Por que os aplicativos estão usando mais armazenamento do que as fotos no meu iPhone?

Verifiquei o armazenamento do meu iPhone e percebi que os aplicativos estão ocupando mais espaço do que minhas fotos, o que não faz sentido para mim. Não adicionei muitos aplicativos novos, então estou tentando descobrir o que está usando tanto armazenamento e como liberar espaço sem apagar nada importante. Alguém pode explicar por que os aplicativos do iPhone usam tanto armazenamento e o que devo verificar primeiro?

Por que a barra “Aplicativos” fica enorme no iPhone

Passei por isso também e, sim, parece quebrado quando o gráfico de armazenamento diz que Aplicativos ocupou um espaço gigante sem motivo óbvio. Fica pior quando aumenta de um dia para o outro, ou quando você remove coisas e a barra mal se mexe.

O que o iPhone rotula como “Aplicativos” não são só os apps que você instalou. Normalmente isso inclui algumas partes separadas:

O que há dentro de “Aplicativos”

1. O próprio app
    Este é o arquivo de instalação, o código necessário para iniciá-lo.

2. Seus dados do app
    Logins salvos, preferências, arquivos locais, downloads, saves de jogos.

3. Arquivos de suporte
    Arquivos de idioma, recursos, pacotes extras que o app usa.

4. Cache
    Esta é a parte que eu continuei subestimando. Apps sociais, apps de vídeo, navegadores, todos eles acumulam arquivos temporários.

Por que isso dobra do nada

Pelo que vi, o crescimento do cache é o motivo mais comum. Se você passou tempo no TikTok, Instagram, YouTube, Netflix, Spotify, coisas assim, o celular armazena dados temporários para que o app carregue mais rápido depois. Aí o iOS atualiza a contagem de armazenamento quando consegue, então o salto parece aleatório, mesmo que os arquivos já estivessem se acumulando.

Fotos são mais fáceis de entender porque ficam ali como arquivos fixos. Os apps continuam criando mais dados secundários quanto mais você os usa. Então um app que você baixou com 300 MB acaba ocupando 3 GB depois de meses. Aconteceu comigo com um app de podcasts e um app de mapas. O tamanho da instalação era pequeno. Os dados restantes não eram.

Desinstalar app não é o mesmo que apagar

Essa parte confunde muita gente.

Se você escolher Desinstalar App, o iPhone remove o pacote do app, mas mantém seus documentos e dados. Então, se um jogo usa:

• 200 MB para o app
  • 4 GB para conteúdo baixado e cache

Desinstalar devolve cerca de 200 MB. Só isso.

Se você quiser recuperar todo o espaço, use Apagar App. Isso remove o app e os dados armazenados dele. Se o gráfico de armazenamento ainda parecer errado depois de apagar, às vezes o iOS demora para atualizá-lo. Já vi isso levar um tempo. Às vezes também fica algum armazenamento residual do sistema.

Onde verificar os números reais

Vá aqui:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Espere a lista terminar de carregar. Depois toque em qualquer app. Normalmente você verá duas linhas:

• Tamanho do App
  • Documentos e Dados

Essa tela é o mais próximo de uma resposta real no iPhone. Ela mostra se o problema é a instalação do app ou as coisas que o app foi acumulando com o tempo.

Por que o celular fica lento quando o armazenamento está baixo

Essa foi a parte que notei primeiro. Meu celular ficou lento antes mesmo de eu descobrir para onde o espaço tinha ido. A câmera abria devagar. Os apps fechavam. Digitar ficava com atraso. Algumas coisas travavam sem motivo claro.

Pouco espaço livre parece fazer o iPhone engasgar porque o iOS ainda precisa de espaço para arquivos temporários, atualizações, indexação e tarefas normais em segundo plano. Quando você chega perto do aviso “Armazenamento Quase Cheio”, o desempenho tende a piorar rápido. Pelo menos o meu piorou.

O que tentei primeiro

Fiz a rodada de limpeza de sempre:

• apaguei mensagens antigas
  • limpei os dados do Safari
  • removi arquivos de Downloads
  • verifiquei anexos grandes
  • apaguei apps que eu mal usava

Ajudou um pouco. Não muito. Foi lento, irritante, e eu continuava esbarrando em becos sem saída.

A parte que me ajudou a resolver isso mais rápido

Acabei usando o Clever Cleaner depois de cansar de fuçar tudo manualmente.

