Eu limpei arquivos temporários e o cache no meu iPhone porque o armazenamento estava quase cheio, mas mal recuperei espaço. Eu esperava uma redução maior nos dados do sistema ou em outro armazenamento, e agora não tenho certeza do que realmente está ocupando espaço. Preciso de ajuda para entender por que limpar arquivos temporários não libera muito espaço e o que devo verificar em seguida.
Os Dados do Sistema ficarem maiores do que todos os seus apps juntos parece errado. Isso também aconteceu comigo, e a Apple não explica claramente o que está ocupando isso nem o que fazer depois.
Por que apps pequenos acabam consumindo gigabytes
O que eu vi foi simples. Apps como Instagram, TikTok, Spotify e navegadores guardam partes do que você vê no celular. Trechos de vídeo, miniaturas, pedaços de áudio, recursos de páginas. Eles fazem isso para que o próximo carregamento pareça mais rápido.
O problema é que o armazenamento do iPhone continua acumulando essas coisas. O iOS limpa parte disso, mas geralmente só quando o armazenamento fica baixo o bastante para forçar a questão. Não em nenhum cronograma de limpeza regular. Então um app listado com 60 MB na App Store acaba ocupando 1 GB, 2 GB, às vezes mais depois de meses de uso normal. Não é bug. Só é irritante.
Por que limpar o cache muitas vezes parece inútil
Aprendi isso do jeito difícil.
Primeiro, assim que você abre os apps de novo, eles começam a encher o cache outra vez. Dê algumas horas rolando a tela e o medidor começa a subir de novo.
Segundo, o cache muitas vezes não é o principal problema. Minha biblioteca de fotos era de longe a maior bagunça. Fotos quase duplicadas, gravações de tela antigas, vídeos em 4K que eu tinha esquecido, capturas de tela de recibos e atualizações de entrega. Limpar o Safari me deu algum espaço, claro, mas quase não fez diferença perto de limpar fotos e vídeos.
Como limpei arquivos temporários sem bagunçar o celular
Fiquei primeiro nas opções de menor risco.
- Reinicie o iPhone
Reiniciar uma vez por semana ajudou mais do que eu esperava. Isso limpa logs temporários soltos e pequenos arquivos de sistema restantes. Nenhuma configuração mudou. Nenhum dado de app foi perdido.
- Limpe os dados do Safari
Vá em Ajustes > Apps > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites.
Isso remove cache salvo de sites, imagens, scripts e alguns restos de navegação. Também desconecta você de muitos sites, então esteja pronto para senhas e autenticação em dois fatores.
- Se você usa Chrome, limpe dentro do Chrome
Abra o Chrome e depois vá em Configurações > Privacidade e segurança.
Safari e Chrome tratam isso separadamente. No começo eu não percebi isso.
- Para apps sem botão de limpar cache, apague e reinstale
Instagram, Facebook, TikTok e vários outros muitas vezes não dão uma opção adequada de limpar cache no iPhone. Apagar o app e instalá-lo de novo foi a única coisa que encontrei que eliminou completamente o lixo acumulado do app. Sua conta continua intacta, mas downloads offline e preferências locais do app talvez precisem ser configurados de novo.
Por que os arquivos temporários continuam voltando
Nada está quebrado. É assim que os apps funcionam.
Cada sessão adiciona mais dados locais. Limpar o cache apaga a pilha que você já tinha, e então a próxima sessão começa uma nova pilha. Então parei de tratar isso como uma solução única. É manutenção. Igual a esvaziar a pasta Downloads em um laptop.
Onde as coisas começaram a piorar para mim
O celular ficou pior quando o armazenamento livre caiu para algo em torno de 10 a 15 por cento.
Nesse ponto notei travamentos, atraso na câmera, recarregamentos aleatórios de apps e mais falhas. Antes disso, o cache extra era feio no gráfico de armazenamento, mas nem sempre perceptível. Depois de passar dessa linha, o desempenho caiu rápido.
O que mais ajudou sem usar um computador
A limpeza manual resolveu a sujeira do navegador e o cache dos apps, mas não mexeu no verdadeiro vilão do armazenamento: minha biblioteca de fotos.
Usei Clever Cleaner para essa parte. O que mais me chamou atenção foi como ele era direto.
A seção Heavies coloca seus maiores arquivos primeiro, com os tamanhos mostrados claramente. A minha estava cheia de vídeos antigos e gravações de tela que eu tinha esquecido que existiam. Ver os maiores culpados no topo poupou muito tempo de procura.
A seção Similars agrupa fotos quase iguais, não só duplicatas exatas. Fotos em sequência, cinco tentativas do mesmo ângulo, primeiras tentativas borradas, esse tipo de coisa. Passei pelos lotes e mantive a melhor. Muito mais rápido do que organizar a biblioteca à mão, sem comparação.
Ele processa no dispositivo, o que importou para mim mais do que eu esperava.
Depois que liberei cerca de 20 GB entre fotos quase duplicadas, vídeos antigos e as etapas normais de limpeza de cache, o celular parou de travar. Os Dados do Sistema ainda variavam um pouco, mas deixaram de ser um problema porque o armazenamento já não estava mais lotado até a borda.
Limpar arquivos temporários no iPhone muitas vezes quase não faz nada porque eles costumam ser apenas uma pequena parte do problema.
O que geralmente ocupa espaço:
-
Fotos e vídeos.
