Posso recuperar as filmagens da GoPro após formatar meu cartão de memória?

Formatei acidentalmente o cartão de memória da minha GoPro antes de fazer backup dos meus vídeos, e agora estou tentando descobrir se as gravações ainda podem ser recuperadas. O cartão tinha clipes importantes de uma viagem recente, então eu realmente preciso de ajuda com as melhores opções de recuperação e o que devo evitar fazer a seguir para não perder os arquivos de vez.

Já estive nessa situação antes e, sim, é horrível. Você termina uma viagem ou uma filmagem longa, volta para casa, tira o cartão e os clipes sumiram. A primeira coisa que eu faria é ir com calma. Com imagens da GoPro, os próximos minutos importam mais do que as pessoas imaginam.

Primeiro de tudo

Pare de usar a câmera. Retire o cartão SD.

Não grave mais nada nele. Não formate de novo. Não execute ferramentas de reparo porque algumas delas só pioram a situação. Quando um vídeo é apagado ou um cartão é formatado, os dados muitas vezes continuam lá até que novas gravações sejam feitas por cima.

Antes de executar um software de recuperação, eu verificaria primeiro o básico:

1. Armazenamento em nuvem da GoPro, se sua conta estava com o Auto Upload ativado
  2. A Lixeira ou a área de Excluídos Recentemente na sua conta GoPro
  3. A tela da câmera para ver se há um aviso de reparo de arquivo
  4. Arquivos de visualização LRV ainda presentes no cartão
  5. Um leitor de cartão diferente ou outro computador, porque às vezes o cartão está bom e o leitor é que é ruim

Depois, eu observaria como o cartão se comporta. Se ele não aparecer em nenhum dispositivo, esquentar rápido, perder a conexão repetidamente, travar seu sistema ou tiver danos físicos evidentes, eu pararia por aí. Nesse ponto, o software costuma só fazer você perder tempo. Falha física no cartão é um problema diferente.

Por que as gravações da GoPro são mais difíceis de recuperar do que as pessoas esperam

Essa parte pega muita gente de surpresa.

A recuperação de fotos costuma ser simples. Documentos também. Vídeo de câmera de ação não. Os clipes da GoPro geralmente são armazenados de forma fragmentada, com fluxos de vídeo, áudio, dados de pré-visualização, metadados, informações de GPS e outros blocos gravados pelo cartão em partes. Então, o que parece ser um único MP4 para você pode estar dividido em centenas, às vezes milhares, de fragmentos.

Muitas ferramentas encontram esses fragmentos e depois desmoronam na hora de reconstruí-los. Já vi verificações relatarem sucesso, mas os arquivos recuperados não abrem, pulam seções, travam durante a reprodução ou são importados para um editor e ainda assim falham.

Os sintomas mais comuns são assim:

1. Os vídeos não abrem
  2. Partes do clipe estão faltando
  3. A reprodução fica corrompida ou quebrada
  4. Os arquivos MP4 recuperados aparecem, mas se recusam a reproduzir no VLC ou no Premiere

Então, se você está se perguntando por que um aplicativo de recuperação aleatório lida bem com JPEGs, mas engasga com gravações da GoPro, DJI ou Insta360, geralmente é por isso.

O que eu tentaria primeiro

Se eu estivesse fazendo isso no meu próprio cartão, eu começaria com o Disk Drill.

O motivo é simples. O modo Recuperação Avançada de Câmera foi criado para vídeos fragmentados de câmera. Pelo que vi, é aí que ele se destaca. Ele usa tecnologia relacionada às antigas ferramentas GoProRecovery e CnW Recovery nas quais as pessoas confiaram por anos, e a versão mais recente oferece suporte a mais sistemas de arquivos e mais dispositivos do que essas ferramentas antigas jamais ofereceram.

As etapas são curtas:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões
  2. Abra o Disk Drill
  3. Escolha Recuperação Avançada de Câmera
  4. Escaneie o cartão
  5. Visualize o que ele encontrar
  6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, nunca de volta no mesmo cartão

A etapa de visualização importa. Muitos programas adoram dizer que encontraram 200 vídeos. Depois você os recupera e metade está inutilizável. Poder verificar se um clipe reproduz antes de salvá-lo economiza muito tempo.

