Meu WD My Passport de repente parou de aparecer corretamente, e ele tem fotos importantes e arquivos de trabalho dos quais eu não fiz backup em nenhum outro lugar. Estou tentando descobrir se a recuperação de dados DIY do WD My Passport vale o risco ou se devo ir direto a um profissional antes de piorar as coisas.
Já passei por essa bagunça com um WD My Passport antes e, sim, a situação piora rápido. Na maioria das vezes, esses drives funcionam bem por anos. Aí, um dia, eles travam, somem ou começam a apresentar erros estranhos, e seu estômago afunda.
O primeiro passo é simples. Pare de usar o drive agora. Se arquivos foram excluídos ou o drive está se comportando de forma estranha, cada gravação extra coloca mais coisas suas em risco. Aprendi isso da pior maneira com um arquivo antigo de fotos. Deixei conectado, tentei correções aleatórias e piorei a situação.
Verifique a unidade antes de fazer qualquer outra coisa
No Windows, clique com o botão direito em Iniciar e abra o Gerenciamento de Disco.
O que você quer ver é a unidade WD listada ali com aproximadamente o tamanho correto. Se ela aparecer, mesmo que a partição pareça danificada, você ainda tem uma boa chance de lidar com a recuperação por conta própria.
Se ela não aparecer de jeito nenhum, ou estiver fazendo cliques, rangidos, zumbidos, ou girando para cima e para baixo, pare. Nesse ponto, eu trataria isso como falha de hardware. O software não vai consertar uma cabeça de leitura defeituosa ou uma placa em processo de falha. Um laboratório de recuperação é o caminho mais seguro.
O que eu faria se o computador ainda o reconhecesse
Se a unidade for reconhecida, eu começaria com um software de recuperação. Já testei vários ao longo do tempo e, para um WD My Passport, eu escolheria o Disk Drill. O principal motivo é que ele lida com os sistemas de arquivos com os quais essas unidades normalmente vêm, NTFS, FAT32 e exFAT, e é menos irritante de analisar do que algumas das ferramentas mais antigas.
Baixe e instale no seu computador principal. Não o instale na unidade WD da qual você está tentando recuperar os dados.
Abra o programa e depois conecte o My Passport.
Selecione a unidade e inicie a varredura com 'Procurar dados perdidos.'
Escolha 'Varredura Universal' se essa opção aparecer. Leva mais tempo, mas tive resultados melhores com ela em unidades externas danificadas.
Enquanto ele faz a varredura, comece a verificar os arquivos encontrados. Normalmente vou direto em 'Excluídos ou perdidos' e 'Reconstruídos'. A visualização importa muito. Se uma foto abrir na visualização ou um documento parecer normal ali, suas chances de uma recuperação limpa são boas.
Marque os arquivos que você quer, clique em 'Recuperar' e salve-os em outro lugar. Não de volta na mesma unidade WD. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando estão em pânico.
Duas outras ferramentas que as pessoas mencionam bastante
Para erros pequenos, há opções mais leves.
O Recuva é bom se você excluiu alguns arquivos e a própria unidade ainda funciona normalmente. A interface parece antiga, e eu não confiaria nele para corrupção séria, mas para exclusão acidental básica ele é rápido e fácil.
O TestDisk é o que as pessoas mencionam quando uma partição desaparece ou o disco de repente aparece como não inicializado. É gratuito, baseado em texto e meio implacável. Já o vi restaurar uma tabela de partição e trazer arquivos de volta sem uma recuperação completa, o que é ótimo quando funciona. Também já vi pessoas mexerem na configuração errada e piorarem ainda mais a situação. Então é isso, vá com cuidado.
A parte em que as pessoas mais erram com unidades My Passport
Esta parte importa mais do que a maioria dos guias admite.
Não retire a unidade da caixa plástica, a menos que você conheça o comportamento exato do modelo e tenha um bom motivo. Muitas unidades My Passport usam criptografia por hardware na placa de ponte USB dentro do gabinete. Se você remover a unidade sem o gabinete e conectá-la de outra forma, os dados geralmente aparecem como lixo, espaço RAW ou um volume vazio. Vi alguém fazer isso achando que o problema era o gabinete, e isso transformou um dia ruim em um ainda pior. Se a porta USB estiver danificada, faz mais sentido mandar reparar a placa com alguém que tenha habilidade em soldagem do que tentar contorná-la.
Se você definiu uma senha pelo WD Security, vai precisar dela. Não há atalho esperto aqui. A criptografia por hardware AES-256 está fazendo o trabalho dela. As ferramentas de recuperação não vão ler os arquivos até que a unidade seja desbloqueada pelo método da própria WD.
Após a recuperação, corrija sua configuração
Depois que seus arquivos estiverem seguros, faça um plano de backup que você realmente siga. Não precisa ser nada sofisticado. Um segundo drive externo ajuda. OneDrive ou Google Drive também ajudam para as coisas com que você mais se importa. Hoje em dia, a WD indica o Acronis para as pessoas, o que é bom, mas até mesmo uma cópia simples das suas pastas importantes em outro lugar é melhor do que passar por toda essa rotina de pânico de novo.
Se o seu drive ainda aparecer no Gerenciamento de Disco e permanecer silencioso, eu tentaria primeiro um software. Se ele não aparecer mais lá ou estiver fazendo ruídos estranhos, eu não continuaria testando.
