Posso realmente recuperar fotos de um cartão SD?

Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD depois de mover arquivos da minha câmera, e agora elas sumiram. Não usei muito o cartão desde que isso aconteceu, e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de fotos do cartão SD é realmente possível e quais medidas devo tomar para evitar piorar a situação.

Se o seu cartão SD parece vazio agora, eu não presumiria que as fotos se foram para sempre. Muitas vezes, os arquivos ainda ficam no cartão até que novos dados sejam gravados por cima deles. Já vi isso acontecer depois de exclusões acidentais, corrupção aleatória e cartões que ficaram ilegíveis do nada. Se você parou de usar o cartão rapidamente, suas chances normalmente são melhores.

Eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões SD de câmera, cartões microSD de celular e em um cartão de drone que parecia morto para o meu notebook. Ele tende a ser uma das opções mais fáceis e, na minha experiência, faz um bom trabalho ao recuperar fotos de cartões que foram apagados, formatados ou que aparecem como RAW ou corrompidos.

Ele também lida com mais do que apenas JPGs simples. Já vi detectar arquivos PNG e formatos RAW de foto de marcas como Canon, Nikon e Sony. Se o seu cartão veio de uma câmera em vez de um celular, isso importa.

O que eu faria:

1. Retire o cartão SD imediatamente.
  2. Coloque-o em um computador com leitor de cartões.
  3. Abra o Disk Drill e escolha o cartão SD na lista.
  4. Clique em “Procurar dados perdidos”.
  5. Espere a verificação terminar.
  6. Abra a seção Imagens e veja o que aparece.
  7. Visualize os arquivos antes de recuperá-los.
  8. Salve as fotos recuperadas em outro lugar, não no mesmo cartão SD.

Parece um detalhe pequeno, mas importa muito. Se a visualização abrir e a foto parecer normal nos resultados da verificação, normalmente tive mais sorte em conseguir recuperar um arquivo utilizável. Se as visualizações falharem ou mostrarem imagens quebradas, o arquivo talvez já esteja danificado.

Se o software não recuperar tudo, eu ainda verificaria alguns outros lugares antes de desistir:

1. Google Fotos, iCloud, OneDrive ou Dropbox.
  2. Armazenamento interno da câmera ou do dispositivo, se houver.
  3. Histórico de Arquivos do Windows, Time Machine ou outro sistema de backup que você use.
  4. Um leitor de cartões diferente ou outro computador, porque às vezes a parte burra é o leitor de cartões.
  5. Uma assistência de recuperação, se o cartão continuar desconectando ou tiver dano físico.

Eu não formataria o cartão. Eu não executaria ferramentas de reparo nele primeiro. E eu não copiaria nada novo para ele. Essas três coisas são onde as pessoas pioram a situação, rapidamente.

Sim, a recuperação de fotos de um cartão SD costuma ser possível, especialmente se você parou de usá-lo rapidamente.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de gravar no cartão. Isso é o mais importante. Fotos excluídas normalmente permanecem no cartão até que novos arquivos as sobrescrevam. Em mídia flash, depois que a sobrescrita acontece, as taxas de recuperação caem muito.

Onde eu discordo um pouco é que eu prefiro fazer primeiro uma imagem completa do cartão SD, se o seu PC ainda consegue lê-lo. Use uma ferramenta como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se o cartão começar a falhar no meio da varredura, você ainda terá uma cópia limpa. Isso salva muita gente o tempo todo.

Algumas verificações práticas antes de usar um software de recuperação:

1. Procure arquivos ocultos e pastas perdidas como DCIM, MISC, FOUND.000.
  2. Teste o cartão em outro leitor. Leitores baratos falham bastante.
  3. Verifique se sua câmera gravou cópias duplicadas na memória interna ou em um segundo slot.

Se o cartão montar e parecer normal, Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD. Se o cartão aparecer como RAW, 0 bytes ou pedir para formatar, eu ainda tentaria a recuperação primeiro, não o reparo. É no Chkdsk que as pessoas acabam destruindo nomes de arquivos e a estrutura de pastas por acidente.

Mais uma coisa. Se você moveu os arquivos, e não apenas os copiou, verifique o computador também. Pesquise por tipo de arquivo e data em que a foto foi tirada, não pelo nome do arquivo. Às vezes, aplicativos de importação movem as coisas para pastas estranhas.

Para um guia visual rápido sobre como recuperar fotos excluídas de um cartão SD, veja assista a este Reel sobre recuperação de fotos de cartão SD.