O armazenamento do meu iPhone está sendo consumido por documentos e dados, mas eu não quero apagar e reinstalar todos os meus apps porque posso perder configurações, downloads ou informações salvas. Já limpei o que pude e o armazenamento continua aumentando. Qual é a maneira mais segura de liberar espaço no iPhone e reduzir os documentos e dados dos apps sem reinstalá-los?
Enfrentei a mesma bagunça no meu iPhone. Documentos e Dados continuavam crescendo como tralha numa gaveta que eu já tinha arrumado. Em uma semana, o WhatsApp estava ocupando alguns GB, o Fotos ainda mostrava um uso enorme mesmo depois de eu limpar minha biblioteca, e o telefone começou a ficar lento até em coisas simples.
Quando o armazenamento fica muito baixo, os iPhones começam a ficar estranhos rápido. Vi apps travarem ao abrir, a câmera pausar antes de tirar uma foto, e um aparelho mais antigo até entrou em loop na inicialização por um tempo. Documentos e Dados é um pacote misturado, não uma categoria limpa. Inclui arquivos de cache, dados de sites, restos de apps, mídia salva, informações de login e downloads antigos que você esqueceu que estavam lá.
Se o maior vilão do seu armazenamento for um app de mensagens, comece por ele. O WhatsApp incomoda menos do que a maioria. Abra o WhatsApp, vá em Configurações, depois Armazenamento e Dados, depois Gerenciar Armazenamento. Ele lista conversas grandes e arquivos pesados para você cortar primeiro o que mais ocupa espaço. Messenger e Facebook são um problema no iPhone. O iOS não oferece um botão decente para limpar o cache deles. Desinstalar App não resolve a parte que importa, porque mantém os dados. O que funcionou para mim foi apagar o app por completo e depois instalá-lo de novo. Bruto, sim. Mas derrubou o uso de armazenamento de GB para MB de uma vez.
Fotos é uma dor de cabeça à parte. Passei por uma fase em que o Fotos ainda dizia ocupar cerca de 10 GB mesmo depois de eu já ter limpado a biblioteca e esvaziado Apagados Recentemente. Há alguns lugares fáceis de ignorar. Verifique Álbuns Compartilhados. Verifique Meu Compartilhamento de Fotos se o seu telefone ainda mostrar isso. Esses itens podem não estar óbvios na visualização principal da biblioteca, mas ainda ocupam espaço. Também percebi que as contagens de armazenamento às vezes travam. Reiniciar ajudou uma vez. Em outra, tive que desligar o Fotos do iCloud, esperar e depois ligar de novo para que o iOS reconstruísse o cache local. Não é elegante, mas corrigiu a contagem errada.
Para apps como YouTube, Netflix e Apple TV, Documentos e Dados geralmente é armazenamento oculto de downloads. Eu achava que não tinha nada salvo offline, então encontrei downloads antigos parados dentro dos apps. Você precisa abrir cada app e verificar a própria seção de downloads. Também olhe em Configurações, depois Armazenamento do iPhone. A Apple organiza os apps por tamanho ali, o que ajuda a parar de adivinhar. O Safari é um dos poucos lugares em que o iOS oferece uma opção direta de limpeza. Se você tocar em Safari, pode remover dados de sites e às vezes recuperar algumas centenas de MB sem muito esforço.
Passei tempo demais fazendo isso manualmente. Todo mês, a mesma rotina, a mesma lentidão, os mesmos avisos aparecendo. Em algum momento testei um app de limpeza separado porque estava cansado de vasculhar álbuns e menus de apps. O que continuei usando foi o Clever Cleaner.
O que o tornou útil para mim foi o jeito direto. A seção Heavies coloca as maiores fotos e vídeos na sua frente primeiro, então você não fica rolando sem parar tentando encontrar um único clipe gigante em 4K de seis meses atrás. Também há uma seção Similars, que agrupa fotos quase duplicadas. Se o rolo da sua câmera estava como o meu, dez versões do mesmo recibo, da mesma foto do pet, do mesmo prato de comida, isso economiza muito tempo.
Também gostei de um detalhe específico. Ele processa as coisas no telefone, não enviando sua biblioteca para outro lugar. Sou exigente com a privacidade das fotos, então conferi isso. Ele também mostra os tamanhos dos arquivos com mais clareza do que o app Fotos padrão mostrava para mim, o que tornou as exclusões menos no escuro e menos arriscadas.
Depois que limpei armazenamento suficiente, a diferença ficou óbvia. Menos travamentos. Nada de avisos constantes de Armazenamento Quase Cheio. A gravação de vídeo parou de falhar na pior hora. Se o seu telefone parece lento e lotado mesmo depois de você apagar coisas, eu começaria pelos apps de mensagens, depois Fotos, depois downloads de streaming. Se você usar o limpador, esvazie Apagados Recentemente de novo no final ou o espaço liberado não vai voltar por completo. Esqueci disso uma vez. Etapazinha irritante, mas sim, faz diferença.
