Como recuperar dados de um cartão CF com arquivos de imagem perdidos?

Estou tentando recuperar arquivos de imagem perdidos de um cartão CompactFlash depois que as fotos desapareceram repentinamente durante uma transferência. O cartão tem fotos importantes de que preciso para o trabalho, e espero que alguém possa recomendar os melhores passos ou software de recuperação de dados de cartão CF que realmente funcionem.

Eu fotografo eventos para viver e, sim, poucas coisas parecem piores do que colocar um cartão CompactFlash em um leitor e não ver nada, ou alguma mensagem horrível de corrupção. Já aconteceu comigo depois de trabalhos longos, depois de casamentos, depois de serviços em que não havia segunda chance. A boa notícia é que os arquivos muitas vezes ainda estão lá. Você precisa parar de mexer no cartão e recuperá-los da maneira certa.

Se você quer o caminho mais rápido e com menos complicação, eu começaria com um software de recuperação dedicado em vez de ficar pulando entre ferramentas gratuitas aleatórias. Tive os melhores resultados com Disk Drill. O que me convenceu foi a forma como ele lidou com grandes conjuntos de arquivos RAW como CR2, NEF e ARW, além de clipes de vídeo fragmentados de gravações com bitrate mais alto. O PhotoRec até recuperou dados para mim uma vez, mas despejou tudo em uma pilha gigante com arquivos renomeados, o que foi brutal de organizar. O Recuva era razoável para coisas básicas, mas depois desmoronava com formatos de câmera profissionais. O Disk Drill pareceu menos bagunçado, e a opção de visualização me poupou tempo porque eu podia verificar os arquivos antes de restaurá-los.

O que eu faria primeiro

1. Instale o aplicativo de recuperação na unidade principal do seu computador. Coloque-o na sua unidade interna ou em outro disco íntegro. Não instale nada no cartão CF.
  2. Faça uma imagem completa do cartão. Se o cartão estiver instável, lento ou apresentando erros de leitura, crie primeiro um backup byte a byte. Faça a varredura da imagem, não do cartão. Aprendi isso tarde, e faz diferença.
  3. Execute a varredura. Escolha o cartão CF, ou o arquivo de imagem que você criou, e então deixe a varredura terminar. Não a interrompa porque você está ficando impaciente.
  4. Visualize o que ele encontra. Abra fotos e vídeos dentro dos resultados e verifique o que está intacto antes de restaurar qualquer coisa.
  5. Recupere para uma unidade diferente. Salve os arquivos resgatados no seu SSD, disco rígido ou armazenamento externo. Nunca os grave de volta no mesmo cartão CF.

Enquanto a varredura está em andamento, aqui está a parte em que as pessoas erram. Corrupção geralmente significa que o mapa do sistema de arquivos está danificado, não os dados da imagem em si. Então, seu trabalho é evitar sobrescrever qualquer coisa e manter o cartão estável pelo tempo suficiente para extrair os dados dele.

Regras que eu não quebraria

1. Pare de usar o cartão. Nada de fotos de teste. Nada de apagar. Nada de tentar mais uma sequência para ver se ele ainda funciona. Cada gravação coloca os arquivos antigos em risco.
  2. Não formate quando o computador pedir. Use um leitor de cartão, não o cabo USB da câmera. Se o Windows ou o macOS mostrar um aviso para formatar, clique em não. Eu sei que o aviso parece estar ajudando. Não está.
  3. Verifique se o sistema ainda reconhece o cartão. No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, abra o Utilitário de Disco. Se o cartão aparecer com o tamanho esperado, o software de recuperação ainda tem boas chances. Se o computador não o detectar de jeito nenhum, ou se o cartão tiver sofrido dano físico, você está entrando em território de laboratório, e um serviço como o CleverFiles data recovery começa a fazer mais sentido.
  4. Espere que alguns vídeos recuperados fiquem estranhos. As fotos geralmente voltam mais limpas do que os vídeos. Se um clipe não abrir, tente o VLC Media Player e configure-o para sempre reparar arquivos AVI danificados. Para cabeçalhos corrompidos, o Untrunc me ajudou uma vez com um conjunto de arquivos destruído de um gravador. É feio, mas vale a tentativa.
  5. Conserte o cartão só depois que os arquivos estiverem seguros. Depois que tudo for copiado e verificado, aí sim lide com o cartão. O CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no Mac pode corrigir erros do sistema de arquivos. Na maioria das vezes, eu formato o cartão na câmera antes de usá-lo novamente. Se o cartão continuar dando problema, eu aposento ele. Não vale o risco.

Então é isso, não entre em pânico, mas também não improvise. Retire o cartão, faça a varredura corretamente, recupere para outra unidade e verifique os arquivos antes de fazer qualquer outra coisa. Eu já consegui recuperar trabalhos de cartões CF que pareciam mortos. Aqui, ir devagar e com cuidado é o que funciona.

Se as fotos desapareceram durante a transferência, eu também olharia para o leitor e para o caminho da transferência, não só para o cartão. Já vi leitores USB baratos causarem danos parciais no diretório enquanto os dados das imagens permaneciam intactos. Então sim, recupere primeiro, mas troque o leitor antes de fazer qualquer outra coisa.

