Meu disco rígido externo está formatado como exFAT, e alguns arquivos importantes desapareceram depois que ele foi desconectado inesperadamente. Não tenho backup e preciso de orientação sobre a maneira mais segura de recuperar arquivos de um disco rígido exFAT sem piorar a perda de dados.
Se este for um disco externo exFAT e os arquivos acabaram de ser excluídos, ainda não entre em pânico. Excluir algo geralmente não apaga os dados reais do arquivo imediatamente. Na maioria das vezes, o exFAT apenas marca esse espaço como livre, o que significa que os arquivos ainda podem ser recuperáveis, desde que você não grave nada novo no disco.
O mais importante é isto: pare de usar o disco imediatamente. Isso importa mais do que qualquer ferramenta de recuperação que você escolher.
Não copie nada para ele, não formate se o Windows pedir, não execute o CHKDSK primeiro e não instale software de recuperação nesse mesmo disco. Tudo isso pode piorar a situação ao sobrescrever os dados excluídos ou alterar o sistema de arquivos antes que você tenha a chance de recuperar qualquer coisa.
Eu desligaria o disco até você estar pronto para trabalhar nele e, depois, o conectaria a um PC com Windows. Se for um disco rígido externo, também preste atenção aos sinais físicos. Cliques, ruídos de raspagem, desconexões aleatórias ou não aparecer de forma consistente são sinais ruins.
Verifique primeiro as coisas mais simples
Antes de presumir que os arquivos sumiram, faça uma verificação rápida de sanidade. Às vezes, o Windows simplesmente não está mostrando as coisas corretamente, ou os arquivos estão ocultos.
- Pesquise a pasta ou os nomes dos arquivos ausentes na Busca do Windows.
- Ative Mostrar arquivos ocultos no Explorador de Arquivos.
- Se você se sentir à vontade usando o Prompt de Comando, pode tentar o comando
attribpara remover atributos ocultos.
Parece básico, mas vale a pena fazer isso antes de começar a verificar a unidade inteira.
Se os arquivos realmente foram excluídos
Foi aí que eu usaria um software de recuperação. Tive uma boa experiência com Disk Drill em uma unidade externa exFAT depois de excluir uma pasta que eu achava que já tinha copiado para outro lugar. Foi simples de usar e recuperou quase tudo de que eu precisava.
A forma como eu lidaria com isso:
- Instale o Disk Drill na unidade principal do seu computador, não na unidade exFAT afetada.
- Se a unidade externa parecer instável, crie primeiro uma imagem de disco e faça a varredura nela em vez de verificar a unidade original repetidamente.
- Selecione a unidade exFAT ou a imagem de disco.
- Execute a Varredura Universal.
- Deixe a varredura terminar em vez de interrompê-la antes do tempo.
- Visualize os arquivos que são importantes para você.
- Recupere-os para uma unidade diferente, nunca de volta para a mesma.
A versão para Windows também permite recuperar até 100 MB gratuitamente, então você pode pelo menos confirmar se ela consegue encontrar seus arquivos antes de pagar por qualquer coisa.
Outras opções
O Disk Drill seria minha primeira escolha para uma situação normal de arquivo excluído, mas não é a única ferramenta que vale a pena mencionar.
Se o problema for mais como uma partição quebrada ou danificada, o TestDisk pode ser mais adequado. É gratuito e existe há muito tempo, mas não é nem de longe tão amigável se você não estiver acostumado com esse tipo de ferramenta. É uma boa opção, só não é a que eu entregaria a um iniciante sem alguma cautela.
E se você tiver um backup recente pelo Histórico de Arquivos, OneDrive ou alguma outra ferramenta de backup, use isso primeiro. Restaurar a partir de um backup geralmente é mais rápido e seguro do que tentar recuperar dados excluídos.
Se o Windows disser que a unidade precisa ser formatada
Se você vir algo como:
Você precisa formatar a unidade antes de poder usá-la.
ainda não a formate.
