Formatei acidentalmente minha unidade flash USB e perdi arquivos importantes, incluindo fotos e documentos de trabalho. Não tenho backup e preciso de ajuda para descobrir se a recuperação de dados de uma unidade flash formatada ainda é possível e quais passos devo tomar primeiro para evitar piorar a situação.
Já vi isso acontecer mais de uma vez, e o resultado depende de duas coisas: que tipo de formatação foi feita e se o USB foi usado depois disso. Uma unidade flash formatada nem sempre é apagada da forma que as pessoas pensam.
Se a unidade recebeu uma Formatação Rápida, suas chances costumam ser boas. Essa opção normalmente termina rápido porque reconstrói o sistema de arquivos e limpa o índice que aponta para seus arquivos. Os dados antigos muitas vezes ainda ficam lá até que algo novo seja gravado por cima. Uma Formatação Completa é outra história. Na maioria das configurações, ela grava em toda a unidade e, quando isso acontece, as ferramentas de recuperação tendem a não encontrar nada.
Primeira atitude: pare de mexer na unidade. Estou falando sério. Não copie um único arquivo para ela. Não formate de novo. Não execute CHKDSK nem qualquer ferramenta de reparo que você encontrou em um post de fórum de 2014. Cada gravação reduz suas chances porque os dados antigos dos arquivos vão sendo substituídos aos poucos.
Antes de executar um software de recuperação, verifique se seus arquivos já existem em outro lugar. Já vi gente passar uma hora escaneando um USB e depois perceber que a pasta estava sincronizada na nuvem o tempo todo. Veja aqui:
- OneDrive, Google Drive, Dropbox ou iCloud.
- Histórico de Arquivos do Windows ou Backup e Restauração.
- Outro disco externo, USB reserva ou notebook antigo.
- As pastas Downloads, Área de Trabalho e Documentos do seu PC, se os arquivos vieram de lá.
- Anexos de e-mail, uploads no Discord, apps de chat ou qualquer lugar onde você compartilhou os arquivos antes.
Se não houver backup, então o software de recuperação é a próxima coisa que eu tentaria.
Tive resultados consistentes com o Disk Drill. O principal motivo é que ele é simples o suficiente para não atrapalhar e lida bem com os sistemas de arquivos que você costuma ver em unidades flash. A forma como eu faria:
- Instale o Disk Drill na unidade interna do seu computador, nunca no USB formatado.
- Conecte a unidade flash.
- Abra o Disk Drill e escolha o USB na lista de dispositivos.
- Clique em Procurar Dados Perdidos e depois escolha Verificação Universal se ele pedir. Para unidades formatadas, foi aí que tive mais sorte.
- Deixe a verificação terminar. Não interrompa só porque viu alguns arquivos logo no começo. Mais coisas costumam aparecer depois durante a varredura.
- Visualize o que encontrar. Se uma foto abrir normalmente ou um documento mostrar o conteúdo correto, as chances de recuperação desse arquivo costumam ser melhores.
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo USB.
Uma parte de que gostei é que ele organiza os resultados em grupos como Fotos, Vídeos, Documentos, Áudio e Arquivos compactados. Você também pode filtrar por extensão, tamanho, tipo de arquivo e probabilidade de recuperação. Quando os nomes dos arquivos estão corrompidos ou as pastas sumiram, esses filtros economizam tempo. Caso contrário, você acaba rolando por uma bagunça digital.
Se a unidade flash começar a se comportar de forma estranha, desconexões aleatórias, erros de leitura, velocidades de transferência muito lentas, eu pararia de escanear o dispositivo original repetidamente. Use primeiro a opção de imagem de disco do Disk Drill. Isso cria uma cópia completa do USB, e então você escaneia a cópia. É uma opção mais segura se o hardware estiver falhando.
Se a primeira verificação não encontrar seus arquivos, não descarte a possibilidade tão rápido. Formatação rápida e formatação completa levam a resultados diferentes, às vezes bastante diferentes. Se você não sabe qual delas aconteceu, faça a varredura assim mesmo. Já vi unidades parecerem sem esperança e ainda assim devolverem arquivos utilizáveis.
As pessoas recuperam dados de unidades flash formatadas o tempo todo. A parte em que as coisas costumam dar errado é depois da formatação, quando alguém continua usando o USB, tenta ferramentas aleatórias de reparo ou salva os arquivos recuperados de volta nele. Se os arquivos forem muito importantes, documentos de trabalho, registros fiscais, fotos de família, então um laboratório profissional de recuperação é o próximo passo. Eles têm ferramentas e métodos que o software doméstico não tem.
Sim, a recuperação ainda é possível se você formatou o pen drive e parou de usá-lo rápido o suficiente.
Uma pequena coisa em que eu discordaria do @mikeappsreviewer. A formatação completa é uma má notícia, mas nem sempre é uma sentença de morte total em todo pen drive e em toda versão do Windows. Às vezes, a extração por assinatura ainda encontra fotos, PDFs ou arquivos do Office. Os nomes das pastas geralmente desaparecem, mas os dados brutos ainda podem aparecer.
O que mais importa:
- Pare de usar o USB agora.
- Conecte-o o mínimo possível.
