Recuperar arquivos excluídos do disco rígido, o que devo fazer primeiro?

Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido e percebi que preciso recuperá-los para o trabalho. Não tenho certeza do que fazer primeiro para evitar piorar a situação ou sobrescrever os dados. Quais são os melhores primeiros passos para a recuperação de arquivos do disco rígido, e existe algum método seguro de recuperação que eu deva tentar?

Respire primeiro. Eu conheço aquela sensação de frio no estômago quando os arquivos somem, especialmente coisas de que você precisava, mas excluir em um disco rígido nem sempre significa apagado para sempre. Se você agir rápido e parar de piorar a situação, suas chances são boas.

A primeira coisa que fiz da última vez que isso aconteceu foi parar de usar a unidade imediatamente. Não salve nada nela. Não instale nada nela. Se os arquivos ausentes estavam na sua unidade principal do sistema, eu até pararia de navegar normalmente por ali. O motivo é simples. Quando você exclui um arquivo, o Windows ou o macOS geralmente marca o espaço como livre. Os dados antigos muitas vezes ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Cada gravação torna a recuperação mais difícil. Então, sim, pare de usar a unidade. Pare totalmente.

Descubra qual unidade perdeu os arquivos

1. Unidade externa ou unidade interna secundária: este é o caso mais fácil. Desconecte-a, conecte-a a outro computador e faça a varredura nela lá. Você evita adicionar novas gravações no mesmo disco.
  2. Unidade principal do sistema operacional: isso fica complicado mais rápido. Inicialize a partir de uma unidade USB ou conecte o disco a outra máquina, se puder. O objetivo é o mesmo: manter novas atividades fora da unidade que contém os dados excluídos.

Execute um software de recuperação, e faça isso logo

Foi aqui que vi os melhores resultados, principalmente quando a exclusão foi percebida cedo. Testei algumas ferramentas ao longo do tempo. A que continuei usando foi o Disk Drill. Ele faz a varredura de arquivos além daquelas coisas que você excluiu cinco minutos atrás, e a visualização de prévia me ajudou a evitar restaurar lixo com o nome de arquivo correto, mas com conteúdo corrompido. A versão gratuita permite fazer a varredura e visualizar, depois você paga se quiser recuperar.

Uma coisa que as pessoas erram o tempo todo: instale o aplicativo de recuperação em uma unidade diferente. Não naquela da qual você está tentando salvar os arquivos. Se você gravar a ferramenta no mesmo disco, corre o risco de sobrescrever os dados que queria recuperar. Fiz isso errado uma vez, anos atrás. Péssima ideia.

Algumas coisas que vale a pena saber antes de começar

1. Discos rígidos costumam oferecer mais chances do que SSDs. HDDs tradicionais tendem a ser mais tolerantes. Ainda assim, alguns discos rígidos mais novos oferecem suporte a TRIM, então eu não ficaria horas esperando, achando que os arquivos vão continuar lá para você.
  2. Se a unidade estiver fazendo cliques ou rangidos, pare. Nesse ponto, software não vai resolver. Esse ruído indica problema de hardware, e o próximo passo é procurar um laboratório de recuperação.
  3. Faça uma varredura completa, não dez aleatórias. Executar varreduras repetidamente geralmente só faz perder tempo. Tive mais sucesso fazendo uma análise minuciosa, verificando as prévias e depois recuperando tudo o que ainda parecia intacto.

Se você percebeu isso cedo, há uma boa chance de conseguir os arquivos de volta. Mantenha a calma, seja criterioso com onde grava dados e não mexa na unidade mais do que o necessário.

Primeiro, verifique as coisas fáceis antes de iniciar a recuperação. Eu sei que o @mikeappsreviewer falou sobre a parte de parar de usar a unidade, e eu concordo com a maior parte disso. Só discordo um pouco de partir direto para uma varredura grande antes de confirmar que o arquivo não foi movido, sincronizado para outro lugar ou ficou em uma pasta temporária oculta.

Faça isso primeiro, nesta ordem.

1. Verifique a Lixeira.
  2. Pesquise pelo nome do arquivo e pelo tipo de arquivo.
  3. Verifique a lixeira da sua sincronização em nuvem: OneDrive, Google Drive, Dropbox, iCloud.
  4. Verifique os arquivos recentes no app que você usou, Word, Excel, Photoshop, qualquer um.
  5. Verifique Histórico de Arquivos, Versões Anteriores, Time Machine ou software de backup.

Essas etapas levam de 5 a 10 minutos. Às vezes o arquivo não sumiu, ele foi movido ou substituído. Para arquivos de trabalho, os apps do Office também salvam cópias temporárias e de recuperação automática. Verifique isso antes de fazer algo mais pesado.

Depois disso, faça primeiro uma cópia da unidade se os arquivos forem muito importantes. Essa parte é ignorada com muita frequência. Uma imagem de disco oferece uma fonte estável para trabalhar. Se o software de recuperação der problema, ou se a unidade começar a falhar, você ainda terá a imagem. Os profissionais fazem isso por um motivo. Se a unidade estiver saudável, crie a imagem em outro disco com espaço livre suficiente.