Se a unidade ainda aparecer no Gerenciamento de Disco e mostrar a capacidade correta, há uma boa chance de que o problema seja corrupção do sistema de arquivos, e não falha física. Muitas vezes, um software de recuperação consegue ler dados de uma unidade mesmo quando o Windows se recusa a abri-la normalmente.
Mas eu pararia de tentar uma recuperação por conta própria se a unidade:
- fizer cliques ou ruídos de raspagem,
- desconectar durante as verificações,
- mostrar a capacidade errada,
- não aparecer em vários computadores,
Esses sintomas se parecem mais com falha de hardware, e tentativas repetidas podem tornar a recuperação mais difícil.
Quando um laboratório de recuperação faz mais sentido
Se a unidade caiu, molhou, não gira direito ou continua desconectando, o software provavelmente não é a opção mais segura. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação geralmente é a melhor escolha.
A maioria dos laboratórios confiáveis faz uma avaliação gratuita e trabalha com base em “sem dados, sem cobrança”. O custo pode variar bastante, mas muitas vezes fica em algum ponto entre US$300 e bem mais de US$1.000, dependendo do problema. Isso parece doloroso, mas para fotos de família, arquivos comerciais ou qualquer coisa realmente insubstituível, pode valer a pena.
No melhor cenário, isso é apenas exclusão acidental ou corrupção do exFAT. Ambos são bastante recuperáveis se você parar de usar a unidade imediatamente. Foi isso que salvou meus arquivos, e ainda é o primeiro conselho que eu daria aqui.
Uma exclusão acidental limpa é um problema bem diferente de uma unidade que continua desconectando do USB no meio da varredura. Se for o primeiro caso, a recuperação por software tem uma chance razoável, mas se a desconexão foi causada por um cabo ruim, gabinete, ou unidade com falha, cada varredura longa é mais um teste de estresse. Eu tentaria primeiro um cabo/porta USB diferente, depois, se a unidade continuar visível, faria uma imagem dela e examinaria a imagem em vez do original. O Disk Drill é bom para uma varredura normal voltada ao usuário, mas não julgue a recuperação pelo fato de o Windows conseguir navegar na unidade. As ferramentas de recuperação ainda podem ver arquivos mesmo quando o Explorer não mostra nada. A grande regra ainda é a entediante: recupere para outro disco, nunca de volta para a unidade exFAT.
Uma pasta ausente após uma desconexão acidental é um problema. Uma unidade que continua desaparecendo porque o disco ou o gabinete USB está falhando é um problema diferente e bem pior.
No exFAT, desapareceu pode significar algumas coisas diferentes, e elas não têm a mesma probabilidade. Se a entrada do diretório foi danificada, o conteúdo dos arquivos ainda pode estar lá, mas os nomes e a estrutura das pastas podem ter sumido em parte. Se os arquivos foram excluídos e nada novo foi gravado, isso geralmente é melhor. Se o Windows ou alguma ferramenta de reparo já corrigiu a unidade, a limpeza pode ter alterado os metadados, o que pode dificultar uma recuperação organizada mesmo que os dados brutos dos arquivos ainda existam.
Concordo com o conselho de fazer uma imagem primeiro, mas eu seria mais rigoroso com isso se a unidade se desconectou inesperadamente. Uma varredura normal de recuperação pode durar horas. Se a unidade estiver instável, isso é muito tempo exigindo que um disco duvidoso continue funcionando. A ordem mais segura é:
- Pare de usar a unidade exFAT.
- Não deixe o Windows formatá-la ou repará-la.
- Não execute o CHKDSK antes da recuperação.
- Copie ou crie uma imagem da unidade inteira em outro disco se ela permanecer conectada por tempo suficiente.
- Execute as ferramentas de recuperação na cópia/imagem.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar.
A parte do em outro lugar não é opcional. As pessoas ainda recuperam arquivos de volta para a mesma unidade porque parece conveniente, e depois se perguntam por que a segunda metade da recuperação está corrompida. Isso pode sobrescrever exatamente o espaço do qual você está tentando recuperar dados.