O que mais me chamou atenção foi a organização dos arquivos. Encontrei clipes antigos em 4K que eu nem lembrava que tinha. A seção “Heavies” facilitou encontrar mídias grandes sem precisar rolar eternamente. Também usei a varredura de fotos semelhantes para reduzir fotos duplicadas e sequências. Para capturas de tela, ver os tamanhos dos arquivos me ajudou a decidir o que valia a pena apagar e o que não valia.

Uma coisa que verifiquei antes de manter o app instalado foi a privacidade. Pelo que vi, o processamento fica no próprio celular, o que era importante para mim.

Se você quer a versão curta

Se “Aplicativos” parece grande demais, a causa mais comum são arquivos em cache e dados de apps, não a instalação do app em si.

Se desinstalar quase não ajudou, isso é normal. Isso remove o app, não a maior parte dos dados armazenados.

Se você quiser confirmar, abra Armazenamento do iPhone e compare Tamanho do App com Documentos e Dados nos maiores vilões.

E se o seu celular estiver estranhamente lento, pouco armazenamento muitas vezes faz parte do problema. Ignorei isso por tempo demais, para ser sincero.

É normal que Aplicativos ocupem mais espaço do que Fotos no iPhone. É irritante, mas normal.

Grande parte do espaço está em dados de apps que você nem percebe:
downloads de vídeo, música offline, anexos de mensagens dentro dos apps, dados do navegador, arquivos antigos de atualização e caches inchados. Alguns apps crescem rápido. TikTok, Instagram, YouTube, Spotify, Discord, Mapas, Telegram e jogos costumam ser os culpados. Um único jogo com recursos baixados pode chegar a 5 GB a 20 GB. As Fotos costumam ficar menores se o Fotos do iCloud estiver ativado e a opção Otimizar Armazenamento do iPhone estiver habilitada.

Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O cache é um grande motivo, mas o Mensagens e os apps com muita mídia costumam ser os motivos mais discretos. As pessoas verificam Fotos e depois esquecem que as conversas do iMessage guardam muitos vídeos e notas de voz.

O que fazer:
Vá em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone.
Classifique os maiores apps.
Verifique Mensagens, Safari, Música, TV, Podcasts, Arquivos e qualquer app de streaming.
Dentro desses apps, remova os downloads offline.
No Safari, limpe o histórico e os dados dos sites.
No Mensagens, apague anexos grandes e conversas antigas.
Se um app não tiver um botão para limpar cache, apague e reinstale. Isso remove o lixo melhor do que desinstalar app.

Se você quiser uma limpeza mais rápida, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes, fotos duplicadas e outros itens que ocupam espaço. Ele aparece bastante em listas de apps gratuitos de limpeza para iPhone, incluindo melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone que valem a pena conferir.

Além disso, reinicie depois da limpeza. Os totais de armazenamento do iOS demoram para atualizar e às vezes parecem errados.

Aplicativos serem maiores que Fotos é na verdade bem normal no iPhone, mesmo que pareça errado à primeira vista.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sterrenkijker, mas eu acrescentaria mais um ponto: às vezes o Fotos parece menor não porque os apps sejam enormes, mas porque sua biblioteca de fotos está parcialmente descarregada no iCloud. Se Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativado, o celular mantém versões mais leves das fotos localmente, enquanto os apps mantêm toda a sua tranqueira localmente. Então a comparação é meio injusta.

Outro ponto sorrateiro são downloads dentro dos apps que você esqueceu:

• conteúdo offline do Netflix/YouTube/Spotify
  • áreas offline do Google Maps
  • podcasts
  • mensagens de voz
  • recursos de edição do CapCut, Canva, Lightroom etc.

Além disso, alguns apps reservam armazenamento e não o devolvem direito. O relatório de armazenamento do iOS também pode ser meio impreciso, sem mentira.

O que eu verificaria e que eles não enfatizaram muito:

• app Mail e anexos baixados
  • app Arquivos, especialmente Em Meu iPhone
  • Gravador
  • arquivos de projeto do GarageBand/iMovie
  • gerenciamento de mídia do WhatsApp/Telegram dentro do próprio app

Se você quiser limpar a bagunça visual mais rápido, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar vídeos grandes, duplicatas e capturas de tela sem ficar fuçando nos álbuns para sempre. Isso ajuda quando essa coisa de apps vs fotos acaba sendo os dois, rs.

Além disso, este vídeo é bom se você quiser um passo a passo grátis: veja como liberar armazenamento do iPhone grátis

Versão curta: geralmente são dados em cache, downloads, anexos e a otimização do iCloud fazendo o Fotos parecer menor do que realmente é. Não está quebrado, só é irritante.