Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Nikon antes de fazer backup delas, e agora estou tentando encontrar o melhor software de recuperação de fotos apagadas da Nikon. As imagens são de uma sessão recente e eu realmente preciso de uma maneira segura e confiável de recuperá-las do cartão de memória sem causar mais perda de dados. Que ferramenta de recuperação funcionou para você?
Sim, com limites.
A primeira coisa que eu faria seria parar de usar o cartão SD agora mesmo. Se novos dados forem gravados por cima dos dados antigos das fotos, seja com ferramenta gratuita ou paga, já era. Aprendi isso da pior forma anos atrás, depois de tirar mais algumas fotos em um cartão do qual eu queria recuperar arquivos. Péssima ideia. Então, nada de mais fotos, nada de copiar coisas para ele, nada de reformatar.
Se você quer o caminho mais fácil para começar, eu usaria primeiro o Disk Drill. Ele não é totalmente gratuito, mas no Windows você tem até 100 MB de recuperação sem custo. Para testar, isso ajuda bastante. Você verá rapidamente se seus arquivos da Nikon ainda estão lá, e às vezes esses 100 MB já bastam para recuperar alguns JPEGs ou alguns arquivos RAW.
O que eu faria:
- Tire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no seu PC, não no cartão SD.
- Abra o programa, selecione o cartão SD e clique em Procurar dados perdidos.
- Execute a Verificação Universal. Para arquivos excluídos ou uma formatação rápida, normalmente é nessa que eu confiaria primeiro.
- Quando a verificação terminar, abra Revisar itens encontrados e verifique Imagens.
- Se você fotografa em RAW, pesquise também por .NEF. Os arquivos da Nikon costumam aparecer melhor pela busca por extensão do que pela visualização em pastas.
- Visualize o que você encontrar. Se a prévia abrir normalmente, eu consideraria isso um bom sinal.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou outra unidade. Não grave de volta no mesmo cartão SD. Parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.
Se você precisar de mais de 100 MB e não quiser pagar, o PhotoRec é a opção gratuita mais comum. Funciona. Eu já usei. É um pouco feio, um pouco teimoso, mas consegue extrair arquivos em casos em que aplicativos mais bonitos simplesmente desistem. A desvantagem é que a interface parece antiga, não há pré-visualizações, e os nomes dos arquivos geralmente voltam bagunçados em nomes genéricos. Se você não se importar em organizar uma pilha depois, ainda vale a tentativa.
Algumas coisas em que as pessoas costumam se atrapalhar:
- O suporte a NEF importa. Alguns aplicativos gratuitos de recuperação lidam bem com JPEGs e depois desmoronam com RAW.
- Se um arquivo NEF recuperado não abrir no aplicativo padrão Fotos do Windows, eu ainda não o consideraria perdido. Tente primeiro um software com suporte a RAW da Nikon.
- Se você também perdeu vídeos, execute a Recuperação Avançada de Câmera no Disk Drill depois da verificação normal. Arquivos de vídeo de câmera ficam fragmentados com frequência, e as verificações padrão deixam passar esses casos mais do que as pessoas imaginam.
Antes de verificar qualquer coisa, veja se as fotos já não existem em outro lugar. Já vi gente passar uma hora tentando recuperar arquivos e depois descobrir que as fotos estavam o tempo todo em um armazenamento sincronizado. Procure no SnapBridge, Nikon Image Space, Google Photos, Dropbox e em qualquer pasta do seu computador onde as importações costumam parar.
Mais uma coisa. Se o cartão estiver fisicamente danificado, sumir do sistema ou desconectar durante a verificação, eu pararia por aí. Recuperação caseira em mídia instável dá errado muito rápido. Nesse ponto, uma empresa especializada em recuperação é o caminho mais seguro.
Então sim, a recuperação gratuita é possível em alguns casos. Eu começaria com o Disk Drill porque é fácil e oferece um teste inicial de baixo risco. Se você precisar de uma opção sem custo, o PhotoRec ainda merece seu lugar, mesmo que pareça meio 2006.
Se o cartão ainda monta, eu também começaria com o Disk Drill, mas não concordo totalmente com @mikeappsreviewer em um ponto. Eu faria primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD da Nikon e depois analisaria a imagem, não o cartão em uso. Menos estresse para a mídia. Melhor ainda se o cartão começar a falhar no meio da varredura.
Minha ordem é simples.
- Clone primeiro o cartão SD com qualquer ferramenta de criação de imagem de disco.
- Analise o clone com o Disk Drill.
- Se o Disk Drill encontrar a estrutura de pastas e visualizar seus arquivos NEF, recupere a partir daí.
- Se ele não encontrar tudo, use o PhotoRec como segunda etapa para recuperação por assinatura de arquivo.
O Disk Drill é a melhor escolha para a maioria das pessoas porque mostra pré-visualizações, mantém a recuperação organizada e lida bem com cartões de câmera. O PhotoRec é gratuito, mas a saída é bagunçada e os nomes dos arquivos voltam destruídos. Ótimo para salvamento, ruim para a sanidade.
Além disso, se a sua Nikon gravou em dois cartões, verifique o slot 2 antes de fazer qualquer outra coisa. Já vi pessoas entrarem em pânico e depois encontrarem os RAWs no cartão de backup.
