Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber que ainda precisava deles. Estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de dados para Mac em 2026 que seja seguro, eficaz e funcione bem no macOS mais recente. Preciso de ajuda para escolher uma ferramenta confiável para recuperar documentos, fotos e vídeos sem piorar a situação.
Passei por isso há algumas semanas depois de apagar um SSD externo durante uma reinstalação do macOS. Erro besta. Testei um monte de apps de recuperação depois disso, e o que eu sempre acabava usando de novo era o Disk Drill.
O que me convenceu foi a combinação de resultados, velocidade e uma configuração com a qual eu não precisei brigar. Muitas ferramentas de recuperação para Mac parecem limpas na superfície, mas aí você executa uma varredura e ela demora uma eternidade, as pré-visualizações falham ou o suporte a APFS parece incompleto. O Disk Drill lidou com as coisas modernas do Mac melhor do que a maioria do que eu testei. Rodou bem no Apple Silicon, leu APFS, HFS+ e exFAT sem falhas estranhas, e as etapas de recuperação eram simples o bastante para que você não precise ter mente de administrador de sistemas para passar por isso.
A parte de pré-visualização importou mais do que eu esperava. Antes de pagar, abri documentos, fotos, vídeos, até PSDs, e conferi se ainda estavam utilizáveis. Vi outros apps listarem milhares de arquivos recuperáveis, mas depois metade deles era lixo corrompido. Então essa parte me poupou tempo.
Alguns extras também chamaram atenção:
- Backup byte a byte para unidades instáveis
- Monitoramento S.M.A.R.T.
- Limpador de duplicados
- Recovery Vault
- Advanced Camera Recovery para arquivos de vídeo fragmentados
O recurso de imagem de disco é o que eu manteria por perto. Se a sua unidade começar a desconectar, fazer cliques ou apresentar comportamentos aleatórios, criar um clone primeiro te dá uma chance mais segura de recuperar os dados depois.
Se você estiver lidando com casos mais complicados, coisas como RAID, dano em partição ou recuperação de NAS, o R-Studio merece uma olhada. Entendo por que o pessoal de TI gosta dele. Parece rápido e de baixo nível. Eu não entregaria isso a um usuário casual, porém. A interface é densa e, se você não está acostumado com ferramentas de sistema de arquivos, isso cansa rápido.
Também testei o iBoysoft Data Recovery. Ele se saiu melhor com APFS do que eu esperava, então dou esse crédito a ele. Meu problema foi o preço. Ele insistia em empurrar coisas de assinatura, e eu já estou meio cansado de software fazendo isso para trabalhos pontuais.
O PhotoRec ainda vale ser mencionado se o mais importante for ser gratuito. Ele funciona, mais ou menos de uma forma bruta. Muitas vezes você recupera arquivos por assinatura, mas os nomes dos arquivos e a estrutura de pastas normalmente vão para o espaço. Em uma unidade grande, a saída vira uma bagunça rapidamente. Você gasta muito tempo vasculhando arquivos recuperados inúteis para achar o que precisa.
O ponto maior, e isso importa mais do que as pessoas pensam, é que o app é só parte da história. O que você faz logo depois da perda de dados importa mais. Em SSDs, especialmente, suas chances caem rápido se você continuar usando o Mac como se nada tivesse acontecido. Novas gravações destroem dados antigos rapidamente.
Se você perdeu algo importante, faça isto primeiro:
- Pare de usar a unidade
- Não instale software de recuperação na mesma unidade
- Salve os arquivos recuperados em outra unidade
- Se a unidade estiver instável, crie uma imagem antes de tentar a recuperação
Aprendi isso da pior forma. Escolher o melhor app importa menos do que não piorar a situação da unidade nos primeiros dez minutos.
Se você esvaziou a Lixeira em um Mac, eu classificaria assim para 2026.
- Disk Drill
- R-Studio
- PhotoRec
- iBoysoft
Concordo com @mikeappsreviewer sobre o Disk Drill, mas eu o classifico mais alto por um motivo simples. Ele atende melhor às pessoas comuns. Tempos de varredura rápidos no APFS importam, mas a maior vantagem é a organização dos arquivos após a varredura. Se você apagou fotos, documentos e arquivos de projeto, o Disk Drill geralmente oferece um caminho mais limpo até o que você precisa. Menos procura, menos tempo perdido. Isso importa quando você está tentando recuperar 20 arquivos, não 200.000.
Onde eu discordo um pouco, o R-Studio não é só para profissionais de TI. Se seus dados valem muito e você está disposto a passar uma hora aprendendo a interface, ele muitas vezes consegue recuperar mais de volumes danificados. É feio, mas software feio às vezes vence.
