Meus arquivos do disco rígido externo desapareceram e não faço ideia do motivo

Meu disco rígido externo estava funcionando bem, mas quando o conectei hoje, a maioria dos meus arquivos havia sumido e não faço ideia do que causou isso. A unidade ainda aparece no meu computador, então espero que os dados ainda estejam lá. Preciso de ajuda para descobrir por que os arquivos desapareceram do meu disco rígido externo e o que posso fazer para recuperá-los com segurança.

Se o Windows ainda vê a unidade e atribui a ela uma letra normal, eu consideraria isso um pequeno alívio. Pelo que já vi, isso geralmente aponta para uma bagunça no sistema de arquivos, registros de pastas corrompidos ou algum outro problema lógico, não para uma unidade completamente morta. Já tive isso acontecer com um HDD externo antigo. Parecia vazio. O espaço usado ainda estava lá. Os arquivos eram recuperáveis.

O que eu não faria primeiro seria tentar repará-la.

Recupere seus arquivos primeiro. Preocupe-se em consertar a unidade depois.

Algumas coisas que eu evitaria de imediato:

1. Não formate a unidade, mesmo que o Windows mostre o aviso para formatar.
  2. Não grave nada novo na unidade.
  3. Não execute o CHKDSK ainda. Já vi ele limpar o sistema de arquivos e ao mesmo tempo dificultar a recuperação, já que reescreve partes da estrutura da qual você está tentando extrair dados.

Antes de instalar qualquer coisa ou começar a escanear, verifique o básico:

1. Ative Itens ocultos no Explorador de Arquivos.
  2. Veja o espaço usado da unidade. Se os números ainda parecerem próximos do que você espera, seus dados geralmente ainda estão lá.
  3. Troque o cabo USB ou conecte em outra porta. Parece bobo, mas já tive um cabo ruim fazendo uma unidade parecer meio quebrada.

Se os arquivos ainda não aparecerem e não houver backup, eu partiria para um software de recuperação.

Eu começaria com Disk Drill. Usei porque a interface era simples e eu não precisei adivinhar meu caminho entre dez modos de recuperação. A parte de que mais gostei foi a criação de imagem de disco. Se a sua unidade externa começar a desconectar, ficar extremamente lenta ou agir de forma estranha durante as leituras, crie uma imagem primeiro. Isso gera uma cópia completa da unidade em nível de setor, e então você escaneia a cópia em vez de forçar o disco original repetidamente.

Esta é a ordem que eu usaria:

1. Instale o Disk Drill na sua unidade interna principal ou em outro disco saudável. Não instale no disco com problema.
  2. Abra o programa e selecione a unidade externa com os arquivos ausentes.
  3. Se a unidade parecer instável, crie primeiro uma imagem de disco com a ferramenta integrada e depois escaneie o arquivo de imagem.
  4. Se a unidade parecer estável, clique em Search for lost data.
  5. Quando ele perguntar o tipo de escaneamento, escolha Universal Scan. Eu faria isso quase sempre. Ele reúne vários métodos de recuperação em uma única passada, busca de arquivos excluídos, registros de sistema de arquivos danificados, verificação de partições perdidas e detecção por assinatura de arquivo.
  6. Deixe o escaneamento terminar. Unidades grandes demoram. Eu sei, é arrastado.
  7. Revise os resultados e visualize alguns arquivos, especialmente os importantes. Eu sempre testo algumas fotos, documentos ou vídeos antes de recuperar um lote grande.
  8. Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Nunca os coloque de volta no mesmo disco externo durante a recuperação.

No Windows, o Disk Drill oferece até 100 MB de recuperação gratuita, o suficiente para testar se os arquivos ausentes estão aparecendo antes de você gastar dinheiro.

Depois que seus arquivos importantes estiverem seguros, aí sim eu pensaria em reparar ou fazer uma reformatação completa. Se a unidade continuar agindo de forma estranha depois disso, eu não confiaria mais nela para nada importante. Eu a substituiria.

Um caso em que eu abandonaria rapidamente a tentativa de resolver por conta própria é suspeita de falha de hardware. Se a unidade faz cliques, ruídos de raspagem, perde a conexão a cada poucos minutos, leva uma eternidade para responder ou desaparece do Windows, eu a desconectaria e a deixaria em paz. Software não vai consertar hardware com falha. Mais escaneamentos às vezes empurram uma unidade fraca ainda mais ladeira abaixo.

