Quanto tempo a recuperação de dados de setores defeituosos geralmente leva?

Meu disco rígido começou a apresentar setores defeituosos depois de travar durante uma transferência de arquivos, e agora estou tentando recuperar fotos importantes e documentos de trabalho. Preciso de ajuda para entender quanto tempo a recuperação de dados de setores defeituosos normalmente leva e o que afeta o prazo, porque estou preocupado que o disco possa piorar se eu esperar tempo demais.

Se a sua unidade estiver apresentando erros de CRC, travando ao abrir pastas ou congelando durante leituras, pare de usá-la agora.

Se for a unidade do sistema, desligue o PC. Se for externa, desconecte-a. Aprendi isso da pior forma uma vez. Fiquei tentando repetir uma tarefa de cópia por uma hora e a unidade passou de irritante para ilegível. Manter uma unidade fraca ligada significa que o firmware continua tentando novamente leituras com erro, e o Windows também continua acessando-a. Essa atividade extra causa danos.

O que esses erros geralmente significam

Pelo que vi, normalmente é um de dois casos.

Um setor defeituoso lógico é mais como mapeamento de dados danificado ou uma gravação que falhou. Queda de energia, desligamentos forçados, bridges USB instáveis, coisas assim. A superfície do disco ainda pode estar boa.

Um setor defeituoso físico é dano físico. Área ruim no prato, cabeça fraca, mecânica falhando. Software não vai reparar dano físico. Na melhor das hipóteses, ele marca esses pontos e os evita depois.

Não comece com o CHKDSK

Muita gente vai direto para ferramentas de reparo. Eu não faria isso.

O CHKDSK serve para tornar o sistema de arquivos utilizável novamente. Não é uma ferramenta pensada primeiro para recuperação. Se o sistema de arquivos já estiver danificado, o CHKDSK pode arrumar as coisas de um jeito que remove referências a arquivos que você ainda queria. Já vi gente executá-lo, obter um volume corrigido e depois perceber que as pastas sumiram ou viraram fragmentos.

A opção mais segura é esta: clone ou crie uma imagem da unidade primeiro. Uma leitura cuidadosa, copie o que ainda estiver legível e depois pare de mexer no disco original. Depois disso, faça o trabalho de recuperação a partir do clone.

O que eu faria numa tentativa de recuperação em casa

Você precisa de uma unidade de destino saudável com espaço livre suficiente. Depois crie uma imagem completa, byte por byte se possível. Depois que a imagem estiver pronta, analise a imagem, não o disco com falha.

Tive resultados razoáveis com o Disk Drill para esse tipo de trabalho. A maioria das pessoas só o menciona para arquivos apagados, mas a parte que me interessava era a criação de imagem de unidades instáveis. A versão mais recente lidou com setores problemáticos melhor do que eu esperava. Ela não ficou travada para sempre em um bloco ruim. Pulou adiante, pegou primeiro os dados fáceis e depois voltou e tentou novamente os pontos mais difíceis em blocos menores. Em uma unidade morrendo, isso importa. Menos esforço mecânico, menos tentativas infinitas, mais arquivos recuperados antes que o disco desista de vez.

O fluxo de trabalho básico

1. Pegue outra unidade saudável com capacidade suficiente.
  2. Faça uma imagem do disco com falha.
  3. Desconecte a unidade ruim assim que a imagem terminar.
  4. Monte ou anexe a imagem no aplicativo de recuperação.
  5. Analise a imagem em busca de arquivos.
  6. Recupere os arquivos encontrados para uma unidade diferente, não para a origem da imagem.

Não restaure os arquivos recuperados de volta para o disco com problema. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.

Quando o faça você mesmo deixa de fazer sentido

Se você ouvir cliques, raspagem, tentativas repetidas de giro, bipes ou se a unidade não girar de jeito nenhum, pare por aí. Software não vai consertar isso. O mesmo vale se a BIOS parar de reconhecê-la de forma intermitente, ou se o adaptador USB continuar desconectando-a a cada poucos minutos.

Nesse ponto, um laboratório é o único caminho com chances razoáveis. Lugares como Gillware ou Techchef fazem troca de cabeças e trabalho de recuperação controlada. Caro, sim. Já vi orçamentos de cerca de $500 até mais de $3,000, dependendo do dano e do tipo de unidade. Ainda assim, se o disco tiver seus registros fiscais, arquivos de clientes, fotos de família ou projetos antigos que você não pode substituir, o preço começa a parecer menos absurdo.

Depois que os dados estiverem seguros

Quando seus arquivos já tiverem sido copiados e você os tiver aberto para confirmar que estão bons, aí sim você pode mexer na unidade original se ainda quiser experimentar.

Uma formatação completa, não formatação rápida, ou chkdsk /r no PowerShell vai marcar áreas defeituosas e tentar manter o sistema longe delas. Eu não confiaria nessa unidade novamente para nada importante. Talvez armazenamento temporário, talvez nada. Quando uma unidade começa a apresentar erros de CRC e travamentos de leitura, eu trato isso como um tiro de aviso.

