Recomendações de recuperação de vídeo de cartão SD com base em experiência pessoal?

Perdi acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD após um problema durante a transferência, e agora alguns arquivos estão faltando ou não abrem. Estou procurando recomendações de recuperação de vídeos de cartão SD com base em experiências pessoais reais, especialmente ferramentas que funcionaram bem para arquivos de vídeo corrompidos ou excluídos. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir a opção mais segura antes de piorar a situação.

Perdi um clipe uma vez porque continuei gravando depois que percebi que ele tinha sumido. Péssima decisão. Se o seu vídeo desapareceu de um cartão de memória, a primeira coisa que eu faria é parar de mexer no cartão.

Arquivos de vídeo excluídos muitas vezes ainda ficam lá por um tempo. O que muda primeiro é a tabela de arquivos. A câmera ou o cartão marca o espaço como livre, então novas gravações começam a ocupá-lo. Se nada novo for gravado por cima dos dados antigos, a recuperação ainda tem uma chance.

1. Pare de usar o cartão agora mesmo

Faça isto primeiro:

1. Pare de gravar.

2. Não tire fotos também.

3. Não formate o cartão.

4. Retire-o da câmera.

Já vi pessoas perderem imagens recuperáveis porque continuaram usando o cartão por mais dez minutos, achando que mais um clipe não faria diferença. Faz.

2. Verifique se o seu computador ainda reconhece o cartão

Coloque o cartão em um leitor e conecte-o ao seu computador.

Se o Windows disser que o cartão precisa ser formatado, ou mostrá-lo como RAW, não entre em pânico ainda. Os aplicativos de recuperação muitas vezes ainda conseguem escanear cartões nesse estado. O principal é saber se o dispositivo aparece de alguma forma.

Se o cartão não aparecer em lugar nenhum, eu não continuaria reconectando-o repetidamente. Nesse ponto, uma assistência especializada em recuperação geralmente faz mais sentido.

3. Comece com um software de recuperação

Para arquivos de vídeo excluídos, eu começaria com o Disk Drill.

O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Muitas câmeras não salvam vídeos longos em um único bloco organizado. Elas espalham partes do arquivo pelo cartão. No final, você fica com fragmentos distribuídos por toda parte. Algumas ferramentas encontram os pedaços, mas falham na hora de reconstruir um arquivo que você consiga abrir.

Esse modo foi criado para lidar com essa bagunça. Ele tenta juntar novamente os fragmentos de vídeo em arquivos reproduzíveis. Pelo que vi, isso é mais importante principalmente para gravações de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360, dashcams e equipamentos semelhantes.

As etapas são bem diretas:

1. Conecte o cartão usando um leitor de cartões.

2. Abra o Disk Drill.

3. Selecione o cartão de memória.

4. Escolha Advanced Camera Recovery.

5. Execute a varredura.

6. Visualize o que ele encontrar.

7. Salve os vídeos recuperados em outra unidade.

Não restaure os arquivos no mesmo cartão. Fiz isso uma vez, anos atrás, com fotos. Foi uma burrice, e isso me custou parte da recuperação.

4. Se a primeira ferramenta não encontrar tudo, tente outra

Nenhum aplicativo de recuperação encontra tudo. Já aconteceu de uma ferramenta não localizar clipes e outra recuperá-los no mesmo cartão.

1. PhotoRec é gratuito. A desvantagem é a saída bagunçada. Você frequentemente perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas.

2. R-Studio faz uma varredura mais profunda e oferece mais controle, embora a interface pareça um pouco confusa no início.

3. DiskGenius ajuda quando o cartão parece estar logicamente danificado, especialmente com problemas de partição ou do sistema de arquivos.

Ferramentas diferentes fazem a varredura de formas diferentes. Se uma passada não encontrar o clipe de que você precisa, vale a pena tentar um segundo aplicativo.

5. Faça primeiro uma imagem do cartão se a filmagem for importante

Se isso for filmagem de casamento, trabalho para cliente, clipes de viagem que você não pode refazer ou qualquer coisa desse tipo, eu faria uma imagem do cartão antes de mexer com varreduras repetidas.

Uma imagem byte a byte é uma cópia exata do cartão. Depois, você executa tentativas de recuperação na cópia em vez de forçar a mídia original repetidamente. As pessoas que trabalham com recuperação de dados fazem isso por um motivo. Isso mantém o estado atual congelado.

6. Saiba quando o software é a escolha errada

A recuperação por conta própria tende a funcionar melhor para problemas lógicos como estes:

1. Você apagou o vídeo por engano.

2. O cartão foi formatado.

3. O sistema de arquivos foi corrompido.

4. O cartão aparece como RAW.

5. O cartão parece normal, mas os vídeos estão faltando.

Eu pararia e consideraria um serviço de recuperação se alguma destas situações estiver acontecendo:

1. O cartão está torto, rachado ou fisicamente danificado.

2. Ele esquenta rapidamente.

3. Seu computador não o detecta de jeito nenhum.

4. Ele continua desconectando durante as verificações.

5. As gravações são importantes o suficiente para que tentar no escuro seja uma má ideia.

Quando surgem problemas de hardware, as tentativas de recuperação em casa tendem a ficar mais arriscadas. Se os arquivos forem importantes, muitas vezes é mais inteligente parar cedo em vez de mexer no cartão até que nada reste.