Se os arquivos forem muito importantes, fotos de família, arquivos de trabalho, pastas de projetos antigos, coisas que você não vai conseguir de volta, eu pularia a recuperação caseira e procuraria um serviço profissional de recuperação de dados. Caro, sim. Ainda assim é a opção mais segura quando a própria unidade parece estar com problema.

Se a unidade ainda monta e mostra a capacidade normal, eu verificaria se os arquivos estão ausentes ou se a tabela de arquivos está corrompida. Essas são coisas diferentes. @mikeappsreviewer está certo em evitar gravar novos dados. Concordo em pular a formatação. Sou um pouco menos rígido quanto ao CHKDSK, porém. Eu o uso só depois de retirar as coisas importantes, nunca antes.

Algumas verificações extras que eu faria primeiro:

1. Abra o Gerenciamento de Disco.
    Veja se a partição ainda mostra o tamanho e o sistema de arquivos corretos. Se aparecer como RAW, isso indica corrupção.

2. Verifique a saúde SMART.
    Use o CrystalDiskInfo ou a ferramenta do fabricante da unidade. Se você vir setores realocados, setores pendentes ou erros de leitura aumentando, pare de mexer na unidade e copie os dados rapidamente.

3. Tente outro computador.
    Isso descarta um controlador USB ruim, problema de driver ou algum problema estranho no perfil do Windows. Já vi unidades parecerem vazias em um PC e normais em outro. Besteira, mas acontece.

4. Veja no Visualizador de Eventos.
    Logs do Windows, Sistema. Filtre por Disk, Ntfs, Kernel-PnP. Erros repetidos de E/S dizem mais do que o Explorador de Arquivos.

Se os arquivos ainda tiverem sumido, o Disk Drill é uma escolha sólida. Eu o usaria para uma varredura de recuperação de dados de unidade externa, especialmente se você precisar recuperar um disco rígido corrompido e restaurar arquivos ausentes de um HDD externo. Faça a varredura primeiro, visualize os arquivos e depois recupere para um disco diferente.

Além disso, se suas pastas sumiram depois de conectar a uma TV, roteador, DVR ou Mac, verifique os nomes dos arquivos e as permissões. Alguns dispositivos deixam o disco em um estado bagunçado.

Isto também pode ajudar se você quiser uma visão rápida sobre como recuperar arquivos de um disco rígido corrompido.

Se o espaço usado ainda corresponder ao que você espera, suas chances normalmente são boas. Se a unidade clicar ou desconectar, pare e procure um profissional.

Se a unidade ainda monta e mostra a capacidade esperada, eu também verificaria se isso é um problema de permissões/visualização antes de me aprofundar. Nem tudo que parece excluído realmente sumiu. Já vi o Windows atribuir um contexto de usuário diferente após uma atualização, e de repente as pastas parecem vazias até que a propriedade/permissões sejam corrigidas. Então clique com o botão direito em uma das pastas principais, se você ainda conseguir ver alguma, verifique Segurança e veja se a sua conta realmente tem acesso.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno sobre não gravar na unidade. Onde discordo um pouco é que às vezes as pessoas partem para varreduras com software rápido demais. Primeiro verifique se os arquivos foram transformados em atalhos, especialmente se a unidade já foi conectada a um PC público ou a uma máquina suspeita. Malware adora fazer isso. Também execute isto no Prompt de Comando na letra da unidade externa:

attrib -h -r -s /s /d X:\*.*

Substitua X pela letra da sua unidade. Isso pode revelar os arquivos se eles só estiverem marcados como ocultos/do sistema. Truque antigo, ainda funciona com mais frequência do que o pessoal pensa.

Outra coisa: verifique a lixeira com ferramentas que mostram itens excluídos por unidade e pesquise diretamente na unidade com curingas como *.jpg ou *.docx a partir da raiz. Às vezes a árvore de pastas está corrompida, mas os arquivos ainda são indexados.

Se as verificações básicas falharem, então sim, o Disk Drill é um próximo passo sólido para recuperação de dados de HD externo, especialmente se a unidade estiver visível, mas os arquivos tiverem desaparecido. Eu o usaria para visualizar o que é recuperável antes de alterar qualquer coisa no disco.

Também vale a leitura: história real de sucesso na recuperação de dados de HD externo

Um aviso que ninguém menciona o suficiente: se isso aconteceu logo depois de uma falha na remoção segura, queda de energia ou ao conectar em uma TV, a estrutura de pastas pode só estar embaralhada, não apagada. Irritante, mas dá para corrigir. Se a unidade começar a fazer cliques ou travar o Explorer, pare de mexer com ela porque é aí que o faça você mesmo vira por que eu piorei tudo.