Eu dividiria isso em uma pergunta. O disco está falhando fisicamente ou o sistema de arquivos está corrompido.
Se o seu WD My Passport gira normalmente, mostra o tamanho correto em algum lugar no Windows e não faz cliques, vale a pena tentar por conta própria. Se ele faz cliques, some depois de alguns segundos, pede para formatar ou trava o Explorer de vez, eu pararia rápido. Esses sintomas costumam piorar a cada reconexão.
Pequena discordância com @mikeappsreviewer. Eu não começaria escaneando o disco original se os dados importam muito. Eu o clonaria primeiro, setor por setor, para outro disco, e depois trabalharia a partir do clone. Menos leituras em um disco fraco. Melhores chances se ele se degradar no meio do processo. No Windows, HDD Raw Copy Tool é a opção mais fácil. No Linux ou Mac, ddrescue é a escolha mais segura se você souber usá-lo.
Se o disco estiver estável o suficiente para ser lido, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados do WD My Passport. É mais fácil organizar os arquivos por visualização e tipo de arquivo do que em muitas ferramentas mais antigas. Recupere para um disco diferente. Nunca de volta para o Passport. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso.
Uma pegadinha do My Passport. Não abra o gabinete a menos que você conheça a configuração exata da placa. Muitos modelos da WD vinculam a ponte USB à criptografia por hardware. Se você trocar o caminho de conexão, seus arquivos vão parecer embaralhados.
Para uma explicação simples, este guia de recuperação de dados do Western Digital My Passport é bom: assista a este passo a passo de recuperação de dados do WD My Passport
Versão curta. Fazer por conta própria é aceitável para dano lógico. Ruídos estranhos, ciclos de desconexão, cheiro de queimado, porta USB morta sem detecção alguma, é hora do laboratório. Isso custa mais, mas pior ainda é tornar a recuperação impossível.
Se fosse o meu WD My Passport, eu trataria o DIY como uma possibilidade, não como um sim automático.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque, mas sou um pouco mais conservador sobre quando parar. As pessoas ouvem “a unidade é detectada” e presumem que isso significa que é seguro continuar mexendo nela. Nem sempre. Uma unidade ainda pode aparecer e estar meio morta.
Minha regra é bem simples:
- DIY é razoável se a unidade ligar normalmente, permanecer conectada e você conseguir ler pelo menos alguns setores sem travamentos
- DIY não vale a pena se ela continuar desconectando, ficar absurdamente lenta, tiver um cheiro estranho ou fizer qualquer ruído de clique/chiado
Além disso, eu não executaria CHKDSK, First Aid, “scan and repair” ou qualquer utilitário da WD que queira “corrigir” o disco antes da recuperação. Esse tipo de coisa é para depois que seus arquivos estiverem seguros, não antes. Gente demais transforma dados recuperáveis em dados perdidos com essas ferramentas de reparo. É meio brutal.
Antes de procurar arquivos, leia isto sobre por que criar uma imagem completa do disco antes da recuperação de dados pode salvar seus arquivos. Clonar primeiro é importante porque cada leitura extra de um My Passport com falha pode piorar a recuperação. Trabalhe a partir da cópia se puder, não do original.
Se a unidade estiver estável o suficiente, o Disk Drill é uma escolha decente para recuperação de dados do WD My Passport porque é mais fácil visualizar fotos e documentos do que em algumas ferramentas mais antigas. Eu não chamaria isso de mágica, mas para danos lógicos geralmente é uma das opções menos irritantes.
Um ponto em que vou insistir mais do que @mikeappsreviewer: se forem fotos de família insubstituíveis ou arquivos de trabalho críticos, seu “orçamento” deve incluir pelo menos considerar um laboratório antes de fazer experiências. DIY é mais barato até deixar de ser.
Estou um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer aqui. “Detectado” não é a mesma coisa que “saudável o suficiente para fazer experimentos.”
O que eu avaliaria primeiro é o comportamento, não apenas a visibilidade:
- mostra a capacidade correta e permanece online = talvez seja seguro para fazer você mesmo
- aparece como 0 bytes, some no meio da varredura ou trava o sistema inteiro = pare
- qualquer clique, chiado, repetição de girar/parar de girar = nada de faça você mesmo
Concordo com @sonhadordobosque e @viaggiatoresolare em uma coisa importante: evite ações de reparo antes da recuperação. Nada de formatar, nada de CHKDSK, nada de “inicializar disco”, nada de diagnósticos da WD tentando corrigir metadados.
Uma coisa que eu acrescentaria: verifique o SMART com uma ferramenta somente leitura se a unidade permanecer conectada. Se setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura estiverem aumentando, esse é o aviso de que o tempo é limitado.
Para casos apenas de software, o Disk Drill é uma opção razoável.
Prós:
- visualização fácil dos arquivos
- bom para fotos/documentos em volumes lógicos danificados
- menos intimidador do que ferramentas no estilo TestDisk
Contras:
- não faz milagres em hardware instável
- varreduras profundas podem ser lentas
- limites de recuperação na versão paga podem incomodar algumas pessoas
Então sim, a recuperação de dados DIY do WD My Passport pode valer a pena, mas somente se a unidade estiver calma e consistente. Se os arquivos forem realmente insubstituíveis, eu limitaria meus próprios testes bem cedo e consideraria um laboratório antes que a curiosidade se transforme em perda permanente.