Eu faria uma coisa primeiro que @mikeappsreviewer não enfatizou o suficiente. Clone o cartão SD antes de executar várias varreduras. Em cartões instáveis, leituras repetidas pioram as coisas. Eu uso USB Image Tool ou Win32 Disk Imager para isso. Faça um arquivo de imagem completo e depois teste os aplicativos de recuperação na imagem, não no cartão. Isso salva você se o cartão começar a desconectar no meio da varredura.

Para arquivos de vídeo ausentes ou corrompidos, o Disk Drill ainda é uma das melhores opções, especialmente se a transferência falhou e o sistema de arquivos ficou bagunçado. Não concordo em começar com o PhotoRec, a menos que você esteja desesperado. Ele puxa muito lixo e os nomes dos arquivos ficam uma bagunça. Bom por ser gratuito, irritante para trabalhos com vídeo.

O que funcionou para mim uma vez:

1. Criar a imagem do cartão.
  2. Executar o chkdsk apenas na cópia da imagem, nunca no original.
  3. Fazer a varredura com o Disk Drill.
  4. Se os vídeos forem recuperados mas não abrirem, repare-os com Untrunc ou Grau Video Repair.

Muitos MP4s “recuperados” falham porque o átomo moov está corrompido, não porque os dados do vídeo sumiram. Às vezes as ferramentas de reparo corrigem isso.

Se o seu cartão lê devagar, desconecta ou mostra 0 bytes, pule o faça você mesmo. Hora de laboratório.

Também vale assistir se você quiser uma explicação simples sobre recuperação de vídeos de cartão de memória:
como recuperar vídeos excluídos de um cartão SD

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @caminantenocturno, mas uma coisa que eu acrescentaria da minha própria bagunça: às vezes os vídeos ausentes não foram realmente excluídos, eles só foram copiados pela metade ou o índice foi corrompido durante a transferência. Nesse caso, um software de recuperação que permita visualizar os clipes antes de restaurar é muito mais útil do que apenas despejar milhares de arquivos encontrados em uma pasta.

O Disk Drill funcionou melhor para mim em um cartão SD de uma câmera Sony, principalmente porque encontrou os fragmentos reais de vídeo e me deixou analisá-los sem caos total. Tentei o Recuva primeiro porque as pessoas sempre dizem comece pelo gratuito, e sinceramente foi meio inútil para vídeo de câmera. Bom para documentos, não tão bom para gravações corrompidas de cartão SD.

Também discordo um pouco de usar o chkdsk perto disso cedo demais. Mesmo em um clone, eu só o uso se estiver lidando com uma estranheza óbvia no sistema de arquivos e já tiver uma imagem salva. Caso contrário, ele pode corrigir as coisas de um jeito que ajuda mais o Windows do que os seus vídeos.

Se os arquivos recuperados não abrirem, verifique a tentativa de reparo do VLC para AVI ou faça remux do MP4/MOV com ffmpeg antes de presumir que ele está perdido. Isso me salvou uma vez.

Além disso, se você quiser mais conselhos reais de usuários sobre recuperação de vídeo em cartão SD, vale a pena ler esse tópico.

Um ângulo que acho que @caminantenocturno, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer só tocaram de leve: verifique se os vídeos estão realmente completos, mas apenas sem a estrutura sidecar/índice da câmera. Isso acontece muito com árvores de pastas da Sony, Canon e Panasonic. As pessoas veem clipes ausentes quando o problema real é que o app ou o sistema operacional não reconhece mais o layout dos metadados.

O que eu tentaria antes de exagerar demais:

• Abra o cartão e procure pastas ocultas como PRIVATE, DCIM, AVCHD, MP_ROOT, CLIP
  • Copie toda a estrutura de pastas para um disco rígido
  • Teste a reprodução dentro da estrutura copiada usando VLC ou a ferramenta de importação do fabricante da câmera

Discordo um pouco da ideia de que toda transferência ruim significa ir direto para a extração de arquivos. Às vezes, a extração fornece pedaços de vídeo separados quando o clipe completo original ainda está lá, mas referenciado incorretamente.

Se você realmente precisar de software de recuperação, o Disk Drill é uma escolha sólida, principalmente porque o tratamento de vídeo dele é menos caótico do que o de muitas ferramentas mais baratas.

Prós do Disk Drill:

• Bom suporte de visualização
  • Mais fácil de organizar o vídeo recuperado
  • Melhor com sistemas de arquivos de cartão danificados do que ferramentas básicas de recuperação
  • A Recuperação Avançada de Câmera pode ajudar com filmagens fragmentadas

Contras do Disk Drill:

• É pago se você quiser recuperação completa
  • As varreduras profundas podem demorar
  • A visualização não é garantia de que o arquivo final esteja perfeito

Minha classificação aproximada com base no nível real de frustração:

• Disk Drill para a tentativa séria mais fácil
  • R-Studio se você quiser mais controle
  • PhotoRec só se você aceitar uma saída feia e nomes de arquivos perdidos

Se os arquivos forem recuperados, mas não abrirem, eu tentaria primeiro remultiplexar com ffmpeg antes de usar ferramentas de reparo completas. Teste rápido, às vezes é suficiente.