- Recupere os arquivos para o seu PC ou outra unidade, nunca de volta para o mesmo pen drive.
Se a unidade ainda mostra o tamanho correto e abre sem erros estranhos, a recuperação por software é sua melhor chance. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de pen drive formatado porque lida bem com exFAT, FAT32 e NTFS, o que cobre a maioria das unidades USB. Se a verificação encontrar prévias das suas fotos ou documentos, suas chances aumentam bastante.
Se o USB desconecta, trava o Explorer ou mostra 0 bytes, pule verificações repetidas. Crie uma imagem primeiro e depois verifique a imagem. Isso reduz o desgaste em uma unidade com falha. As pessoas ignoram esse passo o tempo todo e pioram as coisas.
Além disso, classifique por assinatura de arquivo, não apenas pela antiga árvore de pastas. Após uma formatação, os registros do sistema de arquivos geralmente ficam corrompidos, mas cabeçalhos JPEG, DOCX, XLSX e PDF ainda são encontrados. Você pode perder os nomes originais, o que é irritante, mas o conteúdo é o que importa.
Se você quiser um passo a passo simples sobre como recuperar arquivos de uma unidade USB, isto ajuda:
assista a este guia rápido de recuperação de dados USB
Se os arquivos forem críticos para o trabalho ou fotos de família que você não pode substituir, pare com tentativas caseiras após uma tentativa cuidadosa. Um laboratório de recuperação custa mais, mas evita danos extras. Essa parte é ruim, mas é melhor do que sobrescrever os dados tentando cinco ferramentas aleatórias dos resultados de busca.
Sim, às vezes dá para recuperar, mas eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @sonhadordobosque realmente enfatizaram o suficiente: pendrives são estranhos em comparação com discos rígidos por causa do controlador dentro deles. Em alguns dispositivos USB, esse controlador pode fazer limpeza nos bastidores após uma formatação, o que significa que esperar tempo demais pode realmente prejudicar suas chances, mesmo que você nunca tenha salvado arquivos novos. Então, “pare de usar” está certo, mas também não deixe parado por semanas se os arquivos forem importantes.
O que eu não faria é continuar conectando repetidamente para “verificar se os arquivos voltaram”. Eles não vão voltar. Isso só aumenta o desgaste e o risco.
Minha opinião:
- Se a formatação foi rápida, a recuperação ainda é possível.
- Se foi completa, talvez, mas espere resultados parciais.
- Fotos e PDFs costumam voltar com mais facilidade do que estruturas de pastas organizadas.
- Documentos do Office também podem ser recuperados, mas os nomes podem vir corrompidos.
Também concordo com o uso do Disk Drill para recuperação de pendrive formatado, principalmente porque a visualização ajuda você a perceber rapidamente se a recuperação é real ou apenas lixo. Isso economiza muito tempo. Se você quiser ver mais opiniões de usuários primeiro, vale a pena dar uma olhada nisto: experiências reais de recuperação com Disk Drill no Reddit
Uma pequena discordância com o conselho habitual: eu não executaria cinco aplicativos diferentes de recuperação em sequência no mesmo USB com falha. É assim que as pessoas transformam “recuperável” em “pronto, agora morreu”. Uma varredura cuidadosa, de preferência a partir de uma imagem se possível, é a atitude mais inteligente.
Se os arquivos forem super importantes, pule a gambiarra do faça você mesmo e procure um profissional. Pendrives falham de um jeito meio burro e rápido.
Sim, pode ser recuperável, mas eu discordo um pouco do pessoal do “é só escanear o quanto antes”. Em pendrives, o risco maior muitas vezes é o controlador USB fazer alguma limpeza estranha ou o dispositivo estar instável, então a primeira atitude mais inteligente é decidir se a unidade está saudável o suficiente para uma tentativa caseira.
Se o USB monta normalmente, mostra a capacidade correta e permite leitura sem travar, um software de recuperação é uma opção razoável. Caso contrário, pare antes de transformar um problema lógico em um problema de hardware.
@sonhadordobosque, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer já explicaram bem a parte de formatação rápida versus formatação completa, então aqui vai a parte que as pessoas costumam ignorar: verifique o comportamento da unidade, não apenas a perda dos arquivos.
Minha regra:
- Unidade estável = uma tentativa cuidadosa de recuperação
- Unidade instável = fazer uma imagem primeiro ou levar a um laboratório
O Disk Drill é uma opção válida aqui porque permite visualizar os arquivos com facilidade antes de recuperá-los, o que faz muita diferença após a formatação.
Prós:
- interface simples
- boa organização por tipos de arquivo
- a visualização é útil para verificar se os resultados são reais
- compatível com sistemas de arquivos USB comuns
Contras:
- os nomes de arquivos/pastas recuperados ainda podem ficar bagunçados
- varreduras profundas podem retornar muito lixo
- não faz milagres se os dados foram sobrescritos
- a recuperação paga é o caso de uso real além dos testes
Mais uma coisa que eu acrescentaria: se seus documentos foram abertos recentemente no seu PC, verifique arquivos temporários, pastas de autorrecuperação do Office e caches de miniaturas. Às vezes a cópia no USB desapareceu, mas ainda existem vestígios localmente. Esse ponto é ignorado com frequência demais.