecerem porque o Defender sinalizou um documento com macro ou lixo de autorun e moveu arquivos próximos para a quarentena por engano. Também verifique o Visualizador de Eventos para erros de disco. Se você estiver vendo I/O repetido ou reinicializações do controlador, discordo de fazer varreduras longas antes de copiar o que for possível.

Se o pendrive estiver estável, o Disk Drill é uma primeira tentativa sensata porque preserva nomes de arquivos e pastas melhor do que ferramentas apenas de carving.

Prós do Disk Drill

• Pré-visualizações fáceis
  • Bom para pendrives FAT32/exFAT/NTFS
  • Melhor organização de arquivos do que ferramentas básicas

Contras

• A recuperação gratuita é limitada no Windows
  • Varreduras profundas podem retornar muito lixo
  • Não é ideal para hardware USB com falha física

Concordo com @voyageurdubois sobre ter cautela, mas nem todo pendrive saudável precisa de imagem primeiro. E concordo com @codecrafter e @mikeappsreviewer sobre verificar autosaves do Office e pastas na nuvem, embora eu verificasse primeiro a quarentena e indícios de erro no estilo SMART. Se os arquivos forem críticos, recupere primeiro os menores documentos insubstituíveis e depois as fotos.