Pule a rota de reinstalação por enquanto. Muito do inchaço em “Documentos e Dados” vem de caches de sincronização, uploads que falharam e arquivos locais antigos que o iOS mantém por perto.
Tente isto primeiro.
-
Force um recálculo do armazenamento.
Reinicie o iPhone. Depois verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone após 5 a 10 minutos no Wi-Fi e na energia. Os números de armazenamento do iOS travam com mais frequência do que as pessoas admitem. -
Desative a Atualização em 2º Plano dos apps que mais pesam.
Instagram, TikTok, Drive, Dropbox, apps de podcast, apps de e-mail. Eles continuam acumulando cache e arquivos temporários em segundo plano. -
Altere o histórico de mensagens.
Ajustes, Apps, Mensagens, Manter Mensagens, defina para 1 Ano ou 30 Dias se isso for aceitável para você. Anexos antigos são um grande vilão oculto. -
Remova anexos grandes sem apagar conversas.
Em Armazenamento do iPhone, abra Mensagens, revise Fotos, Vídeos, GIFs, Figurinhas, Principais Conversas. Exclua por categoria. Isso economiza muito mais do que apagar textos aleatórios. -
O app Mail é traiçoeiro.
Se o armazenamento do Apple Mail estiver enorme, remova e adicione novamente a conta de e-mail. Não o app inteiro. Isso limpa o cache local de e-mail enquanto mantém o app e sua configuração. É meio chato, mas funciona. -
App Arquivos.
Abra Arquivos, No Meu iPhone, Downloads e pastas de apps. Também esvazie Apagados Recentemente em Arquivos. As pessoas esquecem disso o tempo todo. -
Gravador, Podcasts, GarageBand.
Eles armazenam mídia local e dados de projeto fora dos lugares que a maioria das pessoas verifica.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre descarregar ser inútil. Para alguns apps, descarregar e reinstalar pela App Store mantém os dados do app, mas substitui o binário, o que às vezes reduz a sujeira. Não é uma solução mágica, mas vale tentar antes da exclusão completa.
Se as fotos forem uma grande parte da bagunça, o Clever Cleaner é uma das melhores opções para encontrar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas rapidamente. Se você quiser uma checagem de segurança primeiro, este texto sobre se apps de limpeza com IA são seguros e avaliados por pesquisadores de segurança é uma leitura razoável.
Última coisa, sincronize uma vez. Conecte na energia, ligue no Wi-Fi, deixe bloqueado por um tempo. O iOS faz tarefas de limpeza em segundo plano. Parece bobo, mas sim, às vezes ele libera espaço sozinho.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viaggiatoresolare disseram: às vezes o problema não é o cache do app em si, e sim a bagunça de indexação do iOS após atualizações. Spotlight, dados da Siri, análise de fotos e arquivos de log podem inflar os relatórios de armazenamento e fazer Documentos e Dados parecer pior do que realmente é.
Algumas coisas para tentar que são diferentes do conselho habitual de apagar/reinstalar:
- Altere a configuração de data/hora para automática se você já a desativou alguma vez. Parece bobo, mas tarefas de sincronização travadas podem manter arquivos temporários por perto.
- Desative a Siri para apps que você quase não usa: Ajustes > Siri. Esses arquivos de aprendizado específicos de apps vão se acumulando.
- Verifique as vozes baixadas: Ajustes > Acessibilidade > Conteúdo Falado > Vozes. O mesmo vale para dicionários e dados de tradução offline.
- Remova arquivos antigos de atualização do iOS se houver algum em Armazenamento do iPhone.
- Se o Safari estiver ocupando muito espaço, limpe também o cache offline da Lista de Leitura, não apenas os dados dos sites.
- No Música, procure faixas lossless baixadas. Elas são enormes.
Eu meio que discordo da ideia de só esperar o iOS se corrigir sozinho. Às vezes acontece, às vezes absolutamente não lol.
Se o seu problema de armazenamento for principalmente fotos/vídeos, o Clever Cleaner é realmente útil porque ele encontra arquivos gigantes e duplicados rapidamente sem forçar você a apagar apps. Se quiser entender melhor como ele funciona em casos reais de limpeza, confira avaliações reais do app Clever Cleaner feitas por usuários de iPhone.
Versão curta para pessoal de SEO e pessoas normais: o armazenamento de Documentos e Dados do iPhone geralmente cresce por causa de mídia em cache, anexos de mensagens, downloads offline, sobras de sincronização, dados do Safari e arquivos de indexação do sistema. A forma mais rápida de reduzir Documentos e Dados no iPhone sem reinstalar apps é limpar anexos grandes, remover conteúdo offline, apagar fotos e vídeos duplicados e deixar o iOS recalcular o armazenamento após a limpeza.