O que eu mudei depois de lidar com isso

Rotina de backup. Sem discurso bonito, sem drama. Levei prejuízo uma vez e parei de ser relaxado.

Use a regra 3-2-1:
3 cópias dos seus dados
2 tipos diferentes de armazenamento
1 cópia fora do local ou em armazenamento em nuvem

Leva um pouco de configuração. Ainda assim, sai mais barato do que pânico, software de recuperação ou taxas de laboratório.

O tempo depende de 3 coisas. Tamanho da unidade, número de setores fracos e velocidade da conexão.

Estimativa aproximada com base no que já vi:

1. Dano leve, 500 GB a 1 TB, a unidade ainda lê a maioria dos arquivos, 2 a 8 horas.
  2. Dano médio, muitas leituras lentas e travamentos, 8 a 24 horas.
  3. Dano grave, a unidade continua travando ou desconectando, 1 a 3 dias.
  4. Recuperação em laboratório, 3 a 10 dias úteis em muitos casos, mais tempo se forem necessárias peças.

Se suas fotos e documentos de trabalho importam, o maior consumo de tempo não é a varredura. São as tentativas repetidas nos pontos ilegíveis. Um HDD saudável de 1 TB pode ser lido em 2 a 4 horas. Um com falha, fazendo novas tentativas de setor, pode se arrastar a menos de 5 a 20 MB/s, ou pausar por minutos em uma área. É aí que as pessoas perdem um dia inteiro.

Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar o uso normal. Só discordo um pouco em um ponto. Erros de CRC nem sempre são dano nos pratos. Já vi cabos SATA ruins e cases USB ruins simularem o mesmo sintoma. Se esta for uma unidade externa, tente um cabo e uma porta diferentes antes de presumir que o próprio disco já era.

Para fazer por conta própria, o Disk Drill é bom para criação de imagem e recuperação de arquivos, esp se você quiser primeiro os arquivos mais fáceis. Se a unidade começar a clicar, sumir da BIOS ou demorar uma eternidade para ser identificada, pare e envie para um profissional.

Além disso, isto explica setores defeituosos em um disco rígido e o que eles significam em linguagem simples.

O tempo de recuperação de setores defeituosos varia bastante, mas para um caso doméstico típico eu estimaria mais ou menos assim:

• alguns poucos pontos defeituosos, a unidade ainda monta: 2 a 6 horas
  • muitas lentidões, pastas travando: 8 a 24 horas
  • áreas defeituosas espalhadas, a unidade continua expirando o tempo limite: 1 a 3 dias
  • trabalho de laboratório profissional: geralmente vários dias úteis

Concordo com @mikeappsreviewer sobre não tratar mais a unidade como armazenamento normal, mas sou um pouco menos categórico na parte de desligar instantaneamente. Se os dados forem importantes e a unidade ainda for detectável, às vezes você tem uma boa janela para criar uma imagem antes que piore. O ponto principal é: nada de navegar, nada de abrir pastas aleatórias, nada de roleta de copiar e colar. Faça uma tentativa de recuperação controlada.

Também concordo com @techchizkid que CRC pode estar relacionado ao cabo ou ao gabinete também, nem sempre é morte do prato. Essa parte passa batida com muita frequência.

O que realmente decide o prazo não é só o tamanho. É a frequência com que a unidade fica presa tentando novamente ler setores ilegíveis. Uma unidade de 1TB pode ser copiada bem rápido quando está saudável, mas uma com falha pode se arrastar como um caracol artrítico rs. Um trecho problemático pode desperdiçar horas sozinho.

Minha opinião: não foque apenas em quanto tempo a recuperação vai levar, foque em por quanto tempo esta unidade vai continuar legível. Esse é o verdadeiro cronômetro.

Se você for fazer por conta própria, use algo que possa criar uma imagem primeiro e depois recuperar a partir dessa imagem. O Disk Drill é uma boa opção para esse caso de uso porque é bem acessível e não exige que você seja um completo nerd de armazenamento. Recuperar fotos e documentos da imagem clonada é muito mais seguro do que forçar o disco original repetidamente.

Além disso, se você estiver comparando ferramentas, escolha um software de recuperação de dados que corresponda ao tipo da sua unidade, ofereça suporte a criação de imagem do disco e permita visualizar os arquivos recuperáveis antes de salvá-los. Este guia para escolher o software de recuperação de dados certo é um bom ponto de partida.

Uma coisa que eu acrescentaria e que ainda não foi enfatizada o suficiente: verifique o SMART antes de se comprometer com uma longa execução de recuperação. Se você vir muitos setores pendentes ou realocados aumentando rápido, o tempo provavelmente não está do seu lado. Se a contagem estiver estável, você pode ter uma chance melhor. Se começar a clicar ou sumir da BIOS, pare de mexer nele. Geralmente é aí que o faça você mesmo vira bem, agora está pior.