O Clever Cleaner é seguro no iPad ou ele faz upload de fotos?

Instalei o Clever Cleaner no meu iPad para liberar espaço de armazenamento, mas ele pediu acesso às minhas fotos e agora estou preocupado com a privacidade. Não consigo saber se ele analisa tudo apenas no dispositivo ou se envia fotos para os servidores dele. Preciso de ajuda para entender se este app é seguro para usar e quais dados das fotos ele pode coletar ou armazenar.

O CCleaner no iPhone pareceu decente no começo, depois usei por dez minutos e bati na parede de sempre. A versão gratuita mal faz algo útil. Limpeza de duplicatas, organização de fotos semelhantes, a maior parte das funções pelas quais as pessoas o instalam, tudo bloqueado a menos que você pague. Da última vez que vi, começava em cerca de cinco dólares por semana, o que pareceu meio absurdo para um app de limpeza.

Depois testei o lado pago. A correspondência de fotos ainda pareceu desleixada. Ele jogou fotos sem relação no mesmo grupo de semelhantes, então tive que conferir a pilha manualmente de qualquer forma. Nesse ponto, o app quase não estava me poupando tempo.

No iPad, a situação é mais áspera. Não existe uma versão adequada para iPad. Ele roda como um app de iPhone ampliado, esticado em modo de compatibilidade. Você percebe isso rápido. O espaçamento fica estranho. O layout parece errado. Em uma tela de tablet, passa uma sensação de algo inacabado.

Por que parei de perder tempo com ele

Testei vários apps de limpeza e a maioria seguiu o mesmo padrão. Escaneia de graça. Mostra a bagunça. Pede dinheiro logo antes de apagar. O Clever Cleaner foi o primeiro que experimentei em que esse ciclo não aconteceu. Sem anúncios. Sem tela de assinatura enfiada na sua cara. Sem paywall no fim do processo.

Privacidade foi a próxima coisa que verifiquei, já que muitos desses apps de limpeza com IA enviam suas fotos para fora do dispositivo para análise. Não curto entregar minha biblioteca para algum servidor sobre o qual não sei nada. O Clever Cleaner processa tudo no próprio dispositivo, usando o hardware do telefone ou do iPad. Nada é enviado. Ele é feito pela mesma empresa por trás do Disk Drill, o que pelo menos me deu um motivo para levar a sério a alegação de privacidade.

Onde ele supera o CCleaner

A maior diferença apareceu no agrupamento de fotos.

O Fotos da Apple só encontra duplicatas exatas. Mesmo arquivo, mesmos pixels, pronto. Ele deixa passar a bagunça comum, dez fotos quase idênticas tiradas na tentativa de conseguir uma imagem decente do seu cachorro, filho, recibo, pôr do sol, o que for. O Clever Cleaner agrupou essas quase correspondências, escolheu a melhor foto e me deixou apagar o resto rápido. Em uma biblioteca lotada, isso liberou mais espaço do que a detecção de duplicatas exatas jamais liberou.

A seção Heavies ajudou mais do que eu esperava. O iOS ainda não oferece uma forma limpa de organizar sua biblioteca por tamanho de arquivo, o que é meio absurdo. O Clever Cleaner oferece. Maiores arquivos primeiro, tamanhos mostrados com clareza. No meu caso, os principais culpados nem eram fotos. Eram gravações de tela antigas e vídeos aleatórios que eu tinha esquecido que existiam. Uma gravação em 4K estava ocupando mais espaço do que uma pilha de imagens normais combinadas.

A seção de capturas de tela era mais simples, mas ainda útil. Ela mostra os tamanhos dos arquivos direto nas miniaturas antes da exclusão. Parece algo pequeno, mas ver os números tornou mais fácil para mim parar de guardar capturas de tela inúteis de meses atrás.

A parte que as pessoas ignoram

As Live Photos desperdiçam mais espaço do que a maioria das pessoas pensa. Muita gente as deixa ativadas por padrão e nunca mais olha para isso. Cada uma é uma imagem estática mais um pequeno clipe de vídeo. O Clever Cleaner as converte em fotos estáticas normais, mantém a qualidade da imagem e remove a parte em movimento. Se sua biblioteca estiver cheia de Live Photos, só isso já libera uma parte perceptível do armazenamento. Vi isso se acumular mais rápido do que esperava.