Alguns clipes em 4K ocupam mais espaço do que meses de cache do navegador. Um minuto de vídeo em 4K/60 fps costuma ter cerca de 400 MB. Dez minutos já ficam pesados rapidinho. -
Mensagens.
Fotos, notas de voz, figurinhas e anexos de vídeo ficam lá por anos. Verifique em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens. -
Mídia baixada.
Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts. Os arquivos offline não aparecem de um jeito óbvio, e as pessoas esquecem que eles existem. -
Documentos e Dados dos apps.
Isso é diferente do cache temporário. Um app de chat com anos de mídia ou um app de notas com digitalizações cresce muito. Limpar o cache não vai mexer em grande parte disso. -
Atraso na atualização do relatório de armazenamento do iOS.
Essa parte importa. Os números de armazenamento do iPhone nem sempre são atualizados na hora. Já vi levar horas depois da limpeza, às vezes só após carregar e reiniciar.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: o cache é reconstruído rápido. Discordo um pouco sobre reiniciar fazer muita diferença. Ajuda com pequenos arquivos temporários, claro, mas se você precisa recuperar 10 GB, reiniciar não vai te salvar.
O melhor é olhar o Armazenamento do iPhone e começar pelos maiores apps. Se Fotos estiver enorme, use o Clever Cleaner para encontrar fotos duplicadas, vídeos grandes e imagens parecidas mais rápido. Isso costuma liberar espaço de verdade, não aquelas falsas vitórias de 300 MB. Também vale ver este clipe curto sobre como liberar espaço no iPhone rapidamente. Armazenamento me irrita também, pra ser sincero.
Limpar arquivos temporários no iPhone geralmente parece inútil porque eles raramente são o principal fator ocupando armazenamento. “Dados do Sistema” também não é uma lixeira organizada que você pode esvaziar quando quiser. Isso inclui caches, logs, índices, sobras de atualizações, fontes, vozes da Siri, fragmentos de mídia transmitida e coisas que o iOS recria quando necessário. Então, sim, você apaga 500 MB e o iOS silenciosamente reconstrói metade disso.
Concordo com @mikeappsreviewer que o cache volta rápido. Meio que discordo de @voyageurdubois em apenas uma coisa: às vezes, o próprio gráfico de armazenamento é o problema. O relatório de armazenamento do iPhone pode demorar bastante para atualizar ou simplesmente ficar estranho por um tempo.
O que eu verificaria em seguida, em vez de repetir limpezas de cache:
- Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, depois espere um minuto para ele calcular tudo
- Anexos grandes em Mensagens
- Gravações
- Downloads no app Arquivos
- Downloads de Podcasts
- Mídia do WhatsApp/Telegram dentro do app, não apenas em Armazenamento do iPhone
- Apagados Recentemente em Fotos
Além disso, se o Fotos for o verdadeiro vilão, limpar cache não vai adiantar nada. É aí que algo como o Clever Cleaner realmente faz mais sentido, especialmente para fotos duplicadas, imagens parecidas e vídeos enormes. Esta análise do Clever Cleaner para limpeza de armazenamento no iPhone explica isso melhor do que a Apple, para ser sincero.
Versão curta: arquivos temporários geralmente são as migalhas, não a pizza.
O que costuma surpreender as pessoas é isto: o armazenamento do iPhone não é um armário de arquivos comum. “Dados do Sistema” é em parte um buffer dinâmico, em parte índices, em parte itens que podem ser apagados, e em parte coisas que o iOS se recusa a explicar claramente. Então, apagar arquivos temporários pode liberar espaço, mas o gráfico quase não muda porque o iOS reclassifica ou reconstrói parte disso quase imediatamente.
Eu concordo em grande parte com @voyageurdubois, @boswandelaar e @mikeappsreviewer que o cache raramente é o principal vilão. Onde eu discordo um pouco é da ideia de que Dados do Sistema é sempre uso “real” no sentido prático. Parte disso é mais como espaço de trabalho reservado. Parece assustador, mas nem sempre é a parte que você precisa perseguir primeiro.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar e que não são o conselho habitual de “limpar cache”:
- Anexos de e-mail e caixas de correio offline podem crescer silenciosamente
- Livros/PDFs no Apple Books
- GarageBand, iMovie, CapCut e apps semelhantes armazenam ativos de projeto enormes
- Salvamentos offline da Lista de Leitura do Safari
- Pacotes de atualização de apps esperando em segundo plano
- Cópias locais do iCloud Drive em Arquivos
Além disso, se o seu telefone estava quase cheio, o iOS pode já ter comprimido e apagado todos os dados temporários que podia remover com segurança. Isso significa que, quando você limpa o cache manualmente, simplesmente não sobra muita coisa para recuperar.
A melhor pista não é Dados do Sistema. É se o espaço livre continua caindo de novo depois de um ou dois dias. Se sim, um app ou sua biblioteca de fotos/vídeos é o verdadeiro vazamento.
Se Fotos for o problema, o Clever Cleaner é realmente útil para o óbvio:
Prós:
- rápido para detectar fotos duplicadas e semelhantes
- bom para encontrar vídeos grandes
- mais fácil do que procurar manualmente
Contras:
- não é uma solução mágica para Dados do Sistema de verdade
- você ainda precisa revisar antes de apagar
- menos útil se o seu problema de armazenamento forem downloads, mensagens ou documentos de apps
Então sim, limpar arquivos temporários muitas vezes parece inútil porque meio que é. Os maiores ganhos geralmente vêm de bibliotecas de mídia, downloads e dados inchados de apps, não de migalhas de cache.