Outras ferramentas que as pessoas costumam mencionar

O PhotoRec é citado com frequência e, sendo justo, é gratuito e recupera uma enorme quantidade de dados. Já usei. O problema é que ele não faz o mesmo tipo de reconstrução específica para GoPro, então você costuma acabar com uma montanha de arquivos e uma longa sessão de organização. Tudo bem se você tiver paciência. Complicado se você quiser recuperar as filmagens da sua viagem ainda hoje à noite.

O UFS Explorer está no outro extremo. Ferramenta forte. Mais voltada para nível profissional. Mais adequada para pessoas que já sabem como funciona o trabalho de recuperação. Eu não diria que é amigável para usuários de primeira viagem, embora em casos mais difíceis faça jus à sua reputação.

Se a sua perda aconteceu por exclusão, formatação ou dano no sistema de arquivos, eu ainda testaria o Disk Drill antes desses dois.

Quando eu deixaria de fazer isso por conta própria

A recuperação por conta própria faz sentido para problemas lógicos. Arquivos excluídos. Formatação rápida. Sistema de arquivos corrompido. Coisas assim.

Eu procuraria um laboratório de recuperação se:

1. O cartão SD estiver fisicamente danificado
  2. Nenhum dispositivo o detectar de forma alguma
  3. Ele continuar desconectando
  4. A GoPro apresentar erros no cartão toda vez
  5. O software de recuperação falhar antes de terminar a varredura
  6. As gravações forem importantes o bastante para que você só tenha uma chance de recuperar

Laboratórios custam mais, sim. Mas eles têm ferramentas de hardware e métodos que você não vai encontrar em softwares para consumidores.

Se o cartão foi apenas excluído ou formatado por engano, e você não continuou gravando por cima dele, eu diria que suas chances ainda são boas. Quando novas gravações começam a ocupar o mesmo espaço, as coisas pioram rápido. Até lá, ainda há uma chance.

Sim, se foi uma formatação rápida, sua filmagem ainda tem chance.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar o cartão. Cada nova gravação reduz as chances de recuperação. Mas eu acrescentaria uma etapa antes de qualquer varredura. Faça primeiro uma imagem completa do cartão SD. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se o cartão começar a apresentar erros de leitura no meio da varredura, você ainda terá um snapshot limpo do que havia nele. No Windows, o USB Image Tool funciona. No Mac ou Linux, dd ou ddrescue funcionam se você souber usá-los.

Uma formatação completa é pior do que uma formatação rápida. Se a sua GoPro fez uma formatação normal na própria câmera, muitas vezes isso se aproxima mais do comportamento de uma formatação rápida, então a recuperação ainda é possível. Cartões exFAT também tendem a perder as informações de diretório rapidamente, o que significa que a recuperação por assinatura importa mais do que a recuperação de nomes de arquivos.

O Disk Drill é uma escolha sólida para filmagens de GoPro porque lida com vídeos fragmentados melhor do que muitas ferramentas genéricas. Eu o testaria primeiro na imagem do cartão. Se ele encontrar clipes reproduzíveis, recupere-os para o seu computador, não de volta para o cartão SD. Se ele encontrar arquivos com tamanhos estranhos, como um clipe de 12 GB de um passeio de 20 segundos, ignore esses primeiro e foque nos resultados que podem ser visualizados.

Para uma leitura amigável para SEO sobre recomendações de software de recuperação de cartão SD, este vídeo curto ajuda a explicar o que procurar em uma ferramenta, assista a este guia rápido de software de recuperação de cartão SD.

Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual. Não gaste muito tempo verificando arquivos LRV se os clipes da viagem forem importantes. Eles são prévias em baixa resolução. Servem como prova, mas são ruins para salvar memórias com qualidade decente.

Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou pedir para ser formatado novamente, pare com as tentativas por conta própria e leve a um laboratório. É aí que as pessoas pioram a situação.

