Precisa de ajuda para recuperar arquivos que desapareceram do meu cartão SD

Fotos e vídeos desapareceram repentinamente do meu cartão SD depois que eu o coloquei de volta no meu celular, e agora o cartão parece quase vazio. Eu não apaguei nada, e esses arquivos são muito importantes para mim. O que pode causar isso, e qual é a melhor maneira de recuperar arquivos ausentes do cartão SD sem piorar a situação?

Já fiz isso uma vez, e o primeiro passo importa mais do que qualquer outra coisa. Se você apagou fotos de um cartão SD, pare de mexer no cartão agora.

1. Pare de usar o cartão SD.
  2. Retire-o da câmera ou do celular.
  3. Não tire mais fotos nem grave mais vídeos.

O motivo é simples. Apagar arquivos de um cartão SD geralmente remove as referências dos arquivos, não os dados da foto em si. Suas imagens muitas vezes continuam no cartão até que novos arquivos ocupem o mesmo espaço. Se você continuar fotografando, começará a substituir os dados antigos, e as chances de recuperação caem rápido. Se nada novo foi gravado, suas chances ainda são razoáveis.

Antes de executar qualquer aplicativo de recuperação, verifique primeiro o básico. Eu deixei isso passar na primeira vez.

1. Procure na Lixeira se a exclusão aconteceu enquanto o cartão estava conectado ao seu Mac ou PC.
  2. Verifique os backups na nuvem como Google Fotos, Dropbox ou OneDrive. Se o cartão SD estava em um celular, o upload automático pode ter estado ativado e você esqueceu disso.

Se os arquivos realmente sumiram, o próximo passo é usar um software de recuperação. Tem um detalhe aqui que costuma confundir as pessoas. Não conecte a câmera ao computador com um cabo USB e ache que isso basta. Em muitos casos, as ferramentas de recuperação têm uma visão pior do armazenamento desse jeito. Use um leitor de cartão SD e conecte o próprio cartão.

Testei algumas dessas opções depois que apaguei um cartão com fotos de viagem, e o Disk Drill me deu o resultado mais limpo. No meu cartão, ele recuperou arquivos que outras ferramentas ou não encontraram ou mostraram como corrompidos.

Por que eu começaria por ele:

1. Ele tem varredura focada em câmeras para coisas como imagens RAW e arquivos de vídeo fragmentados, o que importa mais em cartões SD do que em um disco normal de PC.
  2. Você pode visualizar os arquivos antes da recuperação, então dá para verificar se a imagem abre em vez de restaurar no escuro.
  3. Você pode testar primeiro. No Windows, a versão gratuita permite recuperar até 100 MB, o que já basta para ver se seus arquivos estão aparecendo corretamente.

Se você quiser outras opções, algumas ainda valem a pena considerar.

1. Windows File Recovery é a ferramenta da própria Microsoft. É gratuita na Microsoft Store. Achei meio irritante, sendo sincero. Não tem interface normal, só comandos no terminal. Ela também costuma lidar pior com formatos de cartão SD como FAT32 e exFAT, então para mídia de câmera eu não colocaria em primeiro lugar.
  2. DiskDigger é mais leve e fácil de levar por aí, já que não precisa de instalação completa no PC. Ele se sai bem com assinaturas de fotos. Mas a versão gratuita tem uma limitação bem chata. Você espera cinco segundos e confirma os arquivos um por um. Para dez fotos, tudo bem. Para 600, não. Também existe uma versão para Android, mas uma varredura profunda no celular geralmente precisa de root.

Se você usar o Disk Drill, o processo é bem curto. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões. Abra o aplicativo. Selecione o cartão. Execute a varredura voltada para recuperação de câmera. Depois é só esperar e visualizar o que ele encontrar.

Mais uma regra, e essa evita que as pessoas repitam o mesmo erro duas vezes. Não restaure os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Se você gravar os arquivos recuperados de volta no cartão durante a recuperação, pode sobrescrever fotos que o software ainda não recuperou. Eu quase fiz isso, e sim, péssima ideia.