@mikeappsreviewer cobriu o fluxo principal de recuperação. Eu discordo em um ponto. Eu testaria 2 ferramentas, não ficaria preso a uma só desde o início. O Disk Drill é uma primeira escolha sólida porque lida bem com formatos RAW de fotos e a visualização prévia economiza tempo. Se ele não encontrar a estrutura de pastas, execute o PhotoRec depois como uma segunda etapa para recuperação baseada em assinatura. Saída mais bagunçada, cobertura melhor. Essa combinação já salvou mais de um despejo de cartão CF para mim.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão CF em um leitor confiável.
  2. Verifique que o SMART não é relevante aqui, então foque na estabilidade de leitura e se a capacidade aparece corretamente.
  3. Se o cartão montar, ainda não copie nada dele.
  4. Faça a varredura com o Disk Drill e classifique os resultados por tipo de arquivo e data.
  5. Restaure para outra unidade.
  6. Compare a contagem de arquivos recuperados com o que a sessão de fotos deveria ter.

Para SEO e redação simples, use isto:
Recuperar arquivos de um cartão CF formatado, guia passo a passo para recuperação de fotos

Além disso, se você quiser uma explicação visual rápida, isto é bom:
assista a um rápido passo a passo de recuperação de fotos em cartão CF

Mais uma coisa. Se as miniaturas aparecem, mas as imagens completas falham, suas chances de recuperação completa são menores. Ainda assim, vale a pena fazer a varredura o quanto antes. O tempo importa, e ainda não reformate.

Eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @viajantedoceu só mencionaram de leve: se estas forem fotos de trabalho, faça primeiro uma imagem do cartão CF, mesmo que ele pareça legível. Não apenas por segurança, mas porque alguns cartões CF começam a se degradar rapidamente quando passam a apresentar erros. Uma segunda varredura completa depois pode, na verdade, retornar menos arquivos. Aprendi isso da forma irritnte.

Minha opinião também é um pouco diferente quanto à ordem do software. Eu não partiria direto para um monte de ferramentas, uma após a outra, a menos que a primeira tentativa seja fraca. Cada leitura extra em um cartão instável ainda é estresse. Comece com uma varredura sólida, de preferência em uma imagem do cartão, e só use uma segunda ferramenta se necessário. Para isso, o Disk Drill faz sentido porque é muito bom na recuperação de fotos de cartões CompactFlash e permite visualizar os arquivos recuperáveis antes de salvá-los em outro lugar.

Algumas verificações práticas que as pessoas ignoram:

• Tente um leitor diferente e uma porta USB diferente
  • Desative quaisquer aplicativos de importação automática/fotos antes de reconectar o cartão
  • No Windows, verifique o Visualizador de Eventos em busca de erros de disco/leitura
  • No Mac, veja o Console se o cartão continuar desconectando
  • Se o cartão ficar anormalmente quente, pare de mexer nele

Além disso, se os arquivos desapareceram durante a transferência, não ignore também a unidade de destino. Às vezes o cartão está bom e o aplicativo/banco de dados de importação é que se confundiu. Pesquise primeiro pela extensão do arquivo no computador: CR2, CR3, NEF, ARW, JPG, DNG, seja qual for o formato que sua câmera usa.

Se você precisar de mais leitura, isto é relevante:
Dicas de recuperação de fotos de cartão CompactFlash e soluções reais de usuários

Versão curta: pare de usar o cartão CF, clone-o se possível, escaneie o clone com o Disk Drill, recupere para outra unidade e depois decida se o cartão está inutilizado. Se o computador não conseguir detectar o cartão de forma consistente, pule o faça você mesmo e procure um profissional antes que piore.

Eu verificaria primeiro uma coisa que os outros apenas sugeriram: se as fotos “ausentes” na verdade já estão no computador, mas o aplicativo de importação as ocultou. Já vi Lightroom, Photos e ferramentas de importação dos fabricantes travarem no meio da transferência e depois deixarem arquivos em uma pasta temporária ou datada, enquanto mostram uma importação incompleta. Antes de mexer mais no cartão CF, pesquise na unidade de destino por extensão e por tamanho de arquivo, não apenas pelo nome do arquivo.

Se os arquivos realmente desapareceram da visualização do cartão, eu concordo em grande parte com @viajantedoceu, @mike34 e @mikeappsreviewer, mas eu pularia o CHKDSK ou o First Aid até que a recuperação esteja concluída e verificada. Essas ferramentas podem fazer uma bagunça recuperável parecer mais limpa, enquanto sacrificam silenciosamente referências de arquivos.

Minha ordem seria:

1. Leitor diferente, cabo/porta diferente.
  2. Verifique se o cartão informa a capacidade correta.
  3. Se estiver estável, crie uma imagem do cartão CF.
  4. Examine essa imagem com o Disk Drill primeiro.
  5. Somente se os resultados estiverem incompletos, use depois uma ferramenta baseada em assinaturas.

Prós do Disk Drill:

• bom suporte para fotos RAW
  • as visualizações ajudam a filtrar lixo
  • estrutura de recuperação mais limpa do que a de muitas ferramentas gratuitas

Contras do Disk Drill:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem ser lentas
  • às vezes encontra muitas duplicatas/fragmentos RAW

Uma discordância em relação à mentalidade de tentar muitas ferramentas rapidamente: em um cartão CF instável, releituras em excesso não saem de graça. Se o cartão desconectar, ficar extremamente lento ou apresentar erros de E/S, pare de tentar por conta própria e envie para um laboratório. Esse é o limite.