Para um fluxo de recuperação limpo no Mac, o Disk Drill é a escolha mais fácil. Para partições corrompidas ou problemas graves de disco, o R-Studio recebe meu voto. De graça, o PhotoRec ainda funciona, mas os nomes dos arquivos geralmente ficam uma bagunça.
Mais uma coisa. Se seus arquivos apagados estavam no SSD interno, as chances de recuperação dependem muito do TRIM. Em Macs modernos, os blocos apagados são limpos rapidamente. Então nenhum app faz milagre nesse caso. Se os arquivos estavam em uma unidade externa, suas chances são bem melhores.
Se você quiser ler mais, este tópico é útil para as melhores opções de software de recuperação de dados para Mac em 2026:
melhores opções de software de recuperação de dados para Mac segundo usuários do Reddit
Versão curta, experimente o Disk Drill primeiro. Se ele encontrar os arquivos e mostrá-los corretamente na pré-visualização, sua situação é razoavelmente boa. Se não encontrar, passe para o R-Studio. Se a unidade estiver fazendo barulhos ou desconectando do Mac, pare de mexer nela e faça uma imagem primeiro.
Se isso aconteceu no SSD interno do seu Mac, eu ficaria um pouco menos otimista do que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit. Não porque eles estejam errados, mas porque Macs modernos + TRIM podem fazer “melhor software de recuperação de dados para Mac” soar mais mágico do que realmente é. Às vezes os arquivos são recuperáveis, às vezes eles basicamente já eram antes mesmo de você terminar de entrar em pânico.
Dito isso, para software de verdade, o Disk Drill para Mac ainda é a primeira coisa que eu tentaria. Não só porque é popular, mas porque faz um bom trabalho mostrando o que é realmente recuperável em vez de jogar uma lista enorme de arquivos de falsa esperança no seu colo. Para arquivos excluídos recentemente em drives externos, cartões SD e armazenamento USB, ele tende a ser a opção menos irritante. O R-Studio é mais forte em alguns casos complicados, claro, mas para pessoas comuns pode parecer como fazer imposto de renda com um editor hexadecimal.
Uma pequena discordância com os rankings usuais: se os seus arquivos excluídos eram principalmente documentos e coisas de escritório, eu também daria uma olhada no EaseUS Data Recovery Wizard para Mac antes de ir direto para o PhotoRec. O PhotoRec é poderoso, mas a saída muitas vezes é um aterro desorganizado. Útil, sim. Divertido, não.
Minha lista curta para 2026 seria:
- Disk Drill para a recuperação de Mac mais fácil no geral
- R-Studio para volumes danificados / trabalhos mais avançados
- EaseUS se você quiser outra opção amigável
- PhotoRec só se você tiver paciência e estiver meio desesperado
Também vale conferir se você quiser mais comparações: melhor software de recuperação de dados para Mac para arquivos excluídos
Se os arquivos estavam em um drive externo, suas chances são bem melhores. Se foi no SSD interno… ehhh, talvez, talvez não. A recuperação no Mac está irritantemente imprevisível agora.
Estou principalmente com @reveurdenuit, @nachtschatten e @mikeappsreviewer, mas eu ajustaria um pouco o conselho: não julgue as ferramentas de recuperação para Mac apenas pelos resultados da varredura. No Mac, a qualidade da visualização prévia e a recuperação da estrutura de arquivos importam tanto quanto, especialmente se você precisa de arquivos específicos de projeto em vez de uma pilha enorme de recuperações brutas.
Para 2026, Disk Drill provavelmente é o melhor ponto de partida para a maioria das pessoas.
Prós do Disk Drill
- Interface limpa para Mac
- Bom suporte a APFS e unidades externas
- As visualizações prévias geralmente são confiáveis
- Permite classificar os resultados de uma forma que economiza tempo
- Inclui ferramentas extras, como criação de imagem de disco e recursos de integridade da unidade
Contras do Disk Drill
- Não é a opção mais barata
- As varreduras profundas ainda podem retornar muita bagunça
- Em SSDs internos com TRIM, não pode fazer milagres
- Usuários avançados podem achá-lo menos detalhado que o R-Studio
Onde eu discordo um pouco do ranking habitual é em relação ao PhotoRec. Sim, é gratuito, mas para usuários de Mac que se importam com nomes de arquivos e caminhos de pastas, pode ser uma dor de cabeça. Eu sinceramente o colocaria mais abaixo, a menos que o orçamento seja o único fator.
Minha opinião:
- Disk Drill para a recuperação geral mais fácil
- R-Studio para casos técnicos mais difíceis
- iBoysoft se você quiser outra opção focada em Mac
- PhotoRec para escavação gratuita de último recurso
Se isso foi em uma unidade externa, suas chances são boas. Se foi no SSD interno do Mac, o software importa menos do que as pessoas querem admitir. Nesse caso, agir rápido importa mais do que a escolha da marca.