Posso consertar um cartão SD corrompido sem perder meus dados?

Meu cartão SD parou de funcionar de repente depois que movi fotos e vídeos da minha câmera, e agora ele aparece como corrompido no meu computador e no meu celular. Eu não o formatei porque estou tentando recuperar os arquivos sem perder nada importante. Quais são as formas mais seguras de reparar um cartão SD corrompido e recuperar os dados sem piorar a situação?

Já vi tantos cartões SD darem problema ao longo dos anos que parei de prestar muita atenção no próprio pop-up assustador. A mensagem muda. O padrão não. Vi isso em cartões de câmera, armazenamento de drone, celulares Android antigos e alguns cartões que amigos me entregaram depois de acharem que suas fotos tinham sumido de vez.

O maior erro que continuo vendo é as pessoas tentarem “consertar” o cartão primeiro. Péssima ideia, na minha experiência. Um celular ou PC vai mostrar algo como “o cartão SD precisa ser formatado”, “repare esta unidade” ou “toque para corrigir”. Parece o próximo passo óbvio. Eu ignoro. Se os seus arquivos importam, deixe o cartão em paz por um minuto. Não o formate ainda.

Formatar muitas vezes faz o cartão voltar a ser montado, claro. Também torna a recuperação mais complicada do que precisava ser. Eu trato isso como dois trabalhos separados. Primeiro, tire seus dados dali. Depois disso, lide com o cartão.

Tire os arquivos do cartão SD corrompido primeiro

Quando a corrupção aparece, eu começo com software de recuperação, não com ferramentas de reparo. Muitas vezes os arquivos ainda estão lá, e o que quebrou foi o sistema de arquivos.

Do que já testei, o Disk Drill costuma ser por onde eu começo. Ele lidou bem com os problemas comuns que encontrei, formatação acidental, cartão RAW, sistema de arquivos corrompido, arquivos desaparecidos depois que uma transferência travou, esse tipo de coisa.

A parte à qual eu sempre voltava era a opção de backup byte a byte. Alguns cartões danificados pioram quanto mais você mexe neles. Aprendi isso do jeito mais irritante. Fazer uma imagem primeiro dá a você uma cópia para trabalhar e deixa o cartão original intocado. A ferramenta de pré-visualização também ajuda. Não gosto de recuperar um monte de nomes de arquivos para depois descobrir que metade das fotos está quebrada. Visualizar antes me poupou tempo.

Quando suas fotos, vídeos ou documentos estiverem copiados para algum lugar seguro, aí sim comece a tentar tornar o cartão utilizável de novo.

1. Execute o CHKDSK no Windows

Este geralmente é meu primeiro passo de reparo. O CHKDSK verifica o sistema de arquivos e tenta corrigir os erros que encontra.

Abra o Prompt de Comando como Administrador e depois execute:

chkdsk X: /r

Troque X pela letra da unidade do seu cartão SD.

Já vi isso funcionar em cartões nos quais o Windows ainda conseguia detectar o armazenamento, mas continuava reclamando de erros.

2. Tente o TestDisk

Se a partição sumiu, ou se o cartão aparece como não alocado, eu passo para o TestDisk.

Já usei isso em cartões que o Windows tratava como lixo vazio. A interface parece antiga e um pouco bruta, sim. Ainda assim, ele é bom em encontrar partições perdidas e reconstruir tabelas de partição quando elas ficam corrompidas.

Se você é o tipo de pessoa que não se importa em ler cada tela duas vezes antes de apertar Enter, vai ficar tudo bem.

3. Formate o cartão somente depois da recuperação

Se o CHKDSK não ajudar e o TestDisk não o trouxer de volta, eu formato o cartão.

Nesta etapa, seus arquivos importantes já devem estar armazenados em outro lugar. No Explorador de Arquivos, clique com o botão direito no cartão SD, escolha Formatar e selecione o sistema de arquivos. Eu geralmente escolho exFAT para cartões SD modernos, já que ele lida com arquivos grandes e tende a funcionar em mais dispositivos.

Depois de formatar, teste o cartão antes de colocar qualquer coisa importante nele. Eu normalmente copio alguns arquivos, ejeto, reconecto e verifico se acontece algo estranho.

Uma coisa que parei de ignorar: corrupção repetida geralmente significa que o cartão está no fim da vida útil. Se um cartão SD continua falhando, eu o aposento. Não confio nele para fotos, clipes de vídeo ou qualquer coisa cuja perda me deixaria furioso. Aprendi isso da maneira mais difícil.

Não tente reparar o cartão primeiro. Eu sei que @mikeappsreviewer disse que o CHKDSK é uma primeira etapa após a recuperação, mas eu seria ainda mais cauteloso do que isso. O CHKDSK é aceitável para um pendrive barato. Em um cartão SD com fotos importantes para você, às vezes ele corrige o sistema de arquivos jogando os arquivos em FOUND.000 ou cortando entradas corrompidas. Ótimo para o Windows, nem sempre ótimo para suas fotos.

O que eu faria:

1. Pare de usar o cartão.
    Nada de câmera, nada de celular, nada de tentativas de cópia. Cada gravação torna a recuperação mais difícil.

2. Use um bom leitor de cartões em um PC.
    Celulares são ruins para isso. Câmeras também. Um leitor USB muitas vezes reconhece cartões que esses dispositivos não reconhecem.