O que você descreve parece menos uma exclusão normal e mais uma destas situações:

1. Seu telefone alterou o sistema de arquivos do cartão ou danificou o índice.
  2. A pasta DCIM ficou oculta ou foi renomeada.
  3. O cartão começou a falhar, o que é comum em cartões microSD antigos ou baratos.
  4. O Android mostrou um cartão vazio porque perdeu acesso à estrutura antiga de pastas.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. As pessoas recorrem rápido demais a softwares de recuperação. Primeiro, verifique se os arquivos ainda existem, mas a tabela de pastas está corrompida.

Faça isto nesta ordem:

1. Coloque o cartão SD em um leitor conectado ao PC.
  2. Ative a visualização de arquivos ocultos no Explorador de Arquivos ou no Finder.
  3. Procure por DCIM, LOST.DIR ou pastas com nomes estranhos.
  4. Execute uma verificação de disco apenas se o cartão mostrar erros no sistema de arquivos. No Windows, o chkdsk às vezes coloca fragmentos recuperados em FOUND.000. Fica feio, mas pode ser útil.
  5. Faça uma imagem completa do cartão antes de tentar correções, se o cartão desconectar ou estiver lendo devagar. Isso faz muita diferença em mídias com falha.

Se as pastas sumiram, então use recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos e vídeos de cartão SD porque lê bem exFAT e FAT32 e permite visualizar os arquivos antes da restauração. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão. Se os vídeos voltarem corrompidos, isso geralmente significa sobrescrita parcial, não um aplicativo ruim.

Além disso, veja este guia de recuperação de vídeo em cartão SD se os arquivos ausentes forem mais vídeos do que fotos:
assista a este passo a passo de recuperação de vídeo em cartão SD

Se o cartão de repente mostrar 0 bytes, pedir formatação ou esquentar, pare. Isso aponta para falha de hardware, e o software se torna muito menos útil nesses casos.

O que você descreve muito frequentemente não é uma exclusão real. Pode ser uma montagem ruim, tabela de arquivos corrompida, cartão com capacidade falsa ou alguma estranheza de criptografia do telefone. Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram, mas eu não começaria deixando o Windows corrigir qualquer coisa, a menos que você já tenha feito uma imagem byte a byte. Ferramentas de reparo automático adoram transformar bagunças recuperáveis em bagunças diferentes.

Algumas coisas extras para verificar:

• Teste o cartão em um leitor diferente. Leitores ruins causam falsos alarmes de cartão vazio o tempo todo.
  • Verifique o tamanho usado vs espaço livre do cartão. Se o cartão parecer vazio, mas o espaço ainda estiver ocupado, os arquivos podem apenas estar invisíveis.
  • No Android, veja se o telefone adotou o cartão como armazenamento interno antes. Se sim, esses arquivos podem não ser legíveis normalmente no PC.
  • Procure por arquivos .nomedia. Eles podem fazer galerias ocultarem fotos/vídeos enquanto os dados ainda existem.
  • Se for um microSD barato da Amazon/eBay, verifique-o. Cartões falsificados frequentemente armazenam arquivos até que eles de repente desapareçam.

Se o cartão estiver estável, faça uma imagem primeiro e depois escaneie a imagem, não o original. Essa é a opção mais segura. Se você usar um software de recuperação, o Disk Drill é uma opção legítima para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD porque lida bem com FAT32/exFAT e mostra prévias dos resultados. Apenas recupere para o seu computador, não de volta para o cartão.

Além disso, este tópico em como recuperar arquivos excluídos de um cartão SD vale a leitura, já que alguns dos padrões de falha parecem bem semelhantes.

Se o cartão desconecta aleatoriamente, mostra a capacidade errada ou pede para formatar toda vez, pare de mexer nele. Isso normalmente significa que o próprio cartão está morrendo, não apenas a estrutura de pastas.