O Disk Drill é bom se a unidade estiver legível e você quiser uma interface direta. É especialmente razoável para verificar se os arquivos perdidos estão visíveis antes de gastar muito esforço. Mas eu não trataria nenhum aplicativo de recuperação como um botão mágico de reparo. Se ele encontrar os nomes dos arquivos e a árvore de pastas, ótimo. Se ele encontrar apenas arquivos reconstruídos por tipo, espere resultados bagunçados: nomes aleatórios, pastas originais ausentes e alguns arquivos que têm pré-visualização, mas não abrem por completo. Isso é normal com metadados exFAT danificados.
Uma ressalva que as pessoas esquecem: se esse disco rígido externo for na verdade um SSD externo ou uma unidade flash formatada em exFAT, a recuperação de arquivos excluídos pode ser muito pior. O TRIM ou a limpeza do controlador flash podem remover rapidamente os dados antigos. Com um disco rígido USB mecânico, os dados excluídos geralmente permanecem até serem sobrescritos. Com SSDs e algumas mídias flash, pode não restar nada útil mesmo que um programa de recuperação liste entradas antigas.
Antes de fazer qualquer coisa complicada, eu verificaria apenas as coisas que não gravam: tente outro cabo, outra porta USB e talvez outro computador só para ver se a unidade mostra a capacidade correta. Não clique em nenhum aviso de verificar e corrigir. Se ela mostrar a capacidade correta e permanecer conectada, faça uma imagem. Se mostrar a capacidade errada, fizer cliques, ligar e desligar a rotação ou cair offline durante a cópia, pare de mexer nela e decida se os arquivos valem um laboratório.
A resposta realista é sim, arquivos de uma unidade exFAT muitas vezes podem ser recuperados sem backup. A resposta menos agradável é que a qualidade da recuperação depende do que realmente aconteceu depois da desconexão. Se foi apenas uma remoção inadequada e um pequeno dano no sistema de arquivos, você pode recuperar muita coisa. Se a unidade estiver falhando fisicamente ou se os arquivos ausentes tiverem sido sobrescritos, nenhum software vai simplesmente colocar tudo de volta educadamente do jeito que estava.
Não execute “reparar”, “inicializar” ou “formatar” apenas para fazer a unidade parecer normal novamente. Essa é a armadilha dos problemas com exFAT: o sistema operacional pode oferecer uma correção rápida antes que você tenha copiado qualquer coisa, mas essa correção pode reescrever estruturas do sistema de arquivos. Isso pode transformar uma árvore de pastas recuperável em uma pilha de arquivos sem nome.
Sim, a recuperação é possível sem backup, mas eu trataria a unidade como evidência, não como uma unidade com defeito que você está tentando tornar utilizável. O objetivo não é fazer com que ela monte corretamente. O objetivo é extrair os arquivos antes que a situação mude. Se o disco mostrar o tamanho correto, eu faria primeiro um clone/imagem dele e depois analisaria o clone. Se você pular isso porque só precisa de “alguns arquivos”, pelo menos faça uma varredura cuidadosa e recupere para outro disco físico. Não continue tentando cinco ferramentas diferentes no original se ele estiver desconectando.
Um detalhe pequeno que as pessoas deixam passar: se os seus arquivos ausentes estavam dentro de um único arquivo contêiner grande, como uma biblioteca do Fotos, PST do Outlook, imagem de VM, ZIP ou banco de dados, a recuperação pode ser mais complicada do que o normal. Recuperar o nome do arquivo não significa que o conteúdo desse arquivo esteja intacto. A visualização importa. O Disk Drill é razoável para isso porque você pode ver se ele encontra arquivos reconhecíveis antes de investir muito tempo, mas se a unidade estiver fazendo cliques, ficando offline ou mostrando a capacidade errada, pare de usar software e considere a recuperação em laboratório. Software é para mídia legível. Não é uma cura para um disco que está morrendo.