Para quem está procurando como recuperar arquivos excluídos de um cartão SD da Nikon, este clipe curto é bom: assista a este passo a passo de recuperação de fotos de cartão SD Nikon
Mais uma dica: recupere para um SSD ou HDD no seu computador, não de volta para o cartão. Parece óbvio, mas sim, as pessoas ainda fazem isso.
Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @nachtdromer realmente enfatizaram o suficiente: verifique a saúde do cartão antes de investir pesado na recuperação. Se o cartão SD estiver apresentando erros de leitura, funcionando lentamente ou desconectando aleatoriamente, o software de recuperação é apenas metade da história. Nesse caso, eu usaria uma ferramenta que consiga contornar setores defeituosos ou pelo menos monitorar o SMART, se o leitor expuser isso. Muitos casos de recuperação fracassada na verdade são mídia falhando, não software ruim.
Quanto ao software, sim, o Disk Drill é uma primeira tentativa sólida para recuperação de fotos apagadas de Nikon, principalmente porque lida com cenários comuns de cartões de câmera sem fazer você brigar com a interface. Porém, eu discordo um pouco do pessoal do sempre use o PhotoRec em segundo lugar. Se seus arquivos são importantes e você fotografou em RAW + JPEG, às vezes vale a pena testar o R-Studio antes do PhotoRec porque ele pode preservar melhor a estrutura em alguns cartões. O PhotoRec é ótimo, mas também é uma bagunça e pode despejar milhares de arquivos sem nome por todo lado. Bom para salvamento, irritante demais na vida real.
Algumas coisas específicas da Nikon que muita gente deixa passar:
- Alguns corpos Nikon criam arquivos sidecar ou de suporte junto com NEF/JPEG. Recupere esses também, se estiverem presentes.
- Se você tinha configurações de classificação ou proteção na câmera, não assuma que elas sobreviveram à exclusão de alguma forma útil.
- Se o cartão foi reformatado na câmera após a exclusão, as chances de recuperação ainda podem ser razoáveis, mas depende de ter sido uma formatação rápida e se novas fotos foram tiradas depois. Essa parte importa muito.
Além disso, se você conectou a câmera diretamente por USB e o cartão não aparece corretamente, troque para um leitor de cartão dedicado. Surpreendentemente, isso resolve com frequência. Já vi cartões não recuperáveis pela conexão da câmera e depois escanearem normalmente em um leitor de 10 dólares. Bobo, mas verdade.
Mais uma coisa: usuários Nikon às vezes se esquecem de verificar se um aplicativo de transferência já copiou pré-visualizações ou arquivos completos para algum lugar. Pesquise no seu PC por .NEF, .JPG e até pela data do ensaio antes de gastar horas recuperando algo que você já importou.
Se você quiser mais opiniões de fotógrafos de verdade, este tópico tem dicas de recuperação de fotos Nikon de fotógrafos profissionais.
Resumo curto: primeiro o Disk Drill, especialmente para visualizar arquivos RAW recuperáveis da Nikon. Se o cartão estiver instável, pare de mexer nele e trate primeiro o problema da mídia. Essa parte é ignorada com frequência demais.
Sou um pouco menos otimista em relação à ideia de “PhotoRec em segundo, não importa o quê” de @nachtdromer e @techchizkid. Se as suas fotos da Nikon importam e o cartão está estável, eu na verdade avaliaria a varredura primeiro por uma coisa: o aplicativo consegue recuperar pré-visualizações intactas dos seus arquivos NEF com os carimbos de data e hora originais ou pistas de pasta. Isso importa mais do que a contagem bruta de arquivos.
Para isso, Disk Drill ainda é o ponto de partida mais prático.
Prós do Disk Drill
- É fácil perceber rapidamente se os RAWs da Nikon são realmente recuperáveis
- As pré-visualizações ajudam a evitar perder tempo com arquivos corrompidos
- Melhor organização do que ferramentas de carving
- Bom para fotos apagadas e muitos casos de formatação rápida
Contras do Disk Drill
- A recuperação completa é paga além do limite gratuito
- Nem sempre é a melhor opção em cartões muito danificados
- Pode encontrar duplicatas ou lixo extra em varreduras profundas
Onde concordo com @mikeappsreviewer: pare de usar o cartão imediatamente.
Onde discordo um pouco: não fique obcecado com a escolha do primeiro aplicativo se o próprio cartão for questionável. Um cartão SD instável pode transformar um caso recuperável em um caso perdido.
Meu conselho extra específico para Nikon: verifique se a câmera estava com RAW simultâneo em um cartão e JPEG no outro, ou se você trocou as funções de gravação no meio da sessão. As configurações de menu da Nikon podem criar pânico de “foto perdida” quando os arquivos na verdade estão divididos por formato/cartão.
Além disso, se você recuperar arquivos NEF e eles não abrirem, experimente o software da Nikon antes de presumir corrupção. Alguns aplicativos falham com RAWs parcialmente recuperados que as ferramentas da Nikon ainda conseguem interpretar.
Então sim, Disk Drill primeiro. Mas valide o comportamento do cartão e as configurações dos slots da Nikon antes de sair caçando fantasmas de recuperação.