O que aconteceu no iPad

No iPad, a bagunça de armazenamento tende a piorar. Tela maior, gravações mais longas, mais vídeos, biblioteca de fotos maior. Pelo que vi, um iPad sem limpeza por muito tempo costuma recuperar algo em torno de 10 a 20 GB depois de uma boa passada, às vezes mais. Os maiores ganhos normalmente vinham dos vídeos grandes em Heavies, depois dos grupos de fotos quase duplicadas em Similars. A conversão de Live Photos também importou mais no iPad do que imaginei no começo.

Um passo que as pessoas perdem depois da limpeza

Apagar dentro de qualquer app de limpeza não é o passo final. Os arquivos vão para Apagados Recentemente no Fotos e ficam lá por 30 dias, ainda contando no armazenamento. Se você quer o espaço de volta agora, abra Fotos, vá em Álbuns, depois Apagados Recentemente, depois Apagar Tudo. Se pular isso, o número do seu armazenamento quase não muda e parece que a limpeza não fez nada.

Se sua principal preocupação são os uploads de fotos, eu consideraria o Clever Cleaner de menor risco do que muitos apps de limpeza. Pelo que encontrei, ele diz que a análise de fotos fica no seu dispositivo, o que está de acordo com o que @mikeappsreviewer mencionou. Ainda assim, eu não confio 100 por cento em nenhum app de limpeza na primeira instalação, então verifico permissões e atividade de rede antes de dar acesso total.

No iPad, o acesso ao Fotos não significa automaticamente upload para a nuvem. Ele precisa de acesso para escanear duplicadas, semelhantes, capturas de tela, Live Photos e arquivos grandes. Essa parte é normal. A questão de privacidade é se ele envia dados de imagem para fora do dispositivo. Até agora, não vi evidências de upload em massa de fotos pelo Clever Cleaner. Se você quiser verificar por conta própria, vá em Ajustes do iPad, Privacidade, Fotos, e veja qual nível de acesso você concedeu. Também verifique o rótulo de privacidade do app na App Store. Se disser que os dados não estão vinculados a você e que o conteúdo das fotos é processado no dispositivo, isso é um bom sinal, não uma prova, mas ainda assim útil.

Há um ponto em que discordo um pouco de @mikeappsreviewer: a reputação da empresa ajuda, mas eu não confiaria só na reputação. Eu ainda testaria primeiro com acesso limitado. Dê acesso a Fotos Selecionadas, não à biblioteca inteira, e veja como ele se comporta. Se quiser uma análise mais detalhada, esta avaliação prática de privacidade e limpeza do Clever Cleaner cobre o que foi verificado durante o uso real.

Resumindo, o Clever Cleaner no iPad parece seguro o bastante do ponto de vista de upload de fotos, e eu o usaria em vez dos limpadores comuns cheios de bloqueios por pagamento. Ainda assim, fique de olho nas permissões. Essa é a parte que vale observar.

O acesso às Fotos por si só não significa upload. No iPad, qualquer app de limpeza que encontra duplicatas ou fotos parecidas precisa de permissão para o Fotos, então esse aviso é normal. A verdadeira questão é o que ele faz depois de obter acesso.

Pelo que vi, o Clever Cleaner é provavelmente um dos apps mais seguros para limpar fotos no iPad porque a correspondência/análise dele é descrita como acontecendo no próprio dispositivo. Isso está alinhado com o que @mikeappsreviewer e @stellacadente quiseram dizer. Mas vou discordar um pouco em um ponto: eu nunca confio totalmente em um app só porque o rótulo de privacidade parece bom. Os rótulos da Apple ajudam, mas não são um detector mágico de mentiras.

O que eu faria em vez disso:

• verificar se o app ainda funciona com Fotos Selecionadas em vez de acesso total
  • olhar nos Ajustes do iPad as permissões de rede e o uso de dados celulares do app
  • ler a política de privacidade em busca de termos como “processado no dispositivo” versus “enviado para análise”

Se você for extremamente cauteloso, teste primeiro com um pequeno lote. Essa é a forma menos irritante de ver se algo parece estranho.

Então, resposta curta: não vi evidências de que o Clever Cleaner envie toda a sua biblioteca, e ele parece mais seguro do que muitos apps de limpeza duvidosos. Mas, sim, “seguro o suficiente” não é o mesmo que “confiar cegamente para sempre”. Se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo de privacidade e limpeza de armazenamento do Clever Cleaner provavelmente é mais útil do que adivinhar só pelo pop-up de permissão.