Depois, faça a varredura na imagem, não na unidade original, se a sua ferramenta oferecer suporte a isso. O Disk Drill serve bem para isso e é fácil para a maioria das pessoas. Recupere os arquivos para uma unidade diferente. Não para a mesma. Sim, parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que o arquivo recuperado abre como texto ilegível. Já passei por isso, erro bobo.

Se for um SSD, aja rápido. A exclusão em SSDs tende a dar errado mais rápido por causa do TRIM. Em HDDs antigos, as chances costumam ser melhores se nenhum dado novo atingiu os mesmos setores.

Se os arquivos valerem mais do que algumas centenas de dólares, pule o faça-você-mesmo depois das verificações de backup e envie para um laboratório. Principalmente se houver um prazo de trabalho e você não puder se dar ao luxo de uma tentativa de recuperação malsucedida.

Além disso, este é um bom vídeo rápido sobre o básico da recuperação de arquivos excluídos, dicas para recuperar arquivos apagados do disco rígido.

Um pequeno acréscimo ao que @mikeappsreviewer e @stellacadente disseram: antes de tentar qualquer recuperação, verifique a saúde da unidade. Eu não ficaria forçando um disco morrendo com varreduras só porque os arquivos foram excluídos. Se o SMART mostrar avisos, ou a unidade estiver lenta, desaparecendo ou fazendo barulhos estranhos, pare de mexer nela. Fazer uma imagem primeiro é mais inteligente do que escanear primeiro, na minha opinião.

Além disso, se isso foi excluído de um compartilhamento de rede, pasta sincronizada ou PC de trabalho gerenciado pela empresa, verifique as políticas de retenção e as opções de restauração do lado do administrador. Muita gente esquece que o TI pode conseguir restaurar isso muito mais rápido do que ferramentas faça você mesmo.

Uma coisa da qual eu meio que discordo é fazer um monte de busca manual se o tempo importa e você já sabe que foi excluído. Uma verificação rápida da Lixeira e dos backups, tudo bem. Mas depois disso, cada minuto extra na máquina original ainda é mais atividade.

Minha ordem seria:

1. Pare de usar essa unidade.
  2. Se for a unidade do sistema, desligue e trabalhe a partir de outra máquina ou mídia de boot.
  3. Verifique o SMART/saúde.
  4. Faça uma imagem se os arquivos forem importantes.
  5. Execute a recuperação a partir da imagem ou de outro computador.
  6. Recupere para uma unidade diferente.

O Disk Drill é uma opção sólida porque é simples e mostra prévias dos arquivos recuperáveis, o que economiza tempo. Só não o instale na mesma unidade da qual você está tentando recuperar.

Além disso, isto pode ajudar se você quiser mais discussão sobre recuperação de unidade externa: dicas práticas de recuperação de arquivos de disco rígido externo de usuários reais.

Se for um SSD, aja rápido. Se estiver fazendo cliques, pare. Se for algo crítico para o negócio, pule as tentativas heroicas e envie para um laboratório. Normalmente essa é a opção cara menos cara.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @stellacadente, @andarilhonoturno e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique o tipo de exclusão. Shift+Delete, Lixeira esvaziada, sobrescrita pelo aplicativo e formatação não são a mesma situação. Se o arquivo foi sobrescrito por um salvamento mais recente, as chances de recuperação caem bastante em comparação com uma exclusão normal.

Além disso, discordo um pouco de fazer imediatamente uma varredura profunda completa se este for um disco saudável e você souber o tipo exato de arquivo. Uma varredura direcionada ou restringir por extensão pode economizar tempo e reduzir a pilha de falsos positivos que você terá de analisar.

Minha checklist prática:

1. Anote o nome original do arquivo, a pasta, o aplicativo usado e o horário aproximado em que foi salvo.
  2. Verifique se o aplicativo mantém autosaves locais, arquivos de bloqueio ou caches de projeto.
  3. Veja o tipo de sistema de arquivos, se você souber. NTFS, exFAT, APFS etc. Algumas ferramentas funcionam melhor em determinados sistemas de arquivos.
  4. Se estes forem dados da empresa, pare e consulte o TI antes de tentar a autorrecuperação. Você pode criar problemas de conformidade ao restaurar arquivos sensíveis em um disco pessoal.
  5. Se a criptografia estava ativada e você não tem a chave, a recuperação pode funcionar tecnicamente, mas ainda assim deixar você com dados inutilizáveis.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós:

• Interface fácil
  • Bom recurso de visualização
  • Adequado para triagem rápida
  • Pode recuperar para outra unidade sem muita configuração

Contras:

• Varreduras profundas podem retornar muita bagunça
  • Os melhores recursos ficam atrás da versão paga
  • Não é minha primeira escolha para discos muito danificados
  • Ser possível visualizar não significa sempre que está totalmente intacto

Então sim, o Disk Drill é uma opção de software inicial razoável após as verificações não invasivas, especialmente para exclusão acidental comum. Só não avalie o sucesso apenas pelos nomes dos arquivos. Abra os documentos recuperados, compare os tamanhos dos arquivos e valide o conteúdo antes de ficar tranquilo. Essa parte costuma ser muito ignorada.