Sim, talvez. Não é garantido, mas formatar um cartão GoPro nem sempre apaga os dados reais de vídeo imediatamente.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque, mas estou um pouco menos convencido de que as pessoas devam partir direto para tentar todo truque de recuperação no cartão original. Se a filmagem for realmente insubstituível, a atitude mais inteligente é tratar o cartão como evidência, não como um projeto de teste. Cada montagem, varredura ou let me just check one more thing pode dificultar a recuperação se o cartão estiver com falhas.

Alguns pontos extras que ainda não foram destacados o suficiente:

• A GoPro às vezes divide as gravações em capítulos, então não presuma que a falta de um clipe longo significa que tudo foi perdido. Você pode recuperar segmentos parciais.
  • Se você usou apps como o Quik, verifique as pastas temporárias/de cache no seu celular ou computador. Já vi gente perder filmagens que ainda estavam lá em baixa resolução ou parcialmente sincronizadas.
  • Se o cartão foi formatado na câmera e depois não foi usado novamente, as chances são bem melhores do que se você gravou até mesmo 5 min depois. A sobrescrita é a verdadeira assassina.
  • Não confie nos nomes dos arquivos ou na estrutura das pastas se a recuperação funcionar. Julgue pela reprodução.

Quanto ao software, sim, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de vídeo de cartão SD de GoPro porque lida melhor com filmagens de câmera do que muitas ferramentas genéricas de recuperação. Ainda assim, eu seria realista: ele pode recuperar 80% dos clipes, ou 20%, ou arquivos que parecem bons até a metade e depois simplesmente morrem. Isso é bem normal com filmagens de câmeras de ação.

Além disso, se você quiser mais discussão de pessoas lidando com recuperação de vídeo em cartão SD, este tópico vale a leitura:
melhores formas de recuperar vídeos de um cartão SD após a formatação

Se o cartão mostrar 0 bytes, continuar desconectando ou seu computador começar a travar quando ele for inserido, pare de mexer nele. Isso não é território de rodar mais um aplicativo. Isso é território de laboratório. É meio ruim, mas melhor do que fritar o cartão completamente.

Então sim, recuperável? Possivelmente sim.
Recuperável em casa? Muitas vezes sim, se foi apenas uma formatação e nenhuma nova filmagem foi gravada.
Recuperável perfeitamente? ahhh, nem sempre. Os arquivos da GoPro podem ser irritantes pra caramba.

Se o cartão foi formatado e depois reutilizado, tenha um pouco de cuidado com o otimismo de ainda recuperável do @suenodelbosque, @nachtdromer e @mikeappsreviewer. Mesmo uma gravação nova curta pode sobrescrever exatamente os blocos onde seus melhores clipes estavam, e a GoPro grava grandes blocos de vídeo rapidamente.

Uma coisa que eu verificaria e que ninguém realmente enfatizou o suficiente é se seus arquivos recuperados têm a estrutura correta de codec/container, não apenas se aparecem em um resultado de varredura. As filmagens da GoPro podem voltar como arquivos MP4 que tecnicamente existem, mas com cabeçalhos corrompidos ou átomos moov ausentes. Nesse caso, a recuperação é apenas metade da batalha.

Sobre o Disk Drill:

Prós

• bom para encontrar dados de câmera/vídeo
  • mais fácil de usar do que muitas ferramentas de recuperação
  • a visualização ajuda a eliminar resultados inúteis
  • escolha razoável para cartões SD formatados

Contras

• os arquivos encontrados nem sempre são realmente reproduzíveis
  • a qualidade da recuperação de vídeo depende muito da fragmentação
  • não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem demorar

Então sim, vale a pena tentar o Disk Drill, mas eu julgaria o sucesso pelos clipes que realmente reproduzem do começo ao fim, não pela quantidade de arquivos. Se o cartão for lido de forma inconsistente ou desaparecer no meio da cópia, pare com a abordagem caseira. É aí que a recuperação em casa geralmente piora, não melhora.