3. Faça primeiro uma imagem do cartão.
    Isso importa se o cartão estiver falhando, não apenas corrompido. O Disk Drill é bom aqui porque pode analisar o cartão ou sua imagem de backup. Trabalhe a partir da imagem, se possível.

4. Recupere os arquivos para outra unidade.
    Nunca salve os arquivos recuperados de volta no cartão SD.

5. Se o cartão estiver lendo devagar, desconectando ou mostrar tamanho incorreto, pule o reparo.
    Esses são sinais de falha de hardware, não apenas dano no sistema de arquivos.

Mais uma coisa que muita gente não percebe. Cartões SD falsos ou desgastados são comuns. Depois de recuperar seus dados, teste o cartão com H2testw no Windows ou F3 no Mac/Linux. Se falhar, descarte-o. Não confie nele novamente.

Além disso, esta é uma leitura sólida sobre dicas de recuperação de cartão SD corrompido e etapas de resgate de arquivos:
dicas de recuperação de cartão SD corrompido e etapas de resgate de arquivos

Se os arquivos forem muito importantes e o cartão não for detectado de forma alguma, pare por aí. Ferramentas faça você mesmo não vão ajudar muito nesse ponto. Uma empresa de recuperação é a opção mais segura.

Sim, às vezes. Mas o objetivo agora não é ‘consertar’ o cartão SD. É tirar os dados antes que o cartão piore.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @reveurdenuit, especialmente sobre evitar avisos de formatação/reparo. Onde eu discordo um pouco é das pessoas que partem para o reparo do sistema de arquivos cedo demais só porque o cartão ainda é detectado. Se as fotos importam, recuperação primeiro, reparo depois. Ponto final.

Algumas coisas que eu acrescentaria e que eles não abordaram muito:

• Se a sua câmera gravou os arquivos em rajadas, alguns vídeos podem estar fragmentados. Nesse caso, uma ferramenta básica de recuperação pode recuperar o arquivo, mas o vídeo pode não reproduzir corretamente. É por isso que eu usaria algo que possa escanear por assinatura e também visualizar os resultados. O Disk Drill é sólido para isso e bem fácil de usar em comparação com muitas das ferramentas antigas.
  • Se o cartão continuar desconectando, ficar muito quente ou de repente mostrar a capacidade errada, pare de mexer nele. Isso não é ‘corrupção’ no sentido normal, é um cartão morrendo.
  • Coloque a pequena trava no adaptador SD se você tiver um adaptador de tamanho normal. Não é uma proteção contra gravação perfeita, mas pode evitar gravações acidentais em alguns leitores.

Além disso, não fique tentando de novo no seu celular. Celulares são meio ruins para situações de recuperação, para ser sincero.

Se você quiser uma boa seleção de ferramentas, vale a pena dar uma olhada nesta lista:
melhor software de recuperação de cartão SD testado para recuperação de fotos e vídeos

Versão curta:

1. Pare de usar o cartão.
  2. Use um PC e um leitor de cartão confiável.
  3. Escaneie ou crie uma imagem dele com o Disk Drill.
  4. Recupere os arquivos para outra unidade.
  5. Só depois disso, decida se vale a pena reformatar o cartão ou simplesmente jogá-lo fora.

Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, talvez já tenha passado do ponto para fazer você mesmo. Nesse ponto, a recuperação em laboratório é a única opção real.

Estou com @reveurdenuit, @viajantedoceu e principalmente @mikeappsreviewer em um ponto importante: ainda não formate. Onde eu discordo um pouco é no seguinte: até mesmo fazer várias passagens de recuperação pode ser arriscado em um cartão fraco. Se o cartão ainda puder ser lido, tente identificar se o problema é corrupção lógica ou falha física antes de forçá-lo com varreduras.

Uma rápida verificação da realidade:

• Se o cartão mostra a capacidade correta e permanece conectado, suas chances são melhores.
  • Se ele desaparece no meio da leitura, informa 0 bytes, tamanho errado ou pede para ser inserido novamente, isso é um mau sinal.

Uma coisa que não é mencionada o suficiente: verifique o Visualizador de Eventos no Windows ou os logs do Utilitário de Disco no Mac enquanto o conecta. Erros repetidos de E/S normalmente significam problema de hardware, não apenas uma tabela de arquivos corrompida. Nesse caso, menos tentativas são melhores.

Sobre o Disk Drill, é uma opção razoável aqui.

Prós:

• fácil de usar
  • pode recuperar de sistemas de arquivos danificados
  • o suporte a visualização é útil para fotos e alguns vídeos
  • pode funcionar a partir de uma imagem de disco em vez do cartão ao vivo

Contras:

• varreduras profundas podem levar um tempo
  • nomes de arquivos/estrutura de pastas nem sempre são preservados
  • não faz milagres se o cartão tiver falha no controlador
  • é necessário recuperar para outra unidade, o que algumas pessoas esquecem

Eu ainda evitaria ferramentas de reparo até depois da recuperação. E, sinceramente, se os arquivos forem insubstituíveis, não transforme isso em um experimento científico. Um laboratório profissional custa dinheiro, mas casamentos, fotos de viagem e trabalhos para clientes custam mais para perder.

Depois da recuperação, eu aposentaria o cartão mesmo que ele pareça estar bem. Cartões SD que corrompem uma vez depois de uma transferência têm o péssimo